Link dedicado

Saiba o que é Link dedicado, como funciona e quais são seus benefícios!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O link dedicado, também chamado de IP dedicado, é uma solução criada e oferecida ao público corporativo. Essa possibilidade permite uma conexão de internet com alta velocidade, maior estabilidade, disponibilidade constante e mais segurança.

Definição aprofundada

É muito comum que as pessoas confundam a internet banda larga com o link dedicado, mas existem importantes aspectos que diferenciam uma da outra. Na primeira opção, para fornecer a internet banda larga para os clientes, a infraestrutura utilizada é a de telefonia fixa. 

Como essa rede é compartilhada com outras pessoas que contrataram aquela provedora, a estabilidade e velocidade da conexão diminuem, além de oscilações e indisponibilidade do sinal ocorrerem com mais frequência.

Já na opção de link dedicado, as coisas funcionam de maneira exclusiva. Para as empresas que contratam esse tipo de serviço, é garantido uma conexão direta com os servidores da provedora e isso permite estabilidade e disponibilidade da conexão durante as 24 horas do dia. 

icon

Prós

Importante citar também que devido a isso, você não sofrerá com interrupções ou oscilações que acontecem com frequência nas opções de link compartilhado. Ou seja, independentemente de fatores externos, como clima e tempo, o sinal permanecerá ágil e estável.

Outra importante diferença entre as duas opções citadas acima diz respeito aos IP ‘s (Internet Protocol ou Protocolo de Internet, em português). Nas conexões banda larga esse número de IP é gerado no ato da conexão, sendo alterado com certa frequência. 

No link dedicado, existe a possibilidade da empresa criar uma quantidade limitada de IPs exclusivos, garantindo mais segurança dos dados e informações transmitidas pela rede.

Nos casos em que a alta demanda de internet não ocorre de forma constante durante todo o ano, é possível optar pelo link dedicado on-demand, que permite maior flexibilidade na hora da contratação. 

Caso a empresa tenha um tráfego intenso durante todo o período, o contratante poderá solicitar a liberação convencional, garantindo mais estabilidade a todo o tempo, independentemente do fluxo de transmissão de dados.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp