Empréstimo com garantia do FGTS? Entenda essa modalidade de crédito consignado!

Será que existe empréstimo com garantia do FGTS? Descubra neste artigo!

Julyana Andrade
Julyana Andrade

O empréstimo com garantia do FGTS é uma linha de crédito que utiliza o seu fundo de garantia para se certificar que a dívida será quitada, funcionando como um modelo consignado tradicional. Se você é funcionário de carteira assinada e está precisando de dinheiro, essa pode ser uma boa possibilidade para conseguir pagar suas dívidas ou investir em algum projeto.

Porém, como toda linha de crédito, existem algumas regras em que o cliente precisa estar enquadrado para ter seu pedido aprovado. E é sobre isso que vamos falar no conteúdo a seguir. Além de mostrar como funciona essa modalidade, vamos apresentar as instituições que fazem a liberação desse tipo de empréstimo e se vale a pena contar com essa solução. Quer saber mais? Então, continue com a gente e confira!

Continua após a publicidade

O que é empréstimo com garantia do FGTS?

O empréstimo com FGTS é uma modalidade de crédito consignado que usa o fundo de garantia do cliente para se resguardar caso o acordo não seja honrado. Ou seja, se o valor acordado não for pago, a instituição vai retirar o que é devido diretamente do benefício. 

Justamente por contar com essa garantia, o acesso a essa linha de crédito é mais facilitado. Além disso, é possível conseguir taxas de juros e encargos bem abaixo, em comparação aos modelos tradicionais de empréstimo. 

Continua após a publicidade

Essas condições foram aprovadas por meio da Lei N° 13.313, criada em 2016, como uma medida para estimular a oferta de empréstimos com taxas de juros mais baixas, tendo em vista que o Brasil passava por uma crise econômica. De lá para cá, algumas instituições começaram a oferecer o serviço para seus clientes.

Como funciona o empréstimo do FGTS?

O empréstimo usando o FGTS funciona como uma linha de crédito consignada, onde as parcelas são debitadas diretamente da conta do cliente. Assim, o banco tem a garantia de que as mensalidades serão pagas e, caso ocorra algum problema com os pagamentos, o valor é descontado diretamente do fundo de garantia.

Para realizar a contratação, o cliente precisa dar ao banco a autorização para que seu FGTS seja analisado. Com isso, a instituição bloqueia uma porcentagem daquele valor, para quitar a dívida em caso de inadimplência. Caso ocorra tudo como planejado e o valor seja pago corretamente, ao final do contrato a quantia reservada é desbloqueada novamente, sendo devolvida ao FGTS.

Essa linha de crédito tem algumas características que as diferenciam dos modelos tradicionais. Além disso, para conseguir ter a solicitação aprovada, a modalidade de empréstimo consignado FGTS exige que o cliente se enquadre, também, em algumas outras regras. Sendo assim:

Continua após a publicidade

  • O valor do empréstimo não deve ultrapassar 30% do salário;
  • A aplicação de juros não deve passar de 3,5% ao mês;
  • O parcelamento pode ocorrer em até 48x;
  • O valor máximo que pode ser usado como garantia deve corresponder a até 10% do saldo do FGTS;
  • O valor máximo da multa rescisória, em caso de demissão sem justa causa, pode ser de até 40% do saldo do FGTS;
  • O cliente deve estar trabalhando sob o regime CLT no ato da contratação.

Quem pode fazer empréstimo usando o FGTS?

O empréstimo com FGTS pode ser solicitado apenas por pessoas que trabalham com carteira assinada, diferentemente das modalidades de empréstimo consignado mais tradicionais, que também contemplam servidores públicos e aposentados ou pensionistas do INSS.

Porém, para que o trabalhador consiga acionar esse modelo, é necessário que a empresa em que ele trabalha tenha vínculo com o banco que oferece esse tipo de empréstimo. Além dessas exigências, outras regras precisam ser seguidas para a liberação do crédito, tais como:

  • O solicitante deve ter mais de 18 anos;
  • Deve estar empregado a, pelo menos, 12 meses;
  • Ter conta no banco que tenha vínculo a empresa em que trabalha;
  • Estar com o CPF regularizado na Receita Federal;
  • Não estar inadimplente com a instituição.

Quais as vantagens em fazer um empréstimo com garantia do FGTS?

Solicitar um empréstimo usando o FGTS pode ter pontos positivos e negativos, dependendo da situação em que você aciona essa opção.

icon

Prós

Crédito liberado de maneira rápida e fácil; taxa de juros menores, se comparadas às outras modalidades; pode ser contratado mesmo com restrições no nome — desde que a inadimplência não seja na instituição.

Em contrapartida, algumas desvantagens podem fazer você pensar com mais calma antes de decidir se essa é a melhor opção.

Continua após a publicidade

icon

Contras

Cobrança de até 40% do seu FGTS como multa rescisória em caso de demissão sem justa causa;a opção é exclusiva para trabalhadores com carteira assinada, excluindo outras classes, como aposentados e pensionistas.

Como fazer empréstimo consignado FGTS na Caixa Econômica?

Para fazer a solicitação do empréstimo com garantia do FGTS, o cliente precisa se dirigir a uma das agências da Caixa e retirar a senha de atendimento para fazer a análise. Lá, seu fundo de garantia será consultado, para determinar as suas margens consignáveis e qual valor poderá ser emprestado.

Não há a possibilidade de fazer essa solicitação por telefone nem por meio do Internet Banking ou aplicativo da Caixa. A única opção é comparecer a uma das unidades do banco.

Existe alguma outra instituição que consegue a liberação do FGTS para empréstimo consignado?

Não. Apesar de muitas pessoas se confundirem, essa modalidade de empréstimo é oferecida apenas pela Caixa Econômica Federal. A confusão acontece, pois existe outra linha de crédito parecida, chamada “Antecipação do saque-aniversário”. Porém, apesar das semelhanças, são categorias diferentes e que apresentam outros tipos de benefícios aos clientes.

O monopólio do serviço por parte da Caixa, se deve pelo fato da instituição ter o controle sobre o benefício do FGTS dos clientes, já que são eles que armazenam e gerenciam as informações. Assim, o acesso aos dados para análises é mais facilitado, se comparados aos outros bancos.

Continua após a publicidade

Para conseguir fazer essa análise, as outras instituições precisam pagar à Caixa algumas taxas extras, o que acaba encarecendo a linha de crédito, fazendo com que não seja tão vantajoso para os clientes, como outras modalidades. Assim, os outros bancos foram, aos poucos, deixando de oferecer esse serviço, enquanto aguardam por alterações na lei que torne a oferta mais viável.

Afinal, vale a pena fazer o empréstimo com garantia do FGTS?

Se você precisa de dinheiro rápido para resolver alguma emergência ou para quitar alguma dívida em que as taxas de juros são maiores que as aplicadas nessa modalidade, essa pode ser uma boa opção. 

Porém se o seu exige valores maiores para empréstimo, com a finalidade de fazer investimentos mais robustos, existem outros tipos de consignado que podem ser mais atraentes e que também oferecem taxas de juros mais baixas — como os com garantia de imóvel ou veículo. 

Outro fato a ser considerado é a sua avaliação sobre estabilidade no emprego, já que, caso você seja demitido, o banco pode bloquear uma fatia de até 40% do seu FGTS para quitação do débito e rescisão do contrato. Isso pode fazer muita diferença em um momento tão importante.

Continua após a publicidade

Se você tem mais segurança e estabilidade em sua posição profissional, além de uma boa quantia reservada para o fundo de garantia, pode aproveitar as vantagens que esse tipo de consignado tem a oferecer com mais tranquilidade. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o empréstimo com garantia do FGTS, basta analisar bem as informações e compará-las com outras linhas de crédito, para saber se essa opção se encaixa em suas necessidades. Após tomar a sua decisão, basta se dirigir à unidade bancária mais próxima e realizar a contratação.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter para aprender mais sobre finanças pessoais e a organizar melhor o seu orçamento pessoal!

Dúvidas frequentes sobre o empréstimo com FGTS

  1. O que é o empréstimo com FGTS?

    Trata-se de uma modalidade de crédito em que o saldo do FGTS é utilizado como garantia de que o compromisso será honrado.

  2. Qual banco oferece o empréstimo com garantia do FGTS?

    A princípio, apenas a Caixa Econômica. Entretanto, não é possível encontrar informações sobre essa modalidade no site do banco. É preciso verificar se ela está disponível na data em questão.

  3. Quem pode solicitar o empréstimo do FGTS?

    Apenas trabalhadores de carteira assinada, já que se trata de uma modalidade de crédito com desconto em folha e é necessário ter saldo disponível no fundo de garantia.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.