Entenda como funciona o cartão combustível e quais as melhores opções do mercado!

Confira as principais informações sobre o cartão combustível, como esse serviço funciona na prática e quais as melhores alternativas!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

O cartão combustível é uma forma de pagamento alternativa que pode ser interessante para as empresas que necessitam monitorar os gastos de abastecimento e revisão da sua frota e dos colaboradores.

É comum que as companhias utilizem notas fiscais e recibos para contabilizar as despesas com insumos para os veículos que integram suas atividades.

Continua após a publicidade

No entanto, essa forma de gerenciamento pode trazer complicações fiscais, além de proporcionar mais condições para fraudes e desvio de recursos.

Dessa forma, a empresa deve considerar outras opções de monitoramento para a reposição do tanque e outros serviços relacionados aos automóveis da corporação, sejam grandes, como caminhões de transporte, ou pequenos, como carros corporativos.

Continua após a publicidade

Nesse cenário, o cartão combustível se apresenta como uma possibilidade atrativa, mas que deve ser analisada pelo gestor, a fim de determinar se é, de fato, a solução ideal para a sua frota.

Pensando nisso, reunimos algumas das principais características desse benefício, como ele funciona e quais os nomes mais populares do mercado para você contratar. Acompanhe!

Como funciona um cartão combustível?

O cartão combustível funciona como um recurso de pagamento convencional, mas direcionado, como seu nome indica, apenas para uso em postos de combustível, a fim de abastecer os veículos da empresa que estão em operação no momento.

Inúmeras companhias trabalham com funções que demandam transportes, seja de mercadorias, clientes ou colaboradores. Por esse motivo, os cuidados e manutenção dos veículos também faz parte das suas responsabilidades, incluindo o tanque e outras peças.

Continua após a publicidade

Nesse caso, muitas corporações optam pelo reembolso do colaborador, que realiza o abastecimento do seu próprio bolso, por meio de notas fiscais ou documentos emitidos pelos estabelecimentos.

Contudo, essa pode não ser uma forma eficiente de monitorar os gastos, além de possíveis fraudes que deixam de ser contabilizadas.

Assim, surge o cartão combustível, que, ao ser contratado unicamente para esse objetivo, permite que a empresa tenha um controle mais rigoroso sobre os recursos consumidos.

Dessa forma, o serviço se apresenta como mais interessante para empresas que trabalham com atividades de transporte de cargas, passageiros ou funcionários. No entanto, também existe a possibilidade de aderir a essa opção como pessoa física.

Continua após a publicidade

Uma vez contratado, o cartão combustível pode funcionar de duas formas distintas. Entenda!

Cartão de crédito combustível 

A princípio, a empresa pode adquirir um recurso convencional de crédito, com certo limite para abastecer os veículos em estabelecimentos credenciados.

Com isso, o cartão registra um funcionamento padrão, onde será necessário que a empresa quite a fatura posteriormente, assim como um cartão de crédito para PJ.

Se contratar um recurso tradicional, com uma instituição bancária, por exemplo, a companhia ainda terá meios mais eficientes de monitorar os gastos.

No entanto, não será um cartão combustível propriamente dito, somente um cartão de crédito voltado para esse uso.

Continua após a publicidade

Para aderir ao cartão de crédito combustível, é possível entrar em contato com companhias que trabalham no segmento, para fornecer um serviço único, aceito somente em postos e outros estabelecimentos para abastecimento de veículos.

Ademais, as principais características deste recurso são conhecidas, trazendo faturas mensais para pagamento e redução do limite disponível a cada compra.

Cartão combustível pré-pago

Enquanto isso, também existe a possibilidade de um cartão combustível pré-pago.

Nesse caso, ele funciona de forma semelhante a outros vouchers, como o cartão-alimentação, onde existe o depósito do benefício para desconto simultâneo no momento da compra.

Assim, todo mês a empresa pode creditar um valor fixo para o motorista gerir conforme sua necessidade.

Continua após a publicidade

Com isso, não será preciso pagar uma fatura no fim do mês, uma vez que o depósito inicial já traz todo o valor mensal para o motorista utilizar.

Além disso, ambas as modalidades possuem limites, mas o cartão combustível convencional disponibiliza sua margem como crédito, enquanto o pré-pago estabelece o limite por meio do saldo inserido.

Quais os custos dessa solução?

Embora o cartão combustível se apresente como uma solução atrativa, especialmente para as empresas que trabalham com frotas de transporte e necessitam desse serviço de abastecimento, é fundamental conhecer outras características do recurso.

E um dos principais pontos de consideração são os custos que acompanham o cartão. Por isso, vale a pena conhecer mais detalhes sobre as despesas que podem influenciar no seu uso.

Continua após a publicidade

Fatura ou recarga

O principal gasto que acompanha o cartão combustível é a fatura do crédito utilizado ou a recarga do serviço, caso seja utilizado como pré-pago.

Nesse caso, trata-se diretamente do valor de abastecimento da frota durante o período determinado, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. 

A companhia deverá arcar com as despesas do combustível, e, com o cartão, ela se apresenta como a fatura do crédito ou a necessidade de inserir novos saldos para utilizar na modalidade pré-pago.

Embora seja o gasto principal, é um recurso que a empresa já estava direcionando anteriormente para suprir a demanda da frota.

Continua após a publicidade

Com isso, o valor é apenas aplicado em outros tipos de gastos, seja no pagamento da fatura ou na recarga para os motoristas e colaboradores.

Além disso, alguns tipos de cartão combustível também permitem o uso do seu saldo para serviços como:

  • revisão de peças;
  • revisão de óleo;
  • lavagem;
  • calibragem dos pneus;
  • suporte emergencial.

Assim, os gastos também se relacionam com essa modalidade de atendimento, seja por meio de cobrança direta no limite ou fatura a parte.

Taxa de administração

Enquanto isso, outro custo que acompanha o cartão combustível é a taxa de administração paga para a companhia que opera o serviço.

Continua após a publicidade

Assim como vouchers, é necessário contratar uma empresa administradora qualificada para oferecer esse tipo de serviço da forma correta.

No entanto, a contratação também acompanha uma taxa que é devida à companhia, usualmente paga de forma proporcional à quantidade de cartões requisitados e o valor movimentado mensalmente.

Por esse motivo, é fundamental que a empresa verifique as principais opções e confira quais as possíveis taxas de administração e operação, uma vez que o total pode mudar de acordo com a disponibilidade do serviço.

Além disso, a adesão ao cartão combustível também pode gerar despesas de emissão, como ocorre com recursos de crédito convencionais.

Continua após a publicidade

Nesse caso, o gasto, embora seja pontual, deve ser considerado junto aos demais valores antes de finalizar qualquer tipo de contratação.

Quais as melhores opções de cartão combustível?

Depois de conhecer mais sobre o cartão combustível, muitos gestores podem se interessar por essa opção para abastecer sua frota e monitorar o uso desse recurso dentro da companhia.

Nesse caso, é interessante conhecer as melhores opções do mercado, a partir de nomes com credibilidade e certificados para distribuir esse tipo de serviço.

Veja alguns dos principais e as informações que você precisa saber sobre cada um!

Ticket

Característicascartao-ticket-log
Ticket Log
Tarifas6% a 15% de taxa de administração ao mês
VantagensAbastecimento com celular, aceita oficinas parceiras, oferece comparação de combustível
Avaliação no Reclame AquiÓtima

A Ticket é uma das principais empresas que trabalham com vouchers, especialmente no setor de alimentação, também possuindo uma seção de cartão combustível.

Continua após a publicidade

Seu serviço se destaca por possuir diversas modalidades, como:

  • Ticket Car;
  • Ticket Fleet;
  • Ticket Cargo.

Dessa forma, os gestores podem escolher o serviço que melhor atende a sua demanda, de forma prática e acessível.

Além disso, também traz tecnologias como monitoramento por aplicativo, sem precisar de cartão físico, além de comparador de combustível, indicando os melhores preços na região.

Alelo

Característicasalelo-mobilidade-e1652200090158
Alelo Mobilidade
Tarifas8,9% ao mês + R$0,55 por cartão
VantagensAplicativo de controle, pagamento centralizado
Avaliação no Reclame AquiÓtima

Enquanto isso, a Alelo também é uma empresa conhecida no mercado de vouchers. Contudo, seu cartão combustível, conhecido como Alelo Mobilidade, não funciona somente voltado para abastecimento de veículos.

