O que é Link dedicado?
O link dedicado, também chamado de IP dedicado, é uma solução criada e oferecida ao público corporativo. Essa possibilidade permite uma conexão de internet com alta velocidade, maior estabilidade, disponibilidade constante e mais segurança.
Definição aprofundada
É muito comum que as pessoas confundam a internet banda larga com o link dedicado, mas existem importantes aspectos que diferenciam uma da outra. Na primeira opção, para fornecer a internet banda larga para os clientes, a infraestrutura utilizada é a de telefonia fixa.
Como essa rede é compartilhada com outras pessoas que contrataram aquela provedora, a estabilidade e velocidade da conexão diminuem, além de oscilações e indisponibilidade do sinal ocorrerem com mais frequência.
Já na opção de link dedicado, as coisas funcionam de maneira exclusiva. Para as empresas que contratam esse tipo de serviço, é garantido uma conexão direta com os servidores da provedora e isso permite estabilidade e disponibilidade da conexão durante as 24 horas do dia.
Prós
Importante citar também que devido a isso, você não sofrerá com interrupções ou oscilações que acontecem com frequência nas opções de link compartilhado. Ou seja, independentemente de fatores externos, como clima e tempo, o sinal permanecerá ágil e estável.
Outra importante diferença entre as duas opções citadas acima diz respeito aos IP ‘s (Internet Protocol ou Protocolo de Internet, em português). Nas conexões banda larga esse número de IP é gerado no ato da conexão, sendo alterado com certa frequência.
No link dedicado, existe a possibilidade da empresa criar uma quantidade limitada de IPs exclusivos, garantindo mais segurança dos dados e informações transmitidas pela rede.
Exemplos de Link dedicado
Nos casos em que a alta demanda de internet não ocorre de forma constante durante todo o ano, é possível optar pelo link dedicado on-demand, que permite maior flexibilidade na hora da contratação.
Caso a empresa tenha um tráfego intenso durante todo o período, o contratante poderá solicitar a liberação convencional, garantindo mais estabilidade a todo o tempo, independentemente do fluxo de transmissão de dados.
Leia também:
- IP Fixo
- Internet Empresarial: conheça os planos, os preços e saiba se vale a pena contratar!
- Internet Portátil: saiba como funciona e conheça as melhores opções!
- Minha internet tá ruim, o que fazer? Conheça as soluções possíveis!
- Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!