Se você pretende começar a empreender ou já é dono de um empreendimento, precisa saber o que é sistema PDV. Afinal, essa tecnologia pode ajudar a transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas eficiente e lucrativa. Neste conteúdo, vamos explorar o que é um sistema PDV, como ele funciona, quais sãos tipos, benefícios e muito mais. Acompanhe a leitura!
O que é sistema PDV?
A sigla PDV significa Ponto de Venda, uma solução tecnológica que revoluciona a gestão comercial de estabelecimentos. Assim, um sistema PDV é uma ferramenta completa que automatiza processos comerciais e integra recursos essenciais, como:
- Emissão de documentos fiscais;
- Gerenciamento de estoque;
- Relatórios detalhados;
- Operações de pagamento seguras.
Com um sistema PDV, você pode otimizar suas operações comerciais, reduzir erros e aumentar a eficiência do seu negócio
Leia também: Os melhores sistemas PDV do mercado!
Como funciona um sistema PDV?
Na prática, um sistema PDV funciona realizando a automação de processos no ponto de venda, com o objetivo de otimizar uma gestão. Dessa forma, todas as atividades são integradas, facilitando o trabalho dos funcionários, além de proporcionar mais qualidade para o atendimento dos clientes.
Um sistema PDV abrange 3 fatores fundamentais no processo de venda:
- Terminal: local onde ficam as máquinas registradoras, as maquininhas de cartão e impressora para pagamento;
- Software: instalado ao computador para unir o setor de estoque e financeiro do estabelecimento;
- Fiscal: por meio do PDV frente de caixa são impressas as notas NF-e, NFC-e e CF-e SAT.
Quais são os tipos de PDV?
Para entender o que é PDV de forma mais completa, é importante saber que existem dois tipos: online e fixo. É ideal considerar a melhor opção na hora de escolher o mais adequado para um negócio, visto que cada um deles possui características e recomendações de uso.
Veja os detalhes de cada um deles a seguir:
PDV online
O PDV online é um tipo de software baseado na nuvem. Assim, ele pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo móvel, como, por exemplo, smartphones e notebooks.
Por esse motivo, essa modalidade permite que o vendedor atenda os seus clientes de qualquer lugar, sendo, portanto, ideal para lojas virtuais.
Além disso, o PDV online é considerado uma alternativa escalável, o que significa que o sistema consegue crescer em conjunto e na mesma velocidade de um negócio, mantendo o nível de qualidade.
PDV fixo
O PDV fixo, também conhecido como offline, é o mais comum em lojas físicas, uma vez que ele necessita de maquinários e equipamentos para funcionar de maneira correta, como, por exemplo, uma caixa registradora, leitor de código de barras, maquininha de cartão e impressora para recibos.
Além disso, no PDV físico também é necessário um computador convencional ou notebook para conectar os aparelhos.
No entanto, é importante saber que o sistema também funciona como PDV online, garantindo que todas as compras sejam concluídas de forma rápida e segura para otimizar a rotina do negócio de maneira facilitada.
Quais são os recursos disponíveis?
Como mencionamos anteriormente, a otimização e a qualidade dos processos fornecidos por um sistema PDV vem na maioria das vezes dos seus recursos, que funcionam de maneira integrada. Veja os detalhes:
Frente de caixa
A frente de caixa é uma etapa fundamental do processo de qualquer compra, sendo o último processo para o cliente aproveitar sua compra.
Nesse sentido, essa fase deve tornar a experiência do comprador mais rápida, agradável e evitar adversidades, seja com o produto ou com o vendedor.
Por isso, entender o que é PDV ajuda a implementar uma frente de caixa eficiente, que finaliza vendas em poucos segundos e aceita diversas formas de pagamento.
Emissão de notas fiscais
Outro recurso que um sistema PDV oferece é poder contar com o auxílio da tecnologia para emitir notas e cupons fiscais.
Esse software agilizar a rotina dos vendedores na frente de caixa, bem como facilita o trabalho do setor financeiro e da contabilidade, visto que emitir notas fiscais de forma manual, especialmente em varejos, pode ser um ponto crítico no processo de vendas.
Porém, com um PDV, basta inserir os dados, definir um valor e obter os comprovantes rapidamente. Com poucos cliques, a nota fiscal é emitida e, automaticamente, enviada ao contador.
Gestão de estoque
Uma boa gestão é fundamental para o sucesso de um negócio, e um sistema PDV auxilia nesse ponto, uma vez que é possível integrar todos os dados de frente de caixa com os do estoque.
Assim, cada vez que uma venda é efetuada e o vendedor der baixa no sistema, o mesmo acontece no armazenamento, mantendo as informações da empresa sempre atualizadas.
