Mesmo que você não tenha conta-corrente em instituições financeiras tradicionais, pode conseguir uma linha de crédito. O empréstimo Sicoob é um exemplo, já que é oferecido por uma cooperativa.
Com serviços variados, a instituição tem um atendimento diferenciado aos clientes. Afinal, seu objetivo não é o lucro. Como isso impacta a contratação de uma linha de crédito? É o que vamos responder neste post, a partir das principais particularidades do empréstimo ofertado pelo Sicoob. Que tal saber mais?
O Sicoob
O Sistema Sicoob é formado por diferentes cooperativas de crédito conveniadas, com unidades espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, a rede alega ser o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, com mais de 4,6 milhões de pessoas atendidas.
Pelo País, existem mais de 2,7 mil pontos de atendimento, inclusive com caixas eletrônicos. O Sicoob é a única instituição financeira em 294 municípios brasileiros. No entanto, 1.795 cidades têm alguma unidade.
Por todos esses dados, a cooperativa diz ser o 45º maior grupo empresarial em território nacional. A grande diferença para uma instituição financeira tradicional é o fato dos cooperados participarem das decisões e dos resultados financeiros. O valor que sobra é reinvestido no desenvolvimento regional. Portanto, o modelo é sustentável.
Os serviços oferecidos pelo Sicoob
Por ser uma cooperativa, o Sicoob tem o objetivo de oferecer o máximo de produtos aos seus cooperados. Atualmente, as ofertas contemplam:
- contas-corrente, especial e capital;
- cartões de crédito e débito;
- crédito, inclusive consignado, pessoal e financiamentos;
- investimentos;
- seguros de vida, auto e residencial;
- consórcio de imóveis, automóveis, caminhões e serviços;
- previdência privada;
- serviços diversos, como saque sem cartão, Débito Direto Autorizado (DDA), débito automático e pagamentos.
O empréstimo Sicoob
A cooperativa oferece diferentes linhas de crédito para facilitar o acesso ao dinheiro necessário. As alternativas disponíveis são:
- consignado digital, que é voltado para servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas conveniadas ao Siccoob. O desconto é feito em folha de pagamento. A diferença é a contratação pela internet;
- crédito pessoal;
- crédito consignado, que é o mesmo do anterior, mas contratado em alguma unidade Sicoob;
- microcrédito, que é voltado para empresas, mesmo que não tenha CNPJ;
- crédito imobiliário;
- cotas-partes, isto é, uma linha de crédito específica para ampliar a participação na cooperativa;
- financiamento imobiliário ou veicular;
- renegociação de dívidas.
Cada uma dessas modalidades tem suas características. Entenda melhor a seguir!
Quais são as condições e as taxas?
As condições e as taxas variam conforme as modalidades. Veja!
Consignado
A modalidade simples e a digital são voltadas para servidores públicos federais, municipais e da iniciativa privada. Como o desconto das parcelas ocorre de forma automática na folha de pagamento, as taxas são reduzidas.
O Sicoob não apresenta qual é a taxa de juros. Informa apenas que o prazo de pagamento é de até 96 meses. Não é necessário ter um avalista para contratar a operação.
No caso da modalidade simples, as alternativas de consignado disponíveis também incluem aposentados e pensionistas do INSS.
Crédito pessoal
É voltado para qualquer pessoa. Existem várias modalidades dentro dessa categoria:
- empréstimo pessoal: pode ser usado para qualquer finalidade, sem comprovação da destinação do dinheiro;
- crédito pessoal automático: é contratado por aplicativo, internet banking ou caixa eletrônico do Sicoob;
- crédito pessoal rotativo: é um limite predefinido e disponibilizado de forma automática na conta;
- crédito com garantia de imóvel residencial: permite contratar um valor maior, com a vinculação de uma casa ou apartamento ao empréstimo, a fim de custear uma possível inadimplência;
- antecipação de 13º e Imposto de Renda: oferece a possibilidade de adiantar esses valores;
- antecipação de férias: adianta o dinheiro, com o desconto automático assim que o valor relativo às férias for depositado;
- saúde: é um crédito diferenciado usado para procedimentos odontológicos, médicos e hospitalares;
- turismo: é voltado para custear despesas de hospedagem, transporte e outras;
- educação: permite reinvestir o valor na sua formação, do nível médio à pós, incluindo cursos de idiomas, intercâmbios, seminários, congressos, livros e material escolar;
- cheque especial: é um limite disponível em conta para ser usado quando necessário.
Não há informações sobre taxas de juros e prazos de pagamento no site.
Microcrédito
É indicado para quem precisa aumentar as oportunidades de negócio, fortalecer o capital de giro ou comprar matérias-primas e equipamentos. Não há informações sobre taxas de juros e prazos de pagamento. Apenas é informado que não é necessário comprovar renda.
O capital de giro é um valor usado para manter uma empresa em funcionamento. Ele custeia o pagamento de contas, de salários e de fornecedores, além de servir para fazer investimentos no negócio.
Crédito imobiliário
Permite financiar até 80% do valor, com pagamento em até 360 meses. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para amortizar parte do valor devedor. Não há informações sobre taxas de juros.
Cotas-partes
É voltado para ampliar sua participação na Sicoob. Os valores financiáveis são de R$ 50 mil para pessoa física e de R$ 200 mil para pessoa jurídica. As parcelas são mensais. Contudo, não são informadas as taxas de juros e as parcelas mensais.
Financiamento
É válido para:
- imóveis: é possível financiar até 80% do valor. Os prazos são de até 360 meses e é possível usar o FGTS;
- veículos: vale para carros e motos. O financiamento pode ser de 100% do valor e contratado direto pelo app Sicoob;
- materiais de construção: permite construir ou reformar imóvel;
- máquinas e equipamentos: financia itens novos, usados, nacionais, importados e de qualquer porte;
- móveis e eletrodomésticos: é indicado para a compra desses itens;
- bens e serviços: é voltado para a aquisição de diferentes itens, exceto veículos. É voltado para clínicas, escolas, consultórios, universidades e outros estabelecimentos.
Em nenhum dos casos, são divulgadas as taxas de juros.
Renegociação de dívidas
Oferece condições especiais, mas não destaca quais são elas. Depende das suas características e histórico de relacionamento com o mercado.
Quais são os canais para contratar o serviço?
A contratação dos empréstimos Sicoob é feita somente nas unidades da cooperativa.
Qual é a reputação do Sicoob no mercado?
A cooperativa é bastante conhecida no mercado. Seu perfil no Reclame Aqui existe há oito anos e tem uma nota mediana. Os índices gerais, que consideram de 11 de julho de 2017 a 10 de julho de 2020, são:
- nota 7,3 de 10;
- 97,7% reclamações respondidas, sendo que há 3.063 reclamações;
- 60,5% voltariam a fazer negócio;
- 77,2% é o índice de solução;
- 6,21 é a nota do consumidor.
Se considerarmos apenas o primeiro semestre de 2020, a nota é 7,2, com 97,1% de respostas. Do total, 60,3% voltariam a fazer negócio e o índice de solução é de 72,6%. A nota do consumidor é de 6,23. Os principais problemas são:
- mau atendimento;
- encerramento de conta;
- cobrança indevida;
- demora na execução;
- cartão de crédito;
- empréstimo.
Algum público pode se beneficiar com o empréstimo Sicoob?
Sim, porque existem várias modalidades de crédito na Sicoob. Com isso, é possível conseguir taxas de juros mais atrativas, como costuma acontecer com o empréstimo consignado. Além disso, ainda há opções específicas para empresas, o que facilita a contratação.
Há facilidades extras em relação à concorrência?
Como o site não é muito transparente e as taxas de juros e as condições mudam conforme a modalidade, é difícil dizer se há alguma vantagem em relação à concorrência. Ainda assim, por ser uma cooperativa, costumam existir alternativas mais atrativas, justamente porque o objetivo não é o lucro.
De toda forma, é importante consultar uma agência para ter certeza. Assim, você contrata o empréstimo Sicoob com mais facilidade e certeza.
E você, quer ver outras informações de crédito e outros dados relevantes para sua vida financeira? Assine a newsletter do iDinheiro e acompanhe as novidades pelo seu e-mail!