Custo de vida na Argentina: tudo que você precisa saber

A Argentina é um país bastante procurado por brasileiros que desejam morar fora. Veja detalhes sobre o custo de vida no país.

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você tem o desejo de morar em solo argentino, saber o custo de vida na Argentina é fundamental antes de começar a planejar a sua viagem.

Muitos brasileiros que vão morar na Argentina são atraídos pela boa qualidade de vida que o país oferece.

O transporte público, por lá, é bem mais eficiente que o nosso, no geral, as cidades são mais seguras e a saúde também apresenta bons índices. Além disso, o real é bem mais valorizado que o peso argentino.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o custo de vida na Argentina, e aproveitar algumas dicas para economizar. Confira!

Qual o custo de vida na Argentina?

Para ter uma base do custo de vida na Argentina, é preciso considerar alguns fatores. Dentre os quais podemos destacar:

  • Seus hábitos diários;
  • Localização do seu trabalho;
  • Seus gastos pessoais;
  • Localização da sua residência;
  • Seu orçamento.

Diante disso, se você morar perto do seu trabalho, por exemplo, evidentemente, isso irá influenciar no custo com transporte. 

Inclusive, morar um pouco distante do centro da cidade já irá render uma boa economia com aluguel, como acontece em qualquer parte do mundo.

Entretanto, considerando os gastos básicos mensais, o custo médio na Argentina é de $56.000 Pesos ou R$1.736, uma vez que $1 Peso está em torno de R$ 0,031.

No entanto, para você conseguir ter uma boa visualização de quanto custa morar na Argentina, veja a seguir uma relação desses principais gastos mensais e seus valores aproximados.

Custo com moradia

A moradia é o principal gasto mensal em qualquer lugar do mundo, e na Argentina não é diferente. Por esse motivo, o aluguel é o que mais vai exigir do seu orçamento. Dessa maneira, veja alguns valores aproximados:

  • Apartamento de 1 quarto no centro: $ 8.500 Pesos;
  • Apartamento de 1 quarto fora do centro: $ 7.000 Pesos;
  • Apartamento de 3 quartos no centro: $ 10.500 Pesos;
  • Apartamento de 3 quartos fora do centro 9.000 Pesos.

O aluguel temporário é super comum na Argentina, portanto, pode ser uma ótima modalidade para estudantes e turistas. Geralmente, os contratos têm duração de seis meses, mas podem ser renovados.

Custo com alimentação na Argentina

As opções para alimentação na Argentina são inúmeras, por esse motivo, os gastos de fato vão depender das suas escolhas e do seu estilo de vida.

Entretanto, para ter uma estimativa, uma pessoa que almoça e janta fora, gasta em média de $ 800 Pesos a $ 1.600 Pesos por dia.

Já, para as alimentações mensais, ou seja, aquelas feitas no supermercado, o gasto diminui consideravelmente. É possível ter uma boa noção de gasto, considerando o preço da cesta básica que é de $ 1.982 Pesos.

Custo com transporte 

O custo médio com transporte na Argentina não é considerado alto. Uma passagem de ônibus, por exemplo, custa em média $ 14,25 Pesos e o passe mensal cerca de $ 600 Pesos.

Custo com Saúde

Se você pretende morar na Argentina, deve prestar atenção às opções de saúde que o governo oferece. Atualmente, existem três subsistemas por lá: o público, o privado e as obras sociais.

O primeiro é universal e gratuito e de boa qualidade por sinal, sendo utilizado pela maior parte da população. Já o sistema privado, é 100% custeado pelo usuário e os valores são variáveis.

Entretanto, se você preferir, pode optar por um sistema misto (obras sociais), onde parte do custo ficará por sua conta e a outra por conta do estado. 

As pessoas que trabalham regularmente na Argentina, têm um valor descontado do seu salário que é destinado a essa alternativa, que pode variar de acordo com a profissão desempenhada pelo usuário

Custo com lazer

O lazer também é um fator muito importante e necessário na rotina de todos nós, por esse motivo, conhecer alguns passeios gratuitos na Argentina, pode ser interessante.

Dentre essas opções gratuitas de lazer na Argentina, podemos destacar:

Além disso, as opções de lazer pagas, também são super atrativas, como o cinema, por exemplo, onde o ingresso custa em média $ 5 Pesos.

Como morar na Argentina?

Para se mudar definitivamente para a Argentina, é necessário solicitar o visto de residência permanente, o DNI (documento de identidade) e o CUIL (equivalente ao nosso CPF).

A ANSES (uma espécie de INSS argentino) é o órgão responsável pela regularização dos imigrantes. Além disso, os trâmites não são tão burocráticos, uma vez que Argentina e Brasil possuem um acordo bilateral, estabelecido pelo Mercosul.

Geralmente, a documentação fica pronta em torno de três meses, porém, nesse meio tempo, é possível utilizar a “Precária”, que é um documento que identifica que você já iniciou o processo de residência, e com ele pode dar entrada a outros documentos argentinos necessários.

Qual a melhor cidade para morar na Argentina?

Entre as melhores cidades para se viver na Argentina, podemos destacar:

Córdoba

Mais conhecida como capital mediterrânea, Córdoba é uma das melhores cidades para se morar na Argentina. 

Trata-se de uma opção de moradia que tem bons fatores a seu favor, como boa infraestrutura, educação e boas opções de turismo e emprego. Além disso, a cidade ainda conta com a Universidad Nacional de Córdoba, uma das mais renomadas da América Latina.

Mendoza

Conhecida como a capital internacional do vinho, Mendoza é uma cidade em plena ascensão. Além disso, oferece excelentes opções de universidades e empregos.

Mendoza também oferece fácil acesso a outras cidades do país e também ao Chile, Peru e ao próprio Brasil, graças às boas conexões dos aeroportos.

Buenos Aires

A grande capital da Argentina, Buenos Aires, é uma das principais opções de moradia para quem deseja mais oportunidades de emprego, turismo e uma melhor mobilidade.

Embora seja uma capital, Buenos Aires se mantém sempre muito bem organizada, com fácil acesso aos meios de transportes. Além disso, ela é internacionalmente reconhecida por seus atrativos turísticos.

Outro ponto interessante é que a cidade figura entre as cidades mais baratas da Argentina para se morar. 

Além disso, de acordo com um ranking publicado pela revista The Economist, Buenos Aires passou a ser uma das 10 cidades mais baratas do mundo para se viver.

Além das três opções mencionadas, existem outras cidades excelentes e que oferecem muitos benefícios para quem mora na Argentina, como por exemplo, Mar del Plata, Salta, Rosário, entre outras.

Entretanto, o melhor lugar para você morar vai depender do estilo de vida que você leva e dos objetivos que tem. Por esse motivo, procure avaliar quais são os seus planos e pesquise sobre as cidades, a fim de escolher a que mais atende seus requisitos.

Qual é o salário mínimo na Argentina em 2022?

O salário mínimo da Argentina hoje é de $ 29.160 Pesos. Entretanto, vale ressaltar que esse valor não corrige a inflação do país.

Pergunta frequente sobre custo de vida na Argentina

  1. Quanto custa morar em Buenos Aires?

    Se compararmos com o custo de vida na capital de São Paulo, morar em Buenos Aires, sai em média, 24% mais barato, o que pode representar uma boa economia.

  2. É fácil morar na Argentina?

    Morar na Argentina pode, sim, ser considerado fácil. Afinal, como o país faz parte do Mercosul fica mais fácil a questão da imigração para brasileiros, além disso, as leis do país são relativamente flexíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp