Qual é o melhor financiamento de veículos em 2021? Confira as opções antes de tomar uma decisão!

Está buscando o melhor financiamento de veículos? Algumas instituições podem surpreender quanto às taxas de juros. Veja algumas delas nesta lista!

Julyana Andrade
Julyana Andrade

Confira, em detalhes, quais são as principais opções com o melhor financiamento de veículos!

CategoriaInstituição
1. Menor taxa de juros para financiamento de veículos (Geral)Banco Volkswagen
2. Melhor banco para financiamento de veículos (entre os grandes)Banco do Brasil
3. Instituição financeira com o melhor financiamento de veículosAlfa Financeira
4. Melhor taxa de financiamento de veículo entre os bancos privadosBanco Bradesco
Ranking com os melhores financiamentos de carros
icon

Atenção

Algumas instituições não informam as taxas de juros em seus sites. Nesses casos, os dados utilizados foram os da relação que o Banco Central do Brasil disponibiliza.

O melhor financiamento de carros é, sem dúvidas, aquele que oferece taxas de juros mais atrativas. Afinal, isso significa que você pagará menos pela linha de crédito. Porém, como fazer uma boa escolha, considerando as diversas opções que estão disponíveis no mercado? Um dos caminhos é buscar alternativas aos bancos e às instituições tradicionais.

Assim, você consegue aumentar o leque de opções. Consequentemente, as chances de conseguir realizar seu objetivo sem pesar demais no bolso também se tornam maiores.

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe quais instituições oferecem o melhor financiamento de veículos de acordo com cada categoria, veja mais detalhes sobre elas a seguir!

1. Banco Volkswagen

Entre as instituições ligados às montadoras mais populares, o Banco Volkswagen é o que tem a melhor taxa de juros de financiamentos de veículos.

Continua após a publicidade

A instituição oferece o CDC tradicional, aquele que você já conhece: parcelas fixas do começo ao término do contrato. Há opções para carros novos e seminovos (com até 60 meses para pagar) e usados (com prazo de até 48 meses). As taxas de juros nessa modalidade começam em 13,64% ao ano.


Aproveite e descubra quais são os 7 melhores seguros de carro em 2021!


Além desse, também há os seguintes planos:

  • Financiamento Total: tem tudo que o convencional oferece, mas também inclui o financiamento de despachante, licenciamento, seguro e acessórios;
  • Financiamento Fácil: que financia os serviços contratados em concessionárias, incluindo revisões, manutenções e trocas de peças;
  • Sob Medida: você programa o valor e o pagamento das parcelas de acordo com a disponibilidade do seu orçamento. Isso significa que em períodos em que as despesas são maiores (como o pagamento do IPVA) as mensalidades ficam mais baratas. Assim como nos meses em que você receber mais (como 13º e férias), o valor a ser pago é maior;
  • Sempre Novo: nessa modalidade, você pode escolher se, no término do contrato, quita o veículo e fica com ele ou o utiliza para trocá-lo por outro 0km.

2. Banco Mercedes-Benz

Mais uma opção de “banco de montadora”, o Banco Mercedes-Benz oferece um dos melhores financiamentos de carro. A linha de crédito está disponível para automóveis novos e usados, a partir de 14,03% de cobrança ao ano.

A instituição oferece diversos planos de financiamento, com características distintas para atender às suas necessidades e aos seus objetivos. As taxas que apresentamos na lista são equivalentes ao CDC tradicional. Veja, a seguir, como funcionam cada uma das opções disponibilizadas pelo banco:

  • CDC: Crédito Direto ao Consumidor na modalidade tradicional, contempla automóveis novos e usados. Além disso, também permite financiar acessórios, seguros e tarifas, entre outros gastos. Você tem até 60 meses para pagar e pode antecipar parcelas, o que permite quitar o carro bem antes do prazo do término do contrato.
  • CDC Flexibility: disponível para automóveis 0Km, com taxa de juros de 14,98% ao ano. No fim do contrato, a última mensalidade corresponde a 35% do valor da nota fiscal. Caso opte por não pagar essa mensalidade, chamada de recompra, você pode efetuar a venda do carro para a concessionária.
  • CDC Decrescente: Nesse caso, o financiamento automotivo conta com parcelas que vão ficando menores ao longo do tempo. O sistema utilizado para cálculo é semelhante ao Sistema de Amortização Constante (SAC).
  • Leasing: aqui, estamos falando da modalidade de Arrendamento Mercantil, em que o cliente tem a opção de compra do bem no término do contrato. O Valor Residual Garantido é determinado pelas partes e pode ser pago de três formas: no início, diluído entre as mensalidades ou no final do prazo, que pode chegar a 60 meses.

3. Banco do Brasil

O Banco do Brasil é o banco mais barato para financiamento de veículos entre as 5 grandes instituições (que incluem Santander, Bradesco, Caixa e Itaú).

Continua após a publicidade

Pode-se adquirir carros novos, seminovos (com até 2 anos de uso) ou usados (com até 10 anos de fabricação), por taxas a partir de 16,50% ao ano. Todavia, é necessário ser correntista do banco para simular as condições e contratar a linha de crédito.

Os grandes destaques aqui vão para:

  • a possibilidade de financiar até 100% do valor do veículo, dependendo do resultado da análise de crédito;
  • o fato de que todo o processo de contratação pode ser feito via aplicativo BB, sem necessidade de ir até uma agência.

Depois de simular o financiamento, o aplicativo mostra as opções disponíveis para o seu perfil. Basta escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e seguir com a contratação.

4. Alfa Financeira

A Alfa tem a melhor taxa de financiamento de veículo entre as instituições financeiras, saindo na frente de outras mais conhecidas como a BV e a Porto Seguro.

O site não fornece muitas informações a respeito das condições, mas as taxas começam em 16,55% ao ano e os clientes têm até 60 meses para pagar. Apesar disso, há a vantagem de poder simular o financiamento pelo site de forma simples e rápida. Além do mais, não é necessário ser correntista para aproveitar as condições.

Continua após a publicidade

5. Banco Toyota

Como você pode ver, os bancos ligados às montadoras oferecem condições bem atrativas para quem deseja fazer um financiamento automotivo. No caso do Banco Toyota, as taxas de juros começam em 17,17% por mês. O prazo para pagamento vai até 60 meses e você ainda pode escolher a data de vencimento das parcelas.

Contratando o seguro junto ao financiamento, o seu carro fica protegido enquanto o contrato durar. Além disso, você também pode incluir serviços de manutenção pré-paga, acessórios e peças por acréscimo nas parcelas.

O banco também possibilita a inclusão de parcelas intermediárias, que podem ajudar a equilibrar o valor mensal e fazer com que ele fique adequado ao seu orçamento.

6. Caixa Econômica Federal

O financiamento de veículos da Caixa Econômica Federal também está nesta lista por oferecer uma das melhores taxas de juros do mercado: a partir de 18,16% ao ano.

Continua após a publicidade

O permite financiar até 80% do valor do veículo, que pode ser nacional ou importado, bem como modelos novos e usados. O prazo para pagamento pode chegar a 60 meses e você tem a opção de amortizar ou quitar o contrato antecipadamente.

É claro que as condições finais dependem do resultado da análise de crédito. Clientes que já têm relacionamento com a Caixa, especialmente os que contratarem o seguro auto, terão planos ainda mais atrativos.

7. Banco Bradesco

No Bradesco, o financiamento de carros pode ser feito em até 60 meses, com taxas de juros a partir de 18,67% ao ano. Um dos destaques é que, dependendo da análise de crédito e das condições do banco, é possível financiar até 100% do valor do automóvel. Além disso, você tem até 90 dias para efetuar o pagamento da primeira parcela.

No site do banco, é possível simular diversos cenários diferentes e ter uma ideia de quais seriam os planos disponíveis para o seu perfil. Assim, fica mais fácil saber qual deles se encaixa melhor no seu orçamento pessoal. Vale lembrar que os veículos podem ter até 12 anos de fabricação.

Continua após a publicidade

8. Banco PSA

Aqui, temos outra opção de “banco de montadora”. O PSA disponibiliza linhas de crédito para automóveis das marcas Peugeot, Citroen e DS.

As taxas de juros começam em 19,69% ao ano e você pode financiar tanto veículos novos quanto seminovos, independentemente do modelo. Os prazos para pagamento podem chegar até 60 meses, dependendo da política de crédito vigente na data da compra.

Além desse plano de CDC, o Banco PSA também oferece o plano chamado Renova. Nesse caso, exige-se uma entrada de 20%, o parcelamento pode ser feito em até 48 meses e fica um valor residual de 40%, que pode ser usado para quitar o veículo e oferecer como entrada para a compra de outro 0km.

9. Banco Itaú

Continua após a publicidade

Por fim, temos o Itaú financiamento de veículos. Assim como nos casos anteriores, o parcelamento pode chegar a 60 meses, com parcelas iguais. Já as taxas de juros se iniciam em 19,88% ao ano.

A simulação pode ser feita no site do banco de forma simples e rápida. Além disso, o banco informa que clientes que já têm relacionamento com a instituição não pagam a tarifa de cadastro — no valor de R$756 na data da publicação deste post.

Se você optar por veículos elétricos ou híbridos, a taxa de juros é ainda melhor, a partir de 8,73% ao ano. Porém, essa condição está disponível apenas para concessionárias que são parceiras do banco Itaú.

E aí? Já sabe qual é o melhor financiamento de veículos para você e o seu bolso? Lembre-se de sempre analisar o Custo Efetivo Total (CET) da operação antes de contratar o crédito. As instituições são obrigadas a fornecer essa informação antes mesmo da assinatura dos documentos.

Dúvidas frequentes sobre financiamento auto

  1. É possível financiar carro sem entrada?

    Sim. Algumas instituições fornecem planos com a possibilidade de financiar 100% do valor do automóvel. Contudo, vale lembrar que isso depende do resultado da análise de crédito.

  2. Como calcular financiamento de veículo?

    Algumas instituições oferecem simuladores nos sites. Você pode utilizar nossa calculadora de financiamento de veículos para visualizar diversos cenários e encontrar o ideal para o seu bolso.

  3. Que cuidado tomar antes de escolher um financiamento?

    O principal é avaliar o Custo Efetivo Total (CET). Por mais que as taxas sejam atrativas, é o CET que determina quanto a linha de crédito custará de fato, já que ele inclui imposto (IOF) e outras tarifas.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.