Jorge Paulo Lemann: conheça a história do homem mais rico do Brasil

No domingão de sol, muitas pessoas gostam de abrir aquela geladinha.

Seja a Skol, que desce redonda; uma Stella, suave e refrescante; uma tradicional Brahma ou a moderninha Budweiser, a preferência pela cerveja é nacional. Os brasileiros carregam um bom espírito cervejeiro dentro de si. 

O que muitos não sabem é que todas essas marcas pertencem a uma grande empresa: a Ambev.

Continua após a publicidade:

E seu dono não é ninguém menos que o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann.

Quer conhecer mais sobre Lemann? Então, siga a leitura!

Origem

Jorge Paulo Lemann nasceu na cidade do Rio de Janeiro, tem 80 anos e ascendência suíço-brasileira.

Podemos dizer que o DNA empreendedor de Lemann veio dos pais.

Sua mãe era de uma família pioneira na exportação de cacau no sul da Bahia. E seu pai fundou a empresa de laticínios Lemann&Company, que já foi a segunda maior do Estado de São Paulo e, hoje, pertence à JBS. 

Continua após a publicidade

Formação de Jorge Paulo Lemann

Lemann se formou em economia na Universidade de Harvard em 1961, e foi um estudante rebelde.

O próprio Jorge Paulo Lemann diz que poderia ter aproveitado melhor a sua graduação.

A família Jorge Paulo Lemann

O primeiro casamento de Lemann foi com a psicanalista Maria de Santiago Dantas Quental, com quem teve três filhos: Anna Victoria, Paulo Alberto e Jorge Felipe.

A família Lemann morava em São Paulo; contudo, em 1999, um atentado a tiros fez Jorge Paulo Lemann e sua família se mudarem para Zurique, capital da Suíça. 

Em 2005, Lemann casou-se novamente, dessa vez com a educadora suíça Susanna. Eles tiverem outros três filhos: Marc, Lara e Kim.

Continua após a publicidade

Nenhum dos filhos se inspirou nas geladas, mas alguns pegaram a veia empreendedora do pai.

Anna Victória é estilista e possui uma marca própria, enquanto Marc é sócio e fundador da empresa de gestão esportiva Go4It, que patrocina o campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

Jorge Paulo Lemann & Carlos Alberto Sicupira

Lemann tem dois fiéis companheiros em seus investimentos e empreendimentos: Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles.

Juntos, trabalharam no primeiro investimento de Lemann: o Banco Garantia. Falamos um pouco mais dessa história no artigo sobre os homens mais ricos do Brasil.

Continua após a publicidade

Depois, fundaram o fundo de investimento Grupo 3G Capital e a Ambev. Os três trabalharam também com o investidor norte-americano Warren Buffett.

Fortuna de Lemann

Em 2019, a revista Forbes considerou Jorge Paulo Lemann como o segundo homem mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em mais de US$ 22 bilhões. Ele está atrás apenas de Joseph Safra, dono do Banco Safra.

No entanto, no ranking de bilionários da Bloomberg, que é atualizado diariamente, ele aparece na primeira posição entre os brasileiros, com uma fortuna estimada em 16,3 bilhões de dólares.

As empresas de Jorge Paulo Lemann

Lemann tem uma trajetória ascendente no mundo dos negócios.

Seu primeiro empreendimento de sucesso foi o Banco Garantia, que terminou vendido ao banco suíço Credit Suisse por mais de R$ 600 milhões, após a crise asiática na década de 1990. 

Continua após a publicidade

Depois, em 1999, junto com seus sócios, Jorge Paulo Lemann concretizou a fusão da Brahma com a Antártica, criando a Ambev. 

A marca da gestão da empresa é a busca por metas de lucro pré-estabelecidas, o que gerou alta lucratividade da Ambev.

Após uma fusão com a companhia belga Interbrew, em 2004, ela se estabeleceu como a maior cervejaria do mundo. O conglomerado chama-se Anheuser-Busch InBev.

Posteriormente, Lemann e seus sócios e amigos criaram a 3G Capital, que essencialmente investe em empresas já estabelecidas e de capital fechado para alavancar seu crescimento.

Continua após a publicidade

Em 2010, Jorge Paulo Lemann, a partir da 3G Capital, comprou a Restaurant Brands International e deu vida ao fast-food Burger King. 

Uma parceria de Lemann com Warren Buffet trouxe à 3G Capital a aquisição da marca de ketchup Heinz, surgindo a Kraft Heinz.

Livros sobre Jorge Paulo Lemann

“Sonho Grande”: uma obra sobre o império de Jorge Paulo Lemann

A jornalista Cristiane Correa eternizou a ascensão de Lemann e de seus sócios Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira no livro Sonho Grande.

O livro traz a história dos empreendedores e de toda sua trajetória, e lições para qualquer pessoa que queira empreender. 

Continua após a publicidade

Outra obra, intitulada “Em um gole só”, de Ariane Abdallah, retrata a história da fundação da Ambev e do império cervejeiro de Jorge Paulo Lemann.

Há também livros indicados pelo próprio Lemann para quem quer empreender e sonha em chegar ao topo algum dia, por exemplo, “Gestão do Amanhã”, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, que fala sobre empreendedorismo durante a Revolução Industrial 4.0.

Curiosidade sobre Jorge Paulo Lemann

Lemann tem uma ligação especial com o tênis.

A paixão começou com um convite para participar de um torneio local do esporte na Suíça, e Lemann acabou ganhando.

Daí, ele se profissionalizou no tênis e conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Tênis cinco vezes.

Continua após a publicidade

Também participou da Copa Davis, a maior competição de tênis do mundo, tanto pela equipe brasileira, quanto pela equipe suíça. 

Fundação Lemann

Lemann também tem um forte trabalho filantrópico com a Fundação Lemann.

A fundação sem fins lucrativos busca melhorar a qualidade do ensino público brasileiro.

Há programas de capacitação para professores, iniciativas de alfabetização e também uma mobilização intensa da fundação de Jorge Paulo Lemann para o incremento de várias questões na Base Nacional Comum Curricular. 

Agora, durante a pandemia da covid-19, a Fundação Lemann criou um fundo para mitigar os impactos dela na educação.

A iniciativa apoia o ensino a distância como alternativa nesse período de isolamento social.

Conclusão

Jorge Paulo Lemann tem uma trajetória inspiradora. Certamente podemos dizer que ele é uma das figuras com mais forte veia empreendedora do Brasil.

Continua após a publicidade

Seu trabalho inspira milhares de brasileiros a empreender e a desenvolver atividades econômicas inovadoras, como tantas startups que surgem no mercado.

Além disso, é claro, o trabalho filantrópico de Lemann ajuda a impactar positivamente a vida de muitos jovens brasileiros.

Se você quer conhecer mais histórias de sucesso, ou caso queira mais dicas sobre como cuidar da sua grana, entre no nosso blog Mobills diariamente e acompanhe nossos posts!

-> O que achou do artigo sobre a história do homem mais rico do Brasil?

Se gostou, então, cadastre-se em nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

Quer acompanhar nosso conteúdo também no Instagram? Clique aqui e siga o @mobillsedu!

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, deixe seu comentário.


Publicidade