Qual é o melhor banco para empréstimo? Veja uma análise para cada modalidade diferente!

O melhor banco para empréstimo é aquele que oferece as melhores opções de acordo com o seu perfil. Porém, precisamos de um ponto de partida, não é? Pensando nisso, fizemos essa análise baseada em taxas de juros para três modalidades: empréstimo pessoal, consignado público e consignado INSS. Confira!

WhatsApp Image 2021-03-04 at 08.45.03
Julyana Andrade

Quer saber qual é o melhor banco para empréstimo? Comparar as taxas de juros é o primeiro passo. Veja nossa análise a seguir!

Os melhores bancos para empréstimo com juros baixos

Na tabela, você pode ver qual é o melhor banco para empréstimo com juros baixos, de acordo com a modalidade: crédito pessoal, crédito consignado público e crédito consignado INSS. No próximos tópicos, você poderá conferir uma avaliação mais completa.

Continua após a publicidade

 

iDinheiroInstituição
1. Melhor banco para empréstimo pessoalmodalmais
Banco Modal
2. Melhor banco para empréstimo consignado públicologo do banco inter
Banco Inter
3. Melhor banco para empréstimo consignado privadologo do banco inter
Banco Inter
Lista com o melhor banco para empréstimo com juros baixo, separada por modalidade de crédito

Outros pontos a serem considerados na hora de pegar um empréstimo

Antes de solicitar crédito para uma instituição, o ideal é comparar as opções disponíveis. Dessa forma, você evita pagar valores ainda mais altos. Então, na hora de escolher o melhor banco para empréstimo, é bom ter uma listinha com as opções disponíveis e avaliar qual delas oferece a melhor taxa de juros.

Contudo, a sua decisão também deve considerar outros critérios, como prazo para pagamento, valor das parcelas, relacionamento com a empresa, entre outros. Também vale analisar a modalidade mais adequada para o seu perfil: crédito pessoal, consignado público ou consignado INSS.

Continua após a publicidade

Como essas são questões mais individuais, neste artigo, vamos nos basear apenas nas taxas de juros de empréstimo. Assim, a análise fica mais objetiva e contempla todos os perfis. Para isso, fundamentamos nossas análises nos relatórios oferecidos pelo Banco Central do Brasil, atualizado em março de 2021.

Além disso, também selecionamos as instituições que têm atuação em território nacional ou que disponibilizam as operações online, como é o caso da conta digital (que pode ser aberta independentemente da localidade e, por isso, atende a um grande público).

A seguir, você verá:

  • Os melhores bancos para empréstimo com juros baixo
  • A nossa análise com os melhores bancos para empréstimo
  • ATENÇÃO: Sempre compare o Custo Efetivo Total (CET)

Vamos juntos?

A nossa análise com o melhor banco para empréstimo por modalidade

Definir quais são os melhores bancos para empréstimo é algo que depende não só do seu perfil de crédito e das taxas de juros, mas também da modalidade de crédito que você quer pegar. Afinal, existem condições diferenciadas para cada situação. Veja a seguir.

Melhor banco para empréstimo pessoal

O melhor banco para empréstimo pessoal é o Banco Modal, que tem a menor taxa de juros para essa modalidade. De acordo com o relatório do Banco Central, a tarifa é a partir de 11,51% ao ano.

Continua após a publicidade

Contudo, vale destacar que a opção oferecida pelo banco é a de empréstimo com garantia de investimento. Ou seja, você precisa ter dinheiro investido no banco e oferecê-lo como garantia de que as parcelas serão pagas no prazo. Em caso de atrasos, seus títulos podem ser liquidados para quitar os valores pendentes.

Se você não se encaixa nesse perfil e não quer contar com o Modal, o segundo melhor banco para fazer empréstimo com juros baixos é o Banco Safra. Ele trabalha com uma taxa anual a partir de 12,61%.

Para simular e contratar um empréstimo, é necessário ter uma conta no banco. A partir daí, você pode fazer tudo pelo internet banking, app banking ou com alguma pessoa responsável pelo atendimento.

Veja o ranking com os 5 melhores bancos para empréstimo, de acordo com as taxas de juros:

Continua após a publicidade

iDinheiroTaxa de juros de empréstimo (anual)
1. Banco Modal11,51%
2. Banco Safra12,61%
3. Banco Bari15,91%
4. Banco BS221,51%
5. Caixa Econômica Federal22,15%
Ranking com as taxas de juros dos bancos para empréstimo pessoal / Fonte: Banco Central do Brasil

Melhor opção entre os bancos tradicionais

Por outro lado, se você prefere os bancões tradicionais para fazer esse tipo de operação, o que tem a melhor taxa de juros de empréstimo pessoal é a Caixa Econômica Federal. Ela oferece crédito com taxas a partir de 22,15% ao ano. Para contratar, é preciso ir até uma agência e levar a documentação para que seja feita a análise de crédito.

Caso seja aprovada, o contrato é disponibilizado para assinatura e o dinheiro fica disponível em sua conta para utilização depois que a transação é concluída.

Veja o ranking com os melhores bancos tradicionais para solicitar empréstimo:

iDinheiroTaxa de juros de empréstimo (anual)
1. Caixa Econômica Federal22,15%
2. Banco do Brasil51,80%
3. Itaú Unibanco56,32%
4. Banco Bradesco80,66%
5. Banco Santander84,57%
Ranking com os melhores bancos para empréstimo / Fonte: Banco Central do Brasil

Melhor banco para empréstimo consignado público

Já para os servidores públicos, o melhor banco para fazer empréstimo com juros baixos é o Banco Inter. Ele oferta o crédito com taxas a partir de 12,21% ao ano.

É possível fazer uma cotação online e simular qual será o valor das parcelas, com base no crédito contratado e no prazo para pagamento. A contratação também é feita por meio digital e o banco informa que o dinheiro é disponibilizado em até 3 dias.

Continua após a publicidade

Veja o ranking com os 5 melhores bancos para empréstimo consignado público, de acordo com as taxas informadas ao Banco Central:

iDinheiroTaxa de juros de empréstimo (anual)
1. Banco Inter12,21%
2. Banco de Brasília *14,52%
3. Caixa Econômica Federal15,00%
4. Banco Safra15,07%
5. Banco Cetelem15,33%
Ranking com as taxas de juros dos bancos para empréstimo consignado público / Fonte: Banco Central do Brasil

* A contratação do crédito consignado público do Banco de Brasília pode ser feita por meio de um correspondente digital indicado no site.

Melhor opção entre os bancos tradicionais

Entre os grandes bancos, mais uma vez a Caixa se destaca com a melhor taxa de juros de empréstimo. Como visto acima, com tarifa a partir de 15%.

A seguir, mostramos os melhores empréstimos consignados oferecidos pelos bancões:

iDinheiroTaxa de juros de empréstimo (anual)
1. Caixa Econômica Federal15,00%
2. Itaú Unibanco15,38%
3. Banco Santander15,68%
4. Banco Bradesco15,75%
5. Banco do Brasil16,11%
Ranking com as taxas de juros dos bancos tradicionais para empréstimo consignado público / Fonte: Banco Central do Brasil

Melhor banco para empréstimo consignado INSS

Por fim, o melhor banco para empréstimo consignado INSS é o Banco Inter. A melhor taxa de juros é de 16,69% ao ano. Por ser uma instituição digital, existe a vantagem de a solicitação poder ser feita totalmente online, sem precisar sair de casa.

Continua após a publicidade

Veja o ranking dos bancos que oferecem empréstimo com juros baixos para aposentados e pensionistas do INSS:

iDinheiroTaxa de juros de empréstimo (anual)
1. Banco Inter16,69%
2. Banco Cetelem18,41%
3. Banco Safra18,44%
4. Itaú Unibanco19,39%
5. Caixa Econômica Federal19,94%
Ranking com as taxas de juros dos bancos para empréstimo consignado INSS / Fonte: Banco Central do Brasil

Melhor opção entre os bancos tradicionais

Diferentemente das modalidades anteriores, dessa vez é o Itaú Unibanco que oferece a menor das taxas de juros dos bancos tradicionais. A tarifa começa em 19,39% ao ano.

Confira quais são as taxas aplicadas pelos demais bancos grandes do mercado:

iDinheiroTaxa de juros de empréstimo (anual)
1. Itaú Unibanco19,39%
2. Caixa Econômica Federal19,94%
3. Banco do Brasil20,48%
4. Banco Santander20,53%
5. Banco Bradesco20,54%
Ranking com as taxas de juros dos bancos tradicionais para empréstimo consignado INSS / Fonte: Banco Central do Brasil

ATENÇÃO: Sempre compare o Custo Efetivo Total (CET)

Apesar de a taxa de juros ainda ser o principal critério usado para escolher um empréstimo, é importante falar do Custo Efetivo Total (CET) e como ele afeta o valor que você paga pelo crédito em sua totalidade.

O Custo Efetivo Total consiste no somatório de todas as taxas e encargos que fazem parte de determinado crédito. É o caso dos empréstimos e também dos financiamentos, por exemplo. Nele, estão embutidas algumas tarifas como:

Continua após a publicidade

  • taxa de juros (o nosso maior indicador aqui);
  • taxas administrativas;
  • taxa de abertura de crédito;
  • IOF;
  • seguros.

Então, como você pode ver, além das taxas de juros, existem outros valores que vão sendo acrescentados ao custo do seu crédito. Ou seja, elas deixam o serviço mais caro no final das contas. E por que estamos falando disso?

A importância de conhecer o Custo Efetivo Total (CET)

Os bancos sempre expõem as taxas de juros, mas nem sempre deixam a informação de qual é o CET da operação disponível para que os clientes possam acessar facilmente. Então, se você não solicitar esse dado na hora de realizar as cotações, corre o risco de se decidir por uma opção que não é a mais adequada (do ponto de vista do custo).

Isso porque o “banco A” pode oferecer juros mais baixos, mas, na hora de comparar o Custo Efetivo Total, é o banco B que sai na frente por oferecer um CET menor, entende? Em outras palavras, taxas de juros mais atraentes não são sinônimos de empréstimo mais barato.

Portanto, antes de contratar o crédito, sempre solicite ao banco a informação de qual é o CET daquele serviço e como ele impacta o valor final do seu empréstimo. De posse dessa informação, faça um novo comparativo com as instituições e veja qual delas oferece a proposta mais vantajosa no final das contas.

Continua após a publicidade

De acordo com a Resolução nº 3.517 do Banco Central do Brasil, as instituições são obrigadas a fornecer esse dado no contrato. Com isso, você evita pagar mais caro e as suas finanças pessoais agradecem!

Concluindo

Agora você já sabe qual é o melhor banco para empréstimo em cada uma das modalidades: crédito pessoal, consignado público e consignado privado. A partir dessas informações, fica mais fácil partir para os comparativos e fazer a escolha mais acertada para o seu orçamento, não acha?

Não se esqueça de planejar também se o valor das parcelas vai caber no seu bolso, sem comprometer os outros compromissos que já existem e precisam ser pagos mensalmente.

Quer continuar acompanhando outros comparativos como este? Então, assine a nossa newsletter e saiba, em primeira mão, das novidades que surgem aqui no blog!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.