Nosso cartão de crédito tem mais informações do que você imagina. Por meio do chip, da tarja magnética e dos números impressos no cartão, as administradoras conseguem decodificar os dados do cliente e validar qualquer transação. Uma dessas informações é o BIN do cartão.
A sigla se refere à expressão em inglês Bank Indetification Number, que significa “Número de Identificação Bancária”. Como hoje em dia não são só os bancos que emitem cartões, criou-se também o Issuer Identification Number (IIN), que significa “Número de Identificação do Emissor”. Em ambos os casos, o código integra o número do cartão, impresso na parte posterior do mesmo.
Como identificar o número BIN do cartão de crédito?
A identificação do BIN do cartão de crédito é bem simples. Tratam-se dos 6 primeiros números do cartão. Os outros números que compõem a sequência servem para identificar a conta individual que está vinculada àquele cartão.
Somente o último dígito é diferente: ele funciona como um dígito verificador. Para tanto, existe uma fórmula matemática, chamada de algoritmo de Luhn, com a qual você pode encontrar o dígito verificador jogando os demais dígitos. Assim, se você não encontrar o mesmo dígito, é possível concluir que o cartão não possui um número válido.
Entendendo o BIN
Os seis números que compõem o BIN ou IIN de um cartão têm significados importantes para quem sabe analisá-los. O primeiro dígito, por exemplo, é o Identificador da Indústria Principal. Assim, ele indica qual é o setor da empresa que emitiu o cartão. Segundo dados eHow Brasil:
- cartões começados com 1 ou 2 foram emitidos por uma companhia aérea;
- cartões iniciados pelo número 3 são de responsabilidade de uma empresa de entretenimento ou viagens;
- os cartões mais comuns são os iniciados pelos números 4 ou 5, emitidos por instituições financeiras;
- já os cartões que começam com 6 podem ser emitidos por um banco ou por uma loja do varejo;
- quando o primeiro número for 7, o cartão é emitido pela indústria do petróleo;
- os cartões indiciados pelo número 8 são da área de telecomunicações;
- e os cartões que começam com 9 ou 0 podem ser emitidos pelos demais setores ou até mesmo por governos.
Não encontramos informações mais precisas sobre o uso desses números aqui no Brasil. Porém, uma tabela, disponível na internet, mostra a relação entre o início do número do cartão e as bandeiras. Veja:
- Visa – inicia com o número 4;
- Mastercard – inicia com o número 5;
- Diners – inicia como os número 301, 305, 36 e 38;
- Elo – inicia com os números 636368, 438935, 504175, 451416, 636297, 5067, 4576, 4011 e 506699;
- Amex – inicia com os números 34 e 37;
- Aura – inicia com o número 50;
- Hipercard – inicia com os número 38 ou 60.
Os demais dígitos que compões o BIN servem para identificar a instituição emissora do cartão, como vemos acima. Uma financeira pode usar apenas uma sequência de números ou muitas delas. Por isso, existem variações para cartões do tipo Platinum ou Gold por exemplo. As possibilidades são muitas e cada empresa utiliza esses dados conforme suas necessidades e categorias de cartão.
Oi
Muito legal seu artigo, mas eu tenho um MC com digito 2. Sei que a visa está com outro range que não apenas o 4
Top o conteúdo
Muito boa explicação!
Me ajudem
Olá, Emerson! Tudo bem?
Qual é a sua dúvida?