Isso porque o recurso é um vale, que pode ser usado para pagamento de táxis e corridas feitas por aplicativos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Dessa forma, caso o motorista deseje optar pelo uso do cartão nos abastecimentos, existe essa possibilidade.

Apesar do foco não ser na gestão de frotas, o serviço é completo, e também acompanha aplicativo de gerenciamento e pagamento de fatura centralizado, mesmo com mais de um cartão em atividade na equipe.

Assim, a empresa pode oferecer não apenas um cartão combustível, mas também um voucher de mobilidade para os funcionários, de forma mais ampla.

Sodexo

Característicassodexo-combustivel-pass-e1652200169289
Sodexo Combustível Pass
Tarifas6% a 13% por mês + R$5,50 por cartão
VantagensSeguro, assistência 24 horas, aplicativo de gerenciamento
Avaliação no Reclame AquiÓtima

O cartão combustível da Sodexo também apresenta um serviço diferenciado, com atuação mais completa para os motoristas.

Continua após a publicidade

Isso porque ele traz parcerias com conveniências, permitindo a compra de insumos em postos de combustível, além do abastecimento. 

Ainda, também se destaca pelo suporte 24 horas para emergências e seguro de frotas, adicionais atrativos para as empresas que possuem atividades com veículos de transporte.

Além disso, pode ser utilizado como vale combustível para os funcionários se locomoverem, ou mesmo realizarem viagens de trabalho, ou como um cartão de abastecimento, que facilita o monitoramento por parte da companhia.

Contudo, vale reforçar que o Sodexo Combustível Pass não faz parte da sua solução de frotas, uma plataforma distinta para o monitoramento dos automóveis, além de serviços adicionais.

Continua após a publicidade

No entanto, é possível contratar ambos dentro da corporação.

Sem Parar

Característicascartao-sem-parar
Sem Parar
TarifasValor personalizado de oferta por cartão
VantagensCartão personalizado para cada motorista, cashback, controle centralizado
Avaliação no Reclame AquiBoa

A Sem Parar não é uma companhia de vouchers, mas, entre seus serviços, também existe a possibilidade de contratar um cartão combustível para a empresa.

Como parte do seu programa de passagem em pedágios, a administradora disponibiliza recursos de pagamento em ambas as modalidades, crédito e pré-pago.

Sua iniciativa se destaca pela segurança, onde é possível programar a identificação de cada motorista com seu cartão, além de senha pessoal, reduzindo as chances de fraudes ou roubos do cartão para uso não-autorizado.

Além disso, a empresa pode ter um controle centralizado da base de operações, verificando o saldo, a quilometragem e outros serviços atrelados ao veículo, de forma mais simples.

Continua após a publicidade

Ainda, a Sem Parar oferece possibilidade de cashback nos abastecimentos, podendo gerar até R$400 de retorno.

Senff

Característicasimagem do cartão alimentação senff para ilustrar o texto sobre onde aceita o cartão senff
Senff
TarifasR$100 por cartão + taxas de operação personalizadas
VantagensPagamentos em uma única fatura, exclusivo para postos de combustível
Avaliação no Reclame AquiÓtima

Por fim, um dos nomes mais conhecidos do mercado é a Senff, operadora de cartões de crédito.

Apesar de não focar seus serviços somente em vouchers, seu cartão combustível possui operação exclusiva para postos, o que reduz as chances de desvios de recursos ou fraudes.

Além disso, todos os pagamentos são concentrados em uma única fatura, o que facilita a administração financeira da empresa que oferece o benefício.

Continua após a publicidade

Embora seja um serviço mais simples do que outros nomes do mercado, a Senff atende satisfatoriamente empresas de pequeno e grande porte, e seu serviço de abastecimento acompanha mais praticidade e autonomia para o negócio.

Quais as vantagens e desvantagens?

Em um primeiro momento, o cartão combustível apresenta uma série de vantagens interessantes para as empresas.

Ele permite que a empresa controle os gastos com abastecimento, ao passo que reduz as chances de fraudes e desvios de recursos voltados para esse serviço.

Além disso, o acompanhamento por notas fiscais e recibos pode dificultar o trabalho contábil do setor, uma vez que a verificação depende de meios convencionais e pouco práticos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, com aplicativos de gerenciamento e centralização do pagamento, se torna mais simples realizar essa contabilização durante os períodos de uso.

Enquanto isso, uma das desvantagens que mais se destacam nessa alternativa são os custos que acompanham o cartão combustível.

Além da contratação com uma empresa especializada no serviço, ainda existem possíveis taxas de administração e emissão do cartão, por exemplo.

Ainda, será necessário administrar de forma eficiente as faturas ou reposição de saldo, ou o abastecimento pode ficar comprometido.

Continua após a publicidade

Nesse caso, é recomendável que a empresa tenha uma reserva antes de realizar a migração para essa opção, para não comprometer seu fluxo de operações.

Como escolher um cartão vale-combustível?

Por fim, com tantas alternativas de cartão combustível no mercado, muitos gestores podem ficar confusos quanto à melhor escolha.

A princípio, é fundamental realizar uma cotação e avaliação detalhadas sobre as principais possibilidades de contratação.

Nem todos os serviços possuem atendimento ideal para todos os portes de empreendimento, o que também auxilia na escolha. Por exemplo, uma empresa de pequeno porte deve priorizar administradoras de cartões que possam atender suas necessidades.

Continua após a publicidade

Caso contrário, o serviço poderá ter gastos mais expressivos, superando seus benefícios.

Além disso, é importante que a empresa faça uma cotação personalizada com cada companhia, para verificar as taxas e possíveis cobranças no seu caso.

O número de cartões disponibilizados e a quantidade de movimentações são pontos que podem influenciar no valor total, de modo que também é relevante conferir a possibilidade de uma cotação mais detalhada.

Finalmente, algumas companhias também oferecem serviços adicionais que podem ser interessantes, como seguros, suporte emergencial ou parcerias com outras conveniências.

Dessa forma, para escolher um cartão combustível eficiente para a sua empresa, é importante considerar qual a sua demanda atual e como atendê-la por meio desse recurso.

Continua após a publicidade

Vale a pena adquirir?

Em um primeiro momento, determinar se vale a pena adquirir um cartão combustível depende das impressões de cada empresa.

Se você possui atividades de transporte e realiza a manutenção dos abastecimentos de forma convencional, pode ser interessante migrar para essa alternativa.

Isso porque ela traz recursos tecnológicos que auxiliam no gerenciamento do recurso, além de permitir que o seu negócio economize no pagamento de combustível e outras manutenções na frota.

Ainda, muitos cartões acompanham benefícios adicionais atrativos, que otimizam a segurança nessa atividade e os pagamentos posteriores, trazendo vantagens para outros setores da sua empresa.

Continua após a publicidade

Uma vez que existem opções no catálogo para empresas de todos os portes, mesmo pequenos negócios podem se beneficiar desse recurso.

Por outro lado, é importante avaliar, de forma individual, se vale a pena contratar um cartão combustível, principalmente pela burocracia e novos gastos que podem acompanhar o serviço.

Dessa forma, esse recurso de pagamento exclusivo para abastecimentos pode ser uma opção interessante para o seu negócio, desde que haja uma avaliação completa sobre as alternativas, de modo a encontrar o pacote de serviço com o melhor custo-benefício.

Perguntas frequentes

  1. Qual o melhor cartão combustível?

    De forma geral, a Ticket Log se destaca pelas diversas modalidades de serviços ofertados pelo cartão, taxas acessíveis e pela reputação positiva da marca.

  2. Como funciona o Cartão combustível do Sem Parar?

    O cartão combustível da Sem Parar é um serviço à parte contratado pela empresa, que permite abastecer os veículos e utilizar outros recursos, como manutenção do automóvel durante a viagem. O controle é feito pelo aplicativo, de forma digital.

  3. Como fazer vale-combustível?

    Ao decidir oferecer vale-combustível para os colaboradores, a empresa deverá procurar uma companhia que conte com esse tipo de recurso e realizar uma parceria. Em seguida, precisará escolher um plano de oferta, e selecionar a modalidade para que o saldo possa ser usado.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.