Icatu Previdência: entenda se vale a pena contratar a empresa

Conheça a Icatu Previdência e veja os tipos, tributação, e vantagens do serviço. Além disso, avalie se é uma boa opção para você.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Icatu Previdência: entenda se vale a pena contratar a empresa

Se você está à procura de um plano de previdência, talvez já tenha ouvido falar na Icatu Seguros. Sua especialidade é em seguros de vida, previdência privada, capitalização, fundos de pensão e gestão de recursos.

Se você tem interesse em se planejar e proteger o seu futuro ou o da sua família, a previdência privada pode ser uma opção viável. Isso porque, com um dinheiro investido, será possível prever ganhos ao longo prazo, que podem ser utilizados para qualquer prioridade, plano ou desejo.

Continua após a publicidade

Assim, para quem quer conhecer tudo sobre a Icatu Previdência, preparamos este conteúdo. Você vai saber:

  • o que é previdência privada;
  • quem é a Icatu Seguros;
  • quais os tipos de previdência oferecidos;
  • quais as principais vantagens;
  • como contratar um plano com a Icatu;
  • e algumas dúvidas comuns.

Além disso, não deixe de ler um bônus especial no fim desse conteúdo. Boa leitura!

Continua após a publicidade

O que é previdência privada?

escada sendo construída com blocos de madeira
A previdência é como uma construção progressiva com o objetivo de formar uma reserva para a aposentadoria.

Em poucas palavras, a previdência privada é um plano de aposentadoria complementar à previdência pública, que não está ligado ao INSS.

Para ter um plano como esse, você precisa contratar uma empresa que ofereça esse tipo de serviço ou investir diretamente em um fundo de previdência por meio de um banco digital ou tradicional ou, ainda, uma corretora de valores.

Em resumo, para receber a renda mensal complementar da aposentadoria privada, é preciso contribuir por um determinado período, previsto nas regras do plano contratado.

Caso você queira aprender mais sobre esse tipo de investimento, não deixe de ler esse artigo completo sobre previdência privada.

Continua após a publicidade

Quem é a Icatu Seguros?

A Icatu Seguros é a maior seguradora independente do Brasil, com mais de 6,5 milhões de clientes e R$ 60 bilhões sob sua gestão. A empresa está presente em vários estados e tem foco nos seguintes seguimentos:

  • seguros de vida;
  • previdência privada;
  • capitalização;
  • fundos de investimentos.

Em seu site, você pode fazer simulações, procurar a unidade mais perto, explorar dados da empresa e mais.

Além disso, podemos ver a lista os prêmios e as participações nos mais importantes rankings financeiros nacionais que reforçam sua credibilidade, desempenho e excelência em gestão.

Quais os tipos de previdência privada da Icatu?

Nos planos de previdência privada, você pode escolher o valor da contribuição e também sua a periodicidade.

Continua após a publicidade

Em geral, existem dois principais tipos de planos, como você pode ver a seguir. Ambos têm o objetivo de acumular reserva para o contratante, mas eles possuem características diferentes.

Plano Gerador de Benefícios Livres – PGBL 

É ideal para quem declara Imposto de Renda pelo modelo completo e possui renda definida. Isso porque as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, reduzindo, assim, o imposto a ser pago ou aumentando o valor a restituir.

Nesse caso, se o contratante decidir resgatar o dinheiro investido, o IR incidirá sobre o valor total do resgate. Por outro lado, caso se contrate o benefício sobre a forma de renda, o IR incidirá sobre o valor da renda obtida.

Vida Gerador de Benefícios Livres – VGBL 

O VGBL funciona como um seguro de vida individual com cobertura por sobrevivência. Ao contrário do PGBL, ele é mais indicado para quem declara Imposto de Renda pelo formulário simples ou para quem já chegou no limite de contribuição dedutível do PGBL e deseja contribuir mais.

Continua após a publicidade

Isso porque as contribuições não são dedutíveis na declaração de Imposto de Renda e a tributação acontece no momento do resgate ou uso dos recursos e apenas sobre o valor do ganho de capital.

Quais as principais vantagens da Icatu Previdência?

A Icatu Previdência aponta uma série de vantagens para quem fizer a contratação do plano de previdência privada. Veja algumas abaixo.

Fundos têm estratégias diversificadas

Inicialmente, todos os planos envolvem fundos com estratégias diversificadas, seja em renda fixa, multimercado, balanceado ou em ciclos de vida.

Além disso, ao aplicar o 13º e bônus recebidos, é possível ter um rendimento maior.

Continua após a publicidade

Não há taxa de carregamento

Caso você já tenha um plano de previdência em outra instituição, pode optar por fazer a portabilidade para a Icatu. Nesse caso, não existem custos, assim como não há cobrança de taxas de carregamento.

No entanto, você precisa verificar sobre a existência de carregamentos de saída no produto atual, em casos de portabilidade externa.

Possibilidade de coberturas adicionais

Além do plano tradicional, isto é, a cobertura por sobrevivência, você também pode incluir outros benefícios pagos à parte, como, por exemplo, cobertura para invalidez e morte. Assim, caso algo aconteça à você, sua família estará segurada.

Como contratar a Icatu Previdência?

Para contratar a Icatu Previdência, você precisa saber, em primeiro lugar, que tipo de plano deseja. Complicou? Calma, nós explicamos!

Continua após a publicidade

No próprio site da empresa, é possível simular o seu plano ideal. Basta responder às seguintes perguntas:

  • qual é o seu objetivo (realizar um projeto, investir a longo prazo ou planejar sua aposentadoria); 
  • data de nascimento;
  • gênero;
  • com quantos anos quer se aposentar (uma estimativa, mas tenha em mente que o tempo de contribuição deve estar de acordo com os seus objetivos, a fim de permitir acumular um valor satisfatório);
  • quanto você gostaria de receber por mês na sua aposentadoria;
  • qual é o tipo de declaração que você costuma fazer no IR;
  • se possui algum valor investido.

Com base nessas informações, é gerado um exemplo de plano para você. Caso queira, preencha suas informações (nome, e-mail, telefone, profissão, estado e se é cliente Icatu ou não) para receber o contato de um especialista da empresa.

Por fim, a Órama Investimentos, plataforma 100% online, tem parceria com a Icatu e também oferece seus planos de previdência.

Principais dúvidas sobre Icatu Previdência

Veja, agora, as principais dúvidas que envolvem a empresa e o serviço. É importante esclarecê-las para fazer uma boa escolha!

Continua após a publicidade

1. Como funcionam contribuições, valores e resgate?

Investir em previdência não é complicado. Sua contribuição pode ser feita por débito em conta, boleto bancário ou desconto em folha (nos casos de planos empresariais). 

Você também tem a opção de alterar o valor que está sendo investido, fazer aportes extras sempre que sobrar um dinheirinho, interromper as contribuições pelo período que quiser ou até mesmo resgatar o valor acumulado caso surja uma necessidade.

2. Previdência é só para quando me aposentar? 

A princípio, a previdência é um recurso para complementar a aposentadoria. Ainda assim, com uma estratégia apropriada, ela pode servir para ajudar a transformar planos e sonhos de longo prazo em realidade.

No entanto, vale mencionar que outros tipos de investimentos podem ser mais interessantes no curto prazo ou para quem não tem dependentes (já que não precisará fazer uso da sucessão patrimonial).

Continua após a publicidade

3. Só posso resgatar o meu dinheiro quando me aposentar?

Independentemente do número de contribuições, você pode fazer o resgate parcial ou total do valor acumulado a qualquer momento, desde que seja após o cumprimento do período de carência determinado pela seguradora.

Nesse caso, não é possível realizar resgates em intervalos inferiores ao estabelecido no plano (entre 60 dias e 6 meses). Por isso, não esqueça de consultar as informações sobre os prazos de carência no regulamento de cada plano.

4. O que é taxa de carregamento?

É uma tarifa que vai incidir sobre as contribuições pagas para subsidiar as despesas administrativas da seguradora, de corretagem e de implantação do plano.

A cobrança pode acontecer no início do plano (carregamento de entrada), no resgate ou na portabilidade de saída (carregamento de saída).

Continua após a publicidade

No entanto, pode não haver cobrança de carregamento. Como mencionamos antes, na Icatu, os recursos vindos de portabilidade são isentos de carregamento.

Mais uma vez, não deixe de consultar as informações sobre os percentuais de carregamento no regulamento de cada plano.

BÔNUS: o que é melhor, previdência ou fundos de investimento?

pés de uma pessoa parada em frente à setas apontando em diferentes direções
Qual o melhor caminho para você?

A resposta mais correta aqui é: depende. Isso porque são as suas condições de vida que vão te dizer o que fazer.

Como você deve saber, a previdência é um tipo de fundo de investimento com condições especiais, como a possibilidade de usufruir do benefício aos poucos, após o período de acumulação.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, ela não é conhecida por ser a mais rentável, mesmo nos fundos mais agressivos (que investem em ativos de renda variável).

Por isso, dizemos que existem duas vantagens da previdência privada que fazem o plano valer a pena:

  1. sucessão patrimonial: esse tipo de investimento não passa por inventário e, por isso, é bastante interessante para quem tem filhos, por exemplo;
  2. desconto no imposto de renda: para quem paga muito tributo, um plano PGBL pode ser vantajoso pelo desconto que oferece na declaração completa.

Então, caso você se encaixe nessas condições, a previdência é uma boa opção. Do contrário, vale a pena procurar outros fundos ou tipos de investimento que servirão melhor aos seus objetivos.

Como entrar em contato com a empresa?

Por fim, se você se interessou por algum dos serviços disponíveis, pode tirar mais dúvidas ou fazer a contratação pelos canais de contato:

Continua após a publicidade

Qual a reputação da Icatu Seguros?

Para entender mais sobre a empresa, uma boa opção é consultar o Reclame Aqui, que, além de ser um site de reclamações, também é um site de pesquisa de reputação das empresas antes da realização de uma compra.

Veja os dados da Icatu Seguros:

  • nota 7,5 de 10;
  • 100% das reclamações respondidas;
  • índice de solução de 81,8%;
  • 53,7% voltariam a fazer negócios.

Além dessas informações, você pode utilizar os canais de atendimento que mencionamos acima para fazer perguntas e tirar suas próprias conclusões sobre o atendimento da empresa.

Vale a pena contratar a Icatu Previdência?

Conforme você percebeu, a empresa conta com vários benefícios para o cliente. Agora, é preciso avaliar cada um deles e entender quais são, de fato, relevantes para a sua realidade.

Afinal, além da previdência privada, há outros tipos de investimentos, como as ações, que podem ser mais vantajosos para você.

Assim como funciona na contratação de qualquer serviço, é muito importante fazer pesquisas e comparações com outras empresas. Ao analisar a reputação, taxas e qualidade dos serviços oferecidos, você pode fazer a escolha mais acertada e com a tranquilidade de garantir um bom retorno para você.

Esperamos, então, ter te ajudado a conhecer mais sobre a Icatu Previdência.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber ainda mais informações sobre previdência privada, tudo isso em primeira mão e com comodidade, assine a nossa Newsletter!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.