Além disso, vale ressaltar que um bom ponto de vendas também irá dispor de algumas funcionalidades adicionais, como o recurso de emitir alerta quando um produto estiver próximo do fim, ajudando o gestor a programar os gastos e entender sobre o giro de estoque.
Quais são as vantagens do PDV?
Agora que você já sabe o que é um sistema PDV e quais são os seus recuros, é importante saber as vantagens que ele proporciona para o negócio.
Veja a seguir os principais benefícios da tecnologia:
Mais controle financeiro
Devido a sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o PDV auxilia a manter o controle financeiro e fiscal de um negócio, uma vez que a tecnologia permite ter um registro sobre as vendas realizadas e dos valores a serem recebidos.
Isso porque, com a automatização do envio de dados fiscais para o departamento responsável, é possível manter a organização do dia a dia com mais facilidade, evitando erros que podem gerar retrabalho para o setor de contabilidade.
Segurança de dados
Outra vantagem do sistema de ponto de vendas é garantir mais segurança de dados com o armazenamento em nuvem, visto que as informações podem ser protegidas por meio de tecnologia de criptografia.
Além disso, o recurso também proporciona backup dos arquivos, evitando perda de dados importantes sem precisar investir em infraestrutura mais cara, uma vez que o software é utilizado de maneira online.
Agilidade no atendimento
A tecnologia do PDV também possibilita oferecer atendimento mais rápido para os clientes de uma empresa devido à automatização de processos.
Assim, em vez de lidar com diversos equipamentos ou com um sistema lento que pode gerar filas, o vendedor dispõe de um software ágil, sendo possível executar todos os procedimentos de frente de caixa.
Portanto, além de facilitar o trabalho dos funcionários, o estabelecimento também terá mais caixas livres para atendimento rápido, uma facilidade faz a diferença no dia a dia dos clientes.
Maior conhecimento sobre o cliente
O PDV é um dos principais componentes de operações digitalizadas, sendo uma das fontes de dados mais importantes sobre os clientes de um estabelecimento.
Nesse sentido, esse recurso permite que o vendedor aprofunde grau de conhecimento sobre os comportamentos dos consumidores, suas necessidades, e até mesmo as suas tendências de compras.
Assim, é possível definir uma segmentação nova para enviar ofertas personalizadas, buscando fidelizar e maximizar o ciclo de compras de um cliente.
Como aumentar as vendas no PDV?
Conhecer algumas táticas para aumentar as vendas no PDV é fundamental para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento. Nesse sentido, conheça algumas ações estratégias que podem ser aplicadas sem dificuldades na rotina de um negócio. Confira!
Planeje um roteiro de visita
Planejar um roteiro de visitas do grupo comercial é fundamental para aumentar as vendas no PDV. Isso porque, quem planeja, pode executar melhor.
Estabeleça atividades a serem executadas no PDV
Organizar a execução do trabalho em campo, é estratégico para aumentar as vendas no PDV, uma vez que um planejamento prévio facilita o trabalho dos vendedores e da gestão.
Defina metas para o time de vendas
Definir metas é essencial para direcionar ações e esforços a serem realizados no PDV. Assim, é importante definir metas que estejam de acordo com a realidade da equipe.
Além disso, monitore a equipe de vendas em campo, visto que, não basta apenas planejar, é fundamental acompanhar a jornada de todas as estratégias estabelecidas, sendo um fator importante não deixar para conferir como foi a execução das atividades somente no final do mês.
Vale a pena utilizar um PDV?
Se você deseja investir em um sistema estratégico para gerir o marketing, vendas e administração de um negócio vale a pena utilizar um sistema PDV.
Isso porque, independente do empreendimento ser de pequeno ou médio porte, contar com um software para otimizar a sua gestão pode proporcionar vantagens competitivas frente à concorrência, o que significa maior lucratividade.
Ainda, com o software também é possível obter melhor organização na contabilidade da empresa, visto que ele oferece recursos para emitir notas fiscais relatórios e previsões para realizar um bom planejamento, além de controlar o estoque de forma precisa.
Assim, devido às vantagens e a facilidade que sistema pode proporcionar na rotina de uma empresa, vale a pena utilizar um sistema PDV no seu empreendimento.
Perguntas frequentes
- Qual é o significado de PDV?
PDV é a sigla utilizada para abreviar “ponto de venda”, podendo ser um ambiente físico ou online no qual ocorrem vendas de produtos ou serviços das empresas aos seus clientes.
- Quais tipos de PDV existem?
Existem dois tipos de PDV, sendo eles o online ou físico, sendo que cada um deles possui características e recomendações de uso.