Lia Maria Aguiar: veja o patrimônio e conheça sua trajetória
Todo final de ano, é muito comum que alguns meios de comunicação apresentem a lista dos brasileiros mais ricos daquela temporada.
Todavia, além de saber o nome de cada um, é interessante conhecer a sua trajetória e como vem utilizando do seu patrimônio.
Por conta disso, vamos apresentar neste artigo a Lia Maria Aguiar, conhecida como uma das mulheres mais ricas do Brasil em 2020. Confira!
Quem é Lia Maria Aguiar?
Lia Maria Aguiar é uma empresária bilionária de nacionalidade brasileira.
Conhecida no mercado como uma das acionistas do banco Bradesco e da holding Bradespar, o seu patrimônio é em torno de US$ 1 bilhão, segundo a revista Forbes.
Lia Maria é filha de Amador Aguiar, fundador do banco Bradesco, e possui duas irmãs, a Lina Maria Aguiar e a Maria Ângela Aguiar Bellizia. Um fato curioso é que todas as filhas do Amador foram adotadas.
Como Lia não possui filhos, em 2015 ela registrou o seu desejo de doar todo o seu patrimônio para caridade quando morrer.
Lia Maria Aguiar em números
- Nascimento: 2 de junho de 1938.
- Idade: 82 anos;
- Pais: Amador Aguiar;
- Tios: Mário Coelho Aguiar, Jayme de Aguiar e Silva;
- Avô: João Antônio Aguiar;
- Patrimônio líquido: USD 1 bilhão (2020) Forbes;
- Fonte de riqueza: bancário;
- Residência: Campos do Jordão, Brasil;
- Cidadania: Brasil;
- Estado Civil: Divorciada;
Curiosidades sobre Lia Maria Aguiar
Logo abaixo você pode conferir as principais curiosidades sobre a Lia Maria Aguiar:
- Lia Maria é uma das herdeiras da fortuna bancária do seu falecido pai, que foi o fundador do banco Bradesco.
- Lia tem uma irmã gêmea que foram abandonadas em frente ao banco Bradesco. O fundador desta instituição adotou ambas. Futuramente Lia ganhou mais uma irmã adotiva.
- Existe uma briga na justiça sobre o testamento de seu pai com a sua segunda esposa, que ficou casada por pouco menos de 5 meses antes da sua morte.
- Lia Maria Aguiar também se beneficia de ações da Bradespar, que hoje em dia possui capital aberto.
- Em 2008, Aguiar fundou a sua própria instituição de caridade, conhecida como Fundação Lia Maria Aguiar.
- Após a sua morte, toda a sua herança será destinada para a sua Fundação.
Conheça a Fundação Lia Maria Aguiar
Em 2008, a empresa Lia Maria inaugurou a fundação Lia Maria Aguiar com o intuito de contribuir por uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.
A FLMA encontra-se em Campos do Jordão e é reconhecida por ser uma instituição independente e sem fins lucrativos. As suas atividades são direcionadas para o desenvolvimento de pilares fundamentais para um mundo melhor:
- educação;
- cultura;
- meio ambiente;
- inclusão social.
Por conta disso, hoje podemos acompanhar as diversas crianças e jovens que estão usufruindo da oportunidade de participar de projetos socioculturais, onde é possível despertar e trabalhar os seus talentos artísticos e desenvolver o caráter cidadão.
Sua trajetória de sucesso
Lia Maria e as suas duas irmãs ocupam o posto de acionistas no banco Bradesco. Nesta empresa herdada de seu pai, Lia tem ocupado o cargo de conselho administrativo.
Além disso, ela exerce a função de holding na Bradespar.
Esta empresa foi criada em 2000 com o intuito de administrar ações que o Bradesco tem em empresas não financeiras, como por exemplo a Vale. A título de curiosidade, esta nova empresa possui controle acionário na mineradora em mais de 17%.
Em 2008, fundou a instituição sem fins lucrativos, a Fundação Lia Maria Aguiar.
Exercendo os seus trabalhos na cidade de Campos de Jordão, esta fundação oferece trabalhos relacionados ao desenvolvimento de pilares fundamentais, como a educação, cultura, meio ambiente e inclusão social.
Desde então, Lia investe boa parte do seu capital na sua fundação. No entanto, em 2016 a Lia passou por uma desagradável situação, onde precisou processar os sócios do Bradesco após saber que o seu patrimônio estava sendo desviado para outros fins.
Outro ponto que acabou se tornando manchete em alguns jornais foi a batalha judicial perante a herança deixava pelo seu pai após o seu falecimento em 1991.
Como a Lia é bastante discreta com a sua vida pessoal e profissional, o que sabemos é o que foi apresentado nos noticiários, onde as três irmãs conseguiram o direito ao patrimônio.
Conclusão
Após a leitura deste artigo, podemos perceber que Aguiar, uma das mulheres mais ricas do Brasil, vem desfrutando do seu sucesso profissional de forma discreta. Além disso, podemos perceber o quanto é caridosa e utiliza do seu capital para ajudar outras pessoas.
E se você está interessado em conhecer mais a história de brasileiros ricos, então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos atualizados e em tempo real!