CBDC: o que é e como funciona a moeda digital dos bancos centrais?

CBDC é a moeda digital emitida por um banco central. A previsão é que os testes do Real digital tenham início em 2023. Confira!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Você já ouviu falar em CBDC? Essa é a sigla da expressão inglesa “Central Bank Digital Currency,” o que, em tradução livre, seria Moeda Digital Emitida por Banco Central. Como o nome diz, esse tipo de moeda está ligado a um órgão regulador de um cada país. Trata-se da versão virtual da moeda nacional.

Com as finanças se tornando cada vez mais digitais, a forma como lidamos com dinheiro muda. Hoje, encontramos moedas de diversas formas, como as moedas eletrônicas, criptomoedas ou até mesmo o Real digital. Mas, afinal, quais são as diferenças entre cada uma?

Continua após a publicidade

Coinext

Continua após a publicidade

Coinext_Smart-Friday

Essa é uma questão interessante, afinal, são muitas as novidades do mundo das finanças. E também existem muitas diferenças entre cada forma que encontramos essas representações de valor. Neste artigo, vamos explicar o que é CBDC, quais são seus tipos e o que o difere de outras moedas tradicionais e de criptomoedas como o Bitcoin. Continue a leitura!

O que é CBDC?

CBDC é a sigla em inglês para Central Bank Digital Currency, o que, numa tradução livre, seria Moeda Digital Emitida por Banco Central. Podemos dizer que trata-se da versão virtual da moeda de um país. Portanto, podemos utilizá-la em nosso dia a dia. Algumas funcionalidades são:

Continua após a publicidade

Coinext

Continua após a publicidade

Coinext
  • pagar contas;
  • guardar;
  • realizar transferências para terceiros.

Cerca de 91 países já estudam essa tecnologia, segundo pesquisa do Atlantic Council. Dentre eles, 17% já estão desenvolvendo a tecnologia, 16% estão com projeto piloto e 10% já lançaram a moeda digital.

A China, por exemplo, já lançou projetos pilotos de sua moeda digital, o yuan digital, em diversas cidades chinesas. No segundo semestre de 2021, suas transações totalizaram mais de US$ 8 bilhões.

CBDC é o mesmo que criptomoeda?

Não, CBDC não é o mesmo que criptomoeda. Uma criptomoeda, como o Bitcoin, é emitida e distribuída de maneira descentralizada. Já o CBDC é emitido e distribuído por um governo ou banco central específico.

Além disso, enquanto as criptomoedas funcionam como ativos financeiros e possuem oferta limitada, o CBDC funciona como dinheiro tradicional, como real ou dólar, sendo usado pelas pessoas e não possui oferta limitada, logo, está sujeito à inflação.

Continua após a publicidade

Coinext

Continua após a publicidade

Coinext

Sendo assim, as principais diferenças entre CBDC e criptomoeda são:

CBDCCriptomoeda
seta azul apontando para a direita emitido e distribuído por um governo ou banco central;seta azul apontando para a direita emitida e distribuída de maneira descentralizada;
seta azul apontando para a direita funciona como dinheiro tradicional;seta azul apontando para a direita funciona como ativo financeiro;
seta azul apontando para a direita não possui oferta limitada (sujeito a inflação).seta azul apontando para a direita possui oferta limitada.

Tipos de CBDC

Podemos dizer que existem dois tipos de CBDC: o CBDC de varejo e o CBDC de atacado. Veja, abaixo, suas respectivas características:

CBDC de varejo

O foco do CBDC de varejo é o consumidor final. Assim, seu objetivo é servir como uma alternativa ao dinheiro físico e, consequentemente, aumentar a inclusão financeira da população. Isso porque ele poderia permitir transações 100% digitais por quem não tem conta em uma instituição financeira, por exemplo.

CBDC de atacado

O foco do CBDC de atacado são os bancos comerciais e as instituições financeiras. Dessa forma, seu objetivo é melhorar a eficiência dos pagamentos entre instituições nacionais e estrangeiras. Nos moldes atuais, essas transações podem ser demoradas e caras.

Por que os bancos centrais emitem moedas digitais?

O interesse dos bancos centrais pela emissão de moedas digitais tem a ver com a modernização do sistema e, também, em relação à soberania nacional. Na pandemia de covid-19, por exemplo, já começamos a perceber a preferência por pagamentos digitais. O CBDC vem como um alternativa segura, barata e eficiente tanto para transações nacionais quanto internacionais.

Continua após a publicidade

Coinext

Continua após a publicidade

Coinext

Além disso, há o receio dos bancos centrais de que, com a ascensão das moedas privadas globais, a população substitua a moeda nacional por alguma outra forma de dinheiro não supervisionada por eles. Se isso ocorresse, eles não conseguiriam realizar tarefas como definição da taxa básica de juros, controle dos preços, entre outras.

O que é o Real digital?

O Real digital será uma versão digital da moeda física brasileira (BRL) para facilitar pagamentos. Atualmente, ele vem sendo desenvolvido no programa Lift Challenge, que funciona como um laboratório de ideias. Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a previsão é que ele seja viabilizado em 2024, após testes de sua aplicação em 2023.

As moedas digitais vão substituir o dinheiro convencional?

São cada vez mais comuns as operações financeiras por canais digitais no país, de acordo com a pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para ter uma dimensão disso, sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021 foram realizadas pela internet e pelo celular.

De 2020 para 2021, a movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75%, passando de 9,3 bilhões para 16,3 bilhões de operações. Isso mostra que o comportamento dos consumidores está mudando, já que é possível realizar quase tudo sem ter que ir a uma agência bancária, certo?

A questão é que, embora o dinheiro circule de forma virtual, o registro das transações é feito de maneira independente por cada instituição financeira. Com o CBDC, o emissor da moeda tem total controle sobre elas, porque haverá um único banco de dados compartilhado por todos.

Assim, a expectativa é que a transição do dinheiro convencional para moeda digital, como o Real digital, seja lenta e progressiva. Espera-se que, no seu início, os dois existam juntos e, conforme as pessoas forem se habituando à forma eletrônica, talvez a opção pelo digital seja natural.

Perguntas frequentes

  1. O que significa a sigla CBDC?

    A sigla em inglês CBDC significa Central Bank Digital Currency. Numa tradução livre, seria Moeda Digital Emitida por Banco Central. Ou seja, são moedas emitidas por órgão regulatórios de cada país.

  2. O que é moeda digital?

    Moeda digital, também chamada de moeda virtual ou criptomoeda, funciona a partir de uma rede descentralizada (sistema ponto-a-ponto, do inglês peer-to-peer), o que possibilita transferências de uma pessoa para outra sem a intermediação de um banco.

  3. Quando começa o Real digital?

    Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a previsão é que o Real digital seja viabilizado em 2024, após testes de sua aplicação no ano que vem.

  4. O que será o Real digital?

    O Real digital será uma versão digital da moeda física para facilitar pagamentos, o que é chamado de CBDC.

Continua após a publicidade

Coinext

Continua após a publicidade

Coinext
Referências do artigo
    1. CNN. “7 em cada 10 transações bancárias no país são feitas por canais digitais, mostra Febraban”. Link.
    2. Cnn. “Real Digital é esperado para ser viabilizado em 2024, diz Campos Neto”. Link.
    3. Banco Central do Brasil. “Real digital”. Link.
  1. MARIA DAS

    BOM DIA A TODOS do BC.

    Venho aqui agradecer pelo fidback que me deram a respeito da minha pergunta. Creio que todos os avanços digitais irão agregar grandes oportunidades e crescimento para todos nós brasileiros e trazendo segurança e conhecimento para os diversos níveis sociais. Parabéns ao Banco Central do Brasil.

  2. MARIA DAS

    Inovacoes, segurança e praticidade. Parabéns a toda equipe do BC do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp