Lia Maria Aguiar: veja o patrimônio e conheça sua trajetória

Conheça a história da Lia Maria Aguiar, considerada como uma das mulheres mais rica do Brasil em 2020. Veja sua trajetória agora!

Escrito por Luana de Oliveira

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Lia Maria Aguiar: veja o patrimônio e conheça sua trajetória

 

Todo final de ano, é muito comum que alguns meios de comunicação apresentem a lista dos brasileiros mais ricos daquela temporada.

Todavia, além de saber o nome de cada um, é interessante conhecer a sua trajetória e como vem utilizando do seu patrimônio.

Por conta disso, vamos apresentar neste artigo a Lia Maria Aguiar, conhecida como uma das mulheres mais ricas do Brasil em 2020. Confira!

Quem é Lia Maria Aguiar?

Lia Maria Aguiar é uma empresária bilionária de nacionalidade brasileira.

Conhecida no mercado como uma das acionistas do banco Bradesco e da holding Bradespar, o seu patrimônio é em torno de US$ 1 bilhão, segundo a revista Forbes.

Lia Maria é filha de Amador Aguiar, fundador do banco Bradesco, e possui duas irmãs, a Lina Maria Aguiar e a Maria Ângela Aguiar Bellizia. Um fato curioso é que todas as filhas do Amador foram adotadas.

Como Lia não possui filhos, em 2015 ela registrou o seu desejo de doar todo o seu patrimônio para caridade quando morrer.

Lia Maria Aguiar em números

  • Nascimento: 2 de junho de 1938.
  • Idade: 82 anos;
  • Pais: Amador Aguiar;
  • Tios: Mário Coelho Aguiar, Jayme de Aguiar e Silva;
  • Avô: João Antônio Aguiar;
  • Patrimônio líquido: USD 1 bilhão (2020) Forbes;
  • Fonte de riqueza: bancário;
  • Residência: Campos do Jordão, Brasil;
  • Cidadania: Brasil;
  • Estado Civil: Divorciada;

Curiosidades sobre Lia Maria Aguiar

Logo abaixo você pode conferir as principais curiosidades sobre a Lia Maria Aguiar:

  • Lia Maria é uma das herdeiras da fortuna bancária do seu falecido pai, que foi o fundador do banco Bradesco.
  • Lia tem uma irmã gêmea que foram abandonadas em frente ao banco Bradesco. O fundador desta instituição adotou ambas. Futuramente Lia ganhou mais uma irmã adotiva.
  • Existe uma briga na justiça sobre o testamento de seu pai com a sua segunda esposa, que ficou casada por pouco menos de 5 meses antes da sua morte.
  • Lia Maria Aguiar também se beneficia de ações da Bradespar, que hoje em dia possui capital aberto.
  • Em 2008, Aguiar fundou a sua própria instituição de caridade, conhecida como Fundação Lia Maria Aguiar.
  • Após a sua morte, toda a sua herança será destinada para a sua Fundação.

Conheça a Fundação Lia Maria Aguiar

Em 2008, a empresa Lia Maria inaugurou a fundação Lia Maria Aguiar com o intuito de contribuir por uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.

A FLMA encontra-se em Campos do Jordão e é reconhecida por ser uma instituição independente e sem fins lucrativos. As suas atividades são direcionadas para o desenvolvimento de pilares fundamentais para um mundo melhor:

  • educação;
  • cultura;
  • meio ambiente;
  • inclusão social.

Por conta disso, hoje podemos acompanhar as diversas crianças e jovens que estão usufruindo da oportunidade de participar de projetos socioculturais, onde é possível despertar e trabalhar os seus talentos artísticos e desenvolver o caráter cidadão.

Sua trajetória de sucesso

Lia Maria e as suas duas irmãs ocupam o posto de acionistas no banco Bradesco. Nesta empresa herdada de seu pai, Lia tem ocupado o cargo de conselho administrativo.

Além disso, ela exerce a função de holding na Bradespar.

Esta empresa foi criada em 2000 com o intuito de administrar ações que o Bradesco tem em empresas não financeiras, como por exemplo a Vale. A título de curiosidade, esta nova empresa possui controle acionário na mineradora em mais de 17%.

Em 2008, fundou a instituição sem fins lucrativos, a Fundação Lia Maria Aguiar.

Exercendo os seus trabalhos na cidade de Campos de Jordão, esta fundação oferece trabalhos relacionados ao desenvolvimento de pilares fundamentais, como a educação, cultura, meio ambiente e inclusão social.

Desde então, Lia investe boa parte do seu capital na sua fundação. No entanto, em 2016 a Lia passou por uma desagradável situação, onde precisou processar os sócios do Bradesco após saber que o seu patrimônio estava sendo desviado para outros fins.

Outro ponto que acabou se tornando manchete em alguns jornais foi a batalha judicial perante a herança deixava pelo seu pai após o seu falecimento em 1991.

Como a Lia é bastante discreta com a sua vida pessoal e profissional, o que sabemos é o que foi apresentado nos noticiários, onde as três irmãs conseguiram o direito ao patrimônio.

Conclusão

Após a leitura deste artigo, podemos perceber que Aguiar, uma das mulheres mais ricas do Brasil, vem desfrutando do seu sucesso profissional de forma discreta. Além disso, podemos perceber o quanto é caridosa e utiliza do seu capital para ajudar outras pessoas.

E se você está interessado em conhecer mais a história de brasileiros ricos, então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos atualizados e em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp