Conta digital PJ Wise: como funciona, quanto custa e como abrir

Quem tem planos de expandir o negócio e receber pagamentos do exterior, pode contar com as facilidades da conta digital PJ Wise. A seguir, confira as principais informações sobre essa alternativa!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Para empreendedores que lidam com recebimentos internacionais, moedas estrangeiras e todo tipo de operação cambial, a conta digital PJ Wise surge como uma solução que pode facilitar as suas rotinas.

De forma geral, é importante que as pessoas jurídicas invistam em uma conta bancária exclusiva para suas empresas. Isso não apenas para contar com benefícios únicos, mas também para ter um controle financeiro mais adequado.

Continua após a publicidade

No entanto, essa necessidade se torna ainda mais evidente no caso de organizações que trabalham com recebimentos ou remessas em moedas internacionais.

Operações como conversão de valores, transferência de recursos, comprovação de documentos e outros tipos de burocracias podem tornar as rotinas financeiras empresariais ainda mais complicadas.

Continua após a publicidade

Nesse caso, uma das alternativas pode ser abrir uma conta bancária em instituições diferenciadas, que possuam serviços voltados para essas demandas.

Desse modo, o empreendedor poderá contar com facilidades e assistências no dia a dia, aprendendo como receber dinheiro do exterior de forma mais prática, além de poder reduzir seus custos de operação.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre algumas das opções disponíveis no mercado, como a conta digital PJ Wise.

Para te ajudar nessa análise, nós preparamos um guia especial sobre a conta, com tudo que você precisa saber antes de fazer seu cadastro e começar a receber dinheiro do exterior.

Continua após a publicidade

O que é e como funciona a Wise?

A Wise é uma empresa de tecnologia financeira especializada em soluções internacionais, por meio de diversas ferramentas, como a conta digital PJ Wise.

A princípio, a plataforma surgiu em 2011, como uma alternativa para envio e recebimento de dinheiro entre diferentes moedas e países, de maneira mais prática e, sobretudo, mais em conta.

Muitos bancos tradicionais disponibilizam opções de transação para o exterior, mas as taxas de câmbio e outras cobranças acabam deixando o serviço pouco atrativo para os clientes.

Isso acontece, principalmente, com pessoas jurídicas que lidam com grandes remessas de recursos internacionais, que podem sofrer altas taxações, além de longos prazos de depósito ou transferência.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a Wise surge como uma alternativa atrativa para o usuário, pois disponibiliza todas as tarifas reais do câmbio comercial, além de ferramentas como simulador e envio de dinheiro separado por categorias.

Assim, o cliente pode enviar dinheiro para familiares, para estudantes ou para suas próprias contas no exterior, por exemplo.

Além disso, a instituição oferece a conta digital PJ Wise, um serviço adicional que proporciona a facilidade de receber dinheiro do exterior para pessoas jurídicas.

A plataforma, que recentemente passou por uma reestruturação em sua marca e mudou seu nome de TransferWise para Wise, é um dos nomes mais populares neste segmento.

Continua após a publicidade

Com base em Londres, hoje já abrange mais de 70 países, com mais de 10 milhões de clientes. Além disso, a conta digital PJ Wise já conta com mais de 400 mil empresas cadastradas.

Como funciona a conta digital PJ Wise?

A plataforma Wise disponibiliza seus serviços para todos os tipos de usuários, mas investiu em uma categoria específica para as pessoas jurídicas, por meio da conta digital PJ Wise.

Com ela, a instituição pode criar uma conta exclusiva, diretamente pela internet, e realizar uma série de transações financeiras, que vão além de receber dinheiro do exterior.

Por exemplo, a conta digital PJ Wise também oferece seu próprio cartão de débito para pagamentos internacionais, com conversão automática dos valores.

Continua após a publicidade

Além disso, também possibilita a automatização de pagamentos por meio do seu software de gestão exclusivo.

A criação da conta é gratuita, e a empresa paga somente pelas taxas de transação, com tarifas que ficam abaixo da média dos bancos convencionais.

Outro ponto importante é que nem todas as instituições convencionais possuem certificação ou oferecem a possibilidade de transferências com recursos internacionais.

Continua após a publicidade

Isso porque existem diversos documentos liberados pelo Banco Central e por outros órgãos fiscalizadores, que autenticam a operação e também a tornam mais segura.

A conta digital PJ Wise já conta com essas permissões, de modo que se torna habilitada à realização de transações com dinheiro para fora do País, superando diversos bancos nacionais.

Basta se cadastrar e a empresa já estará apta a acessar essas e outras ferramentas.

O procedimento, de forma geral, é simples. O dinheiro é enviado pela conta do emissor, e o valor já sofre conversão no momento da transação, intermediado pela Wise.

Depois de cobradas as taxas, o recurso pode levar até 2 dias úteis para ser creditado na conta do receptor, em qualquer banco, sendo conta corrente ou poupança, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, a Wise também disponibiliza outras funções convencionais em contas digitais para PJ, como:

  • pagamento de TED e DOC;
  • extratos mensais;
  • pagamentos em lotes;

Quem pode solicitar o cadastro?

Ao analisar a conta digital PJ Wise, para decidir se ela combina com a sua empresa e pode atender às suas necessidades, é importante verificar se você se enquadra no perfil de cadastro.

Atualmente, a Wise está disponível para alguns grupos específicos de pessoas jurídicas. Embora seu serviço esteja em expansão, é possível que determinadas categorias deixem de ser contempladas.

Continua após a publicidade

No caso, profissionais autônomos, liberais e freelancers estão habilitados a abrir uma conta digital PJ Wise para receber dinheiro do exterior, com cadastro gratuito.

Enquanto isso, empresas limitadas ou públicas também podem aproveitar a ferramenta.

O mesmo vale para pequenas e médias empresas, além de comerciantes e empreendedores que estão iniciando sua trajetória.

Ainda, grandes empresas podem verificar a possibilidade de abrir uma conta digital PJ Wise, mas é necessário entrar em contato diretamente com a plataforma antes, para analisar o caso de forma individual.

Além disso, organizações fiduciárias ou de caridade, localizadas no Espaço Econômico Europeu (EEA), também estão habilitadas para se cadastrar. Os países do EEA incluem:

  • Austrália;
  • Canadá;
  • EUA;
  • Reino Unido;
  • Suíça e;
  • Nova Zelândia.

Quem não pode solicitar a conta digital PJ Wise

Por outro lado, existem alguns grupos que possuem restrições quanto à conta digital PJ Wise, e não estão aptos a se cadastrar, mesmo sob análise individual.

Continua após a publicidade

Nesse caso, organizações fiduciárias ou de caridade em países que não estejam mencionados acima, e instituições de caridade sem registros, não podem contratar o serviço.

Além disso, algumas categorias de produtos da empresa também trazem impedimentos para a conta, como:

  • criptomoeda;
  • tabaco;
  • conteúdo adulto;
  • outras atividades proibidas.

Outro ponto importante sobre as empresas habilitadas e restritas para a transferência de dinheiro com a Wise envolve as condições no Brasil.

Organizações que desejam realizar transações em BRL, a moeda brasileira, não estão autorizadas a abrir uma conta.

Continua após a publicidade

Nesse caso, trata-se de empresas cujo recurso final será convertido em BRL, ou que permaneçam BRL na emissão e recepção.

É possível ser uma pessoa jurídica brasileira e conseguir a conta digital PJ Wise, mas é importante se atentar para as condições de cada perfil.

Quais as vantagens da conta digital PJ Wise?

Se você se interessou pela conta digital PJ Wise, mas não tem certeza se ela pode, realmente, atender às suas necessidades, vale a pena conhecer mais sobre as vantagens do serviço.

Dessa forma, será possível analisar seus benefícios e funcionalidades, avaliando se vale a pena contratar essa alternativa para receber dinheiro do exterior.

Continua após a publicidade

Por isso, confira algumas das principais vantagens e o que elas podem trazer para o empreendedor:

Pagamentos e recebimentos internacionais 

A principal vantagem da conta digital PJ Wise é, de fato, a possibilidade de realizar pagamentos e recebimentos internacionais.

A plataforma, em si, já oferece serviços atrativos para usuários que buscam uma opção de envio com melhor custo-benefício.

No entanto, com a conta voltada para pessoas jurídicas, essas transações se tornam ainda mais práticas e acessíveis.

Continua após a publicidade

As tarifas são consideravelmente mais baixas do que instituições financeiras tradicionais, além do empreendedor ter a certeza de que sua conta poderá enviar e receber recursos do exterior.

Em muitos casos, o cliente deve entrar em contato com o banco para confirmar se a sua conta possui essa possibilidade. No caso de negativa, a necessidade de abrir uma nova conta pode ser uma grande burocracia para a empresa.

Por outro lado, com a conta digital PJ Wise, existe a garantia de que a plataforma irá realizar as operações, com toda a segurança e proteção para a empresa.

Integração com contabilidade

A conta digital PJ Wise também possui um recurso interessante, que permite a integração com o sistema Xero, que oferece ferramentas de contabilidade.

Continua após a publicidade

A sincronização é automática, de modo que todas as transações que envolvem recursos internacionais são identificadas imediatamente.

Dessa forma, a empresa pode ter um maior controle sobre o orçamento e sobre as suas transações, além de contar com funcionalidades automáticas mais práticas e acessíveis.

Caso a organização já utilize a plataforma Xero, a integração ocorrerá de forma ainda mais rápida, sendo um benefício atrativo para os empreendedores.

O cadastro e o registro das informações também são gratuitos, outro ponto positivo para a conta.

Continua após a publicidade

Automatização de pagamentos

Além da integração com um sistema de contabilidade próprio, a conta digital PJ Wise também possui automatização de pagamentos, por meio do seu sistema de gestão.

Isso é possível por meio de uma plataforma de API aberta. API é a sigla em inglês para “Application Programming Interface”, que significa “Interface de Programação de Aplicativos”, em tradução.

Basicamente, a API é um conjunto de rotinas e padrões de programação que permite o acesso a um aplicativo ou plataforma baseado na Web. 

Por ser um código aberto, a plataforma permite que o cliente integre seus pagamentos de forma automática em um software gratuito.

Essa automatização torna uma série de rotinas mais simples e práticas, otimizando todo o fluxo de trabalho da empresa.

Além disso, a plataforma também oferece funcionalidades interessantes, como notificações em tempo real e suporte especializado no caso de problemas com o sistema.

Extratos bancários

Outra vantagem interessante sobre a conta digital PJ Wise são seus extratos bancários, disponíveis a qualquer momento para o cliente.

Dessa forma, assim como em outras contas bancárias convencionais, é possível conferir os detalhes de cada movimentação, transação e pagamento.

Esses documentos são fundamentais para a contabilidade da empresa, além de serem uma maneira eficiente e segura de acompanhar cada gasto da organização.

Segundo a Wise, a plataforma preza pela transparência em suas operações, de modo que os extratos ficam disponíveis a qualquer momento, de forma gratuita.

Tarifas

Por fim, outro benefício atrativo da conta digital Pj Wise são suas tarifas, que também destacam o serviço entre os concorrentes.

As taxas de câmbio comercial são relativamente menores do que a média do mercado, com um custo-benefício mais atrativo.

Além disso, a plataforma cobra somente os encargos da transação, sem tarifas para abertura de conta ou outras taxas semelhantes.

Desse modo, o cliente pode ter uma redução nos seus custos, especialmente se lidar com grandes remessas de recursos internacionais, que podem sofrer com as taxações e as tarifas das instituições financeiras tradicionais.

width=

Como abrir uma conta PJ Wise?

Depois de conhecer mais sobre as vantagens da conta digital PJ Wise e analisar o serviço, chegou o momento de aprender como realizar o cadastro da sua empresa.

O procedimento é simples, e demanda apenas algumas etapas. Confira o passo a passo detalhado:

1. Acesse o site da Wise

Para abrir uma conta empresarial na plataforma Wise, basta acessar o endereço oficial do site e localizar a opção “Criar conta”.

A página irá redirecionar o usuário para um pré-formulário, onde é necessário selecionar a opção “empresarial”.

Dessa forma, o sistema irá liberar todos os campos relacionados à conta digital PJ Wise, já identificando os dados que devem ser informados para abertura da conta.

2. Informe os dados da empresa

Em seguida, é importante informar todos os dados da empresa em questão, para que ela seja inscrita na Companies House.

O formulário pode exigir informações como:

  • localização;
  • atividades;
  • dados pessoais dos proprietários;
  • administrador da conta e sua função na empresa;
  • e-mail e telefone para contato.

É fundamental se atentar para essas informações, e fornecer todos os dados de forma autêntica, pois eles serão utilizados na análise da plataforma.

Posteriormente, a Wise utilizará esses dados para entrar em contato e permitir todas as funcionalidades da sua conta. Por isso, garanta que todas as informações estão corretas.

3. Aguarde o retorno da plataforma

Por fim, basta enviar o formulário e finalizar a proposta de abertura da sua conta digital Pj Wise.

A plataforma irá analisar o perfil da empresa e determinar se é possível liberar o cadastro, além de conferir possíveis restrições quanto aos grupos que podem, ou não, se registrar.

Caso não existam impedimentos, a Wise entrará em contato liberando o acesso para a empresa, que já poderá enviar e receber dinheiro do exterior.

No entanto, no caso de recusa, o empreendedor pode contatar a equipe de suporte para solicitar maiores informações, e quais os devidos procedimentos para enviar uma nova proposta.

Quais são os custos da conta PJ Wise?

Para realizar uma análise completa dos serviços da conta digital PJ Wise, é fundamental conhecer mais sobre os custos da plataforma.

Confira algumas das principais taxas disponibilizadas no site da plataforma:

Taxas de conversão

A começar pelas taxas de conversão para recebimento e envio de recursos internacionais, as principais tarifas são:

  • transferir $2 mil euros em euros: $7.81 euros;
  • transferir $2 mil euros em dólares: $7.73 euros;
  • por fim, enviar ou receber $2 mil euros em libras esterlinas: $8.55 euros;

Enquanto isso, o recebimento de recursos é gratuito, sem taxas de conversão em qualquer moeda.

Taxas da conta PJ Wise

Além disso, existem algumas tarifas que o cliente deve se atentar ao abrir uma conta digital PJ Wise, sendo elas:

  • mais de $70 mil euros de saldo na conta: 0,40% de taxa anual;
  • extrato bancário mensal: $16 euros cada;
  • taxa fixa para enviar dinheiro: $65 euros.

Enquanto isso, a abertura e manutenção do cadastro são gratuitos.

Taxas do cartão

Por fim, para os clientes que utilizarem o cartão de débito da conta digital PJ Wise, é importante se atentar para algumas tarifas:

  • emissão de segunda via: $3 euros;
  • conversão de pagamento em moedas diferentes: taxa de 0,33% a 3,56%.

Como receber dinheiro do exterior com a conta PJ Wise?

Depois de abrir uma conta digital PJ Wise, é relativamente simples receber dinheiro do exterior com a ferramenta.

O recurso cai imediatamente na conta bancária da empresa, de forma prática e sem burocracias.

Para isso, basta informar os dados de recebimento, com a conta bancária que receberá a transferência, e a moeda da transação.

Todos os dados podem ser consultados na página da Wise, por meio da área de acesso da empresa.

É importante que o emissor tenha todas as informações, além de inserir a moeda corretamente, para ter as devidas conversões.

Em seguida, basta confirmar a operação pela plataforma e o dinheiro já será convertido e enviado.

O pagamento de quem está enviando os recursos pode ser feito por meio de boleto ou via TED.

O recebimento é simples, e irá constar no extrato bancário da conta, além de integrar nas devidas ferramentas de acompanhamento.

Vale a pena abrir uma conta empresarial na Wise?

Se a sua empresa realiza transações com moedas internacionais, certamente vale a pena analisar a conta digital PJ Wise.

A plataforma é especializada em operações com menores taxas, o que já é um benefício para o usuário que precisa enviar ou receber dinheiro para o exterior.

No entanto, empreendimentos que lidam com essas transações em grande escala podem ter ainda mais custos, além de burocracias e restrições em contas bancárias convencionais.

Mesmo assim, no geral, a conta empresarial na Wise pode ser uma alternativa interessante, oferecendo funcionalidades e praticidades atrativas para as rotinas financeiras da organização.

Além disso, suas tarifas são relativamente menores, e conta com diversos serviços adicionais que também incluem pontos positivos na avaliação do serviço.

Embora seja uma plataforma de menor alcance, a opção está ganhando espaço no mercado, e vale a pena analisar mais detalhes sobre seus recursos.

Assim, você poderá ter acesso a um serviço com o melhor custo-benefício para receber e enviar dinheiro para o exterior, com mais praticidade, menos gastos e maior segurança.

Gostou do conteúdo? Conheça também outras soluções financeiras para o seu negócio no nosso guia sobre o Pix para empresas!

Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.