Quem é o homem mais rico do mundo? Conheça sua história!

O que fez o homem mais rico do mundo chegar a esse patamar? Conheça a história de Jeff Bezos e entenda!

perfil
Camille Guilardi

Quem é o homem mais rico do mundo? Conheça sua história!

Já pensou em ter 220 bilhões de dólares? Essa quantia parece incalculável. Afinal, dá para comprar de tudo com esse dinheiro, certo? Mas, acredite, é o que o homem mais rico do mundo tem à sua disposição. E, convertendo para reais, essa fortuna chega a mais de R$ 1 trilhão!

Entretanto, tais números ficam em segundo plano quando se analisa a jornada de sucesso de Elon Musk, pois ela tem muito a ensinar. Por isso, criamos este artigo com informações sobre a sua vida, como chegou a esse patamar e muitas curiosidades. Que tal saber mais e se inspirar para suas metas de 2022?

Continua após a publicidade

O homem mais rico do mundo

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, é cofundador e CEO da companhia Tesla Motors, pioneira no ramo da fabricação de carros elétricos, além de fundador e CEO da SpaceX, empresa responsável pela venda do primeiro voo comercial para a Lua. Ele foi confirmado nessa posição em 2022 pela Forbes.

Sua fortuna ultrapassou 220 bilhões de dólares, conquistando tal posição ao ganhar, por dois anos consecutivos, a bagatela de 10 bilhões de dólares. Elon Musk ultrapassou Jeff Bezos, até então o primeiro a ter atingido essa marca, pelo menos desde 1982, quando a revista passou a monitorar os bilionários.

Continua após a publicidade

Então, como ele alcançou esse resultado? Neste artigo iremos te contar quem é o homem mais rico do mundo, a sua trajetória de sucesso e as lições que podemos aprender a partir da sua vida!

Quem é Elon Musk?

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, de terno e gravata.
Elon Musk: o homem mais rico do mundo!

O CEO da Tesla nasceu em 28 de junho de 1971, em Pretória, na África do Sul. Ele é um dos três filhos de Errol e Maye Musk, sendo sua mãe uma nutricionista e seu pai um engenheiro, piloto de aviões e dono de uma mina de esmeraldas. Assim, sua família nunca passou nenhuma necessidade.

No entanto, com 8 anos, seus pais se separaram e Elon foi o único dos irmãos que permaneceu morando com o pai, à partir deste momento ele passa a ter contato com a engenharia e seu pai se torna uma das primeiras influências na área.

Porém, a relação deles tinha altos e baixos, hoje, diversas vezes Elon Musk descreve traumas carregados como consequência da relação abusiva que mantinha com o pai. Além disso, ele também era vítima de bullying fora de casa, chegando a ser xingado agredido por se interessar por coisas relacionadas ao “mundo nerd”, como Senhor dos Anéis.

Continua após a publicidade

Entretanto, ainda criança, aos 12 anos, desenvolveu um código de vídeo game, mostrando aptidão pela programação e informática ao dar seus primeiros passos na área.

Aos 17 se mudou para o Canadá para iniciar seus estudos na Faculdade de Queens University, em Ontario. No meio da sua graduação, transferiu-se para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde se formou em Economia e Física. Após se formar, Musk chegou a iniciar um curso de PhD em física em Stanford, mas acabou largando o curso logo no início e deu início à sua carreira de empreendedor.

A trajetória de sucesso

Apesar de ter concluído duas graduações, Elon afirmava que a universidade era um local de diversão e para provar que você é capaz de realizar tarefas, não um local de aprendizado. À partir disso, citou nomes como Bill Gates e Steve Jobs, que desistiram da graduação e se tornaram pessoas de renome em suas áreas.

Em 1995, fundou sua primeira empresa, a Zip2, que fornecia conteúdos para jornais online e teve grandes clientes, como o New York Times. Já em 1999, ela foi vendida para a Compaq por 370 milhões de dólares. Musk, que possuía 7% da companhia, recebeu 22 milhões de dólares.

Continua após a publicidade

Assim, com o dinheiro da venda, foi fundada a X.com, pioneira no ramo de pagamentos e transferências bancárias. Em 2000, ela se funde com a Confiniti e se torna a PayPal, virando o principal serviço financeiro de transferência online. No entanto, ela também é vendida em 2002 por 1,5 bilhões de dólares para a eBay. Com este valor arrecadado, Elon Musk cria suas três novas empresas: a Tesla, a SpaceX e a SolarCity.

Tesla Motors

Atualmente, a companhia americana Tesla Motors está localizado em Palo Alto, na Califórnia (EUA). A Tesla sempre foi uma aposta grande de Musk, ele queria consolidar a empresa como pioneira na fabricação de carros movidos a bateria em um país que, tradicionalmente, consome muita gasolina.

Em 2006, a Tesla apresentou seu primeiro carro, o Roadster, que, com uma única carga, conseguia rodar 394 km, custando 92 mil dólares. Em 2010, outro marco, tornando-se a segunda montadora americana a negociar suas ações na bolsa de valores. Já em 2017, com a queda do custo de produção, foi lançado o Model 3, custando 35 mil dólares e com autonomia de 350 km. Dessa forma, a empresa supera o valor de mercado da Ford e da General Motors.

SpaceX

A Space Exploration Texhnologie foi fundada em 2000 com o objetivo de construir foguetes a custos mais baixos e realizar viagens espaciais. Os dois primeiros foguetes foram o Falcon 1, lançado em 2006, e o Falcon 9, lançado em 2010. E, em 2011, a SpaceX se torna a primeira empresa a vender um voo à Lua ao desenvolver um foguete reutilizável que levantava voo e retornava à plataforma de origem.

Continua após a publicidade

O Falcon Heavy, “superfoguete” desenvolvido pela empresa, levou para o espaço, em 2018, o Tesla Roadster, que viajou em direção à Marte. Essa foi a primeira estala de um projeto muito maior de Elon Musk: levar o homem à Marte.

Outros empreendimentos de sucesso

Musk é cofundador da SolarCity, empresa de painéis solares, vice-presidente da OpenAI, focada em inteligência artificial, e fundador e CEO da Neuralink, uma empresa de pesquisa médica. A última se propõem, ainda, a criar uma interface entre humanos e máquinas.

Criada em 2015, a Neuralink já recebeu mais de 1 bilhão de dólares da Microsoft para o desenvolvimento do projeto. Embora Musk não esteja no comando da empresa, ele segue sendo um dos donos da empresa e atuando por baixo dos panos na proposta.

Valor da fortuna e outros números interessantes

Em 2022, Elon Musk chegou a 222 bilhões de dólares com sua atuação na área de tecnologia. O homem mais rico do mundo ficou bem à frente de Jeff Bezos, fundador da Amazon, que chegou a 191,6 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

Isso significa que ele ultrapassou o homem que vinha ganhando o título de homem mais rico do mundo já a 4 anos. Impressionante, certo? No entanto, ainda temos mais curiosidades a respeito de Elon Musk!

Curiosidades

Mais do que ser o homem mais rico do mundo, Elon Musk é um ser humano diferente. Ele investe em ideias bastante distintas e que seriam consideradas arriscadas demais para a maioria das pessoas, porém, como já demonstramos, fica claro que ele não se intimida perante o díficil.

Por isso, reunimos as principais curiosidades sobre ele para você entender melhor. Confira!

Elon Musk foi a inspiração para o Tony Stark

Tudo bem, o Elon Musk é bem diferente do personagem Tony Stark nos quadrinhos! Mas, para construir a adaptação para as telas do cinema, o empresário foi a inspiração do ator Robert Downey Jr.

Além disso, vale ressaltar que o próprio já fez uma aparição em um dos filmes da franquia, participando de “Homem de Ferro 2”.

Continua após a publicidade

Vivendo com 1 dólar por dia

Ao se mudar para o Canadá para cursar a universidade, no final dos anos 1980, encontrou dificuldades em encontrar um emprego e teve que economizar para sobreviver

Assim, acabou restringindo sua alimentação à 1 dólar por dia, o que lhe garantia, basicamente, laranjas e cachorro quente.

Casa durante o dia, balada durante a noite

Outro fato interessante sobre o período universitário de Elon Musk: para financiar seus estudos ele transformou a casa em que morava em uma balada.

Já empreendendo desde cedo, ele e um amigo alugaram uma casa de 10 quartos e, nos finais de semana, transformavam o local em um ponto de encontro para os jovens universitários. A entrada custava 5 dólares por pessoa e o sucesso foi tanto que em uma noite eles arrecadaram o valor do aluguel.

Continua após a publicidade

Wi-fi Global

Elon Musk tem o plano de construir um wi-fi global através de uma rede de satélites lançados pela SpaceX. Para o projeto, é estimada a necessidade de 4 mil pequenos satélites capazes de conduzir internet de alta velocidade para todo o planeta.

A ideia já foi financiada por diversas empresas, inclusive o Google, e conta com mais de 1 bilhão de dólares em investimento. No entanto, ainda não há data para o projeto sair do papel.

Lições que podemos aprender a partir da vida do homem mais rico do mundo

Como você já deve ter percebido, Elon Musk é, atualmente, um dos empresários mais bem sucedidos no mundo da tecnologia. Aprensentamos anteriormente toda a sua área de atuação, sem contar os investimentos que realiza na bolsa de valores, e, com base nisso, podemos tirar 4 lições que serão valiosas na sua vida se você deseja se tornar uma pessoa de sucesso.

Lição 1 — O primeiro passo é acreditar

Para o empresário, acreditar é o primeiro passo para começar a transformar as suas ideias em realidade. Tudo surgiu de algum lugar, todas as coisas consideradas normais nos dias de hoje já foram consideradas ideias malucas.

Continua após a publicidade

Lição 2 — Tenha foco e trabalhe arduamente

Elon Musk costuma trabalhar mais de 120 horas por semana, justamente no caso de, ao surgir um problema, ele ser capaz de resolver sem desviar o foco. Ademais, trabalhar arduamente pode te ajudar a alcançar mais rapidamente suas metas! Ao trabalhar mais do que os demais, você consegue sair na frente em relação ao outros, alcançando em cinco meses, por exemplo, o que lhe levaria um ano.

Lição 3 — Seja objetivo

Você consegue alcançar o sucesso ao demonstrar uma visão clara da sua intenção! Então, defina uma meta, entenda-a e se pergunte o porquê dela valer a pena. Isso passa credibilidade e segurança para aqueles que podem vir a investir no seu projeto.

Lição 4 — Procure críticas

Nós sabemos que as críticas são difíceis, entretanto, ao procurar por elas você consegue tirar o melhor de cada uma. São elas que nos fazem crescer e superar desafios.

Muitas vezes as críticas podem ser utilizadas como combustível para superar desafios, então, encare-as como um feedback e procure sempre trabalhar em cima delas.

Conclusão

E então? O que você aprendeu com a jornada do homem mais rico do mundo? Esperamos que a história de Elon Musk tenha despertado em você (isso se já não existe) a vontade de crescer ainda mais! É como as lições passadas dizem, você precisa acreditar, e então, trabalhar duro para realizar seus objetivos.

Ademais, o que achou do nosso artigo? Gostou de saber mais sobre a jornada de Musk? Então, continue se atualizando e leia os demais conteúdos do iDinheiro!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.