Antecipação do saque-aniversário: veja como pedir empréstimo FGTS Banco do Brasil

O empréstimo FGTS Banco do Brasil é uma alternativa de crédito com boas taxas para quem antecipou o saque aniversário. É o seu caso? Então saiba mais sobre ele!

Escrito por Eduarda Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A possibilidade de solicitar um empréstimo FGTS Banco do Brasil usando o recurso de antecipação do saque-aniversário facilitou a vida de muitos brasileiros.

A nova linha de crédito criada pelo Banco do Brasil vai favorecer todos os usuários que tenham interesse em obter valores em empréstimo, usando o saque-aniversário como garantia.

O acesso aos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi uma proposta do governo para injetar valores na economia, a partir do aumento do poder de compra da população.

Porém, para fazer a antecipação desses montantes, é necessário se cadastrar no programa, que prevê o pagamento desse dinheiro no mês em que o usuário faz aniversário.

E se você se cadastrou para obter o saque-aniversário e está precisando de um dinheiro mais robusto, talvez essa seja uma opção viável para a sua necessidade.

Por isso, vale a pena entender melhor como funciona o empréstimo FGTS Banco do Brasile como solicitá-lo da maneira correta.

Empréstimo Banco do Brasil

O empréstimo pessoal do Banco do Brasil permite a simulação e a contratação online. A instituição ainda oferece até 60 dias para pagar a primeira parcela.

  • Todos os perfis
  • checkmarak Crédito totalmente personalizado;
  • checkmarak Carência de até 60 dias para pagar a primeira parcela.
  • checkmarak Possibilidade de contratar o empréstimo online;
  • close O site não informa mais detalhes sobre as condições do empréstimo.

Juros mensais: De 2,40% até 6,46% a.m.
CET: A empresa não divulga taxa
Observação: O CET inclui tarifas de contrato, por isso é maior que os juros mensais

Valores do empréstimo: Flexíveis
Prazo de pagamento: De 2 até 96 meses
Prazo de liberação: De 2 até 5 dias
Observação: Não precisa de análise de crédito

Leia mais sobre Empréstimo Banco do Brasil

O que é e como fazer a antecipação do saque-aniversário?

O saque-aniversário é um recurso criado pelo Governo Federal e instituído pela Lei 13.932/19, que prevê que os trabalhadores possam sacar parte do seu saldo de FGTS anualmente.

O Fundo de Garantia é um fundo de amparo destinado ao trabalhador caso ele seja demitido sem justa causa, no qual a proposta principal é custear o indivíduo durante determinado período, até que ele consiga se recolocar no mercado de trabalho.

O recolhimento do FGTS é de competência do empregador. Quando é demitido, o trabalhador pode fazer o saque-rescisão, sacando todo o valor depositado pelo antigo empregador durante o período de contrato.

Além dessa alternativa, o trabalhador tem o direito de acessar o fundo quando se aposentar. Nesse caso, ele pode sacar todos os valores que não foram retirados durante a vida trabalhista.

Efetivamente, o FGTS é a união de valores que ficam reservados. Até 2019, eles só podiam ser acessados nas duas formas explicadas. Mas, pensando em favorecer a população, o Governo liberou a alternativa do saque-aniversário.

A partir dessa data, todos os trabalhadores que quisessem sacar o valor referente ao recolhimento do FGTS durante o período de um ano, teriam essa oportunidade no mês de seu aniversário.

A adesão a essa solução é opcional. Aos trabalhadores que preferirem guardar o FGTS, basta não optar pelo Saque-Aniversário.

Já os que desejam ter acesso aos valores anualmente, devem fazer o seguinte procedimento:

  1. Acessar o aplicativo FGTS, disponível para download gratuito para sistemas Android e iOS;
  2. Clicar na opção “Meu FGTS” e, depois, em “Saque-Aniversário”;
  3. O contrato com os termos e condições do serviço será demonstrado. O interessado deverá ler e confirmar;
  4. Clicar em “Aderir”.
  5. A partir daí, o trabalhador poderá sacar anualmente os valores do FGTS.

Se você não sabe quanto possui de Fundo de Garantia ou deseja calcular esse montante, confira a nossa calculadora de FGTS

Como solicitar empréstimo com FGTS no Banco do Brasil?

A solicitação de empréstimo FGTS Banco do Brasil pode ser feita diretamente pelo app da instituição, que está disponível para download grátis para Android e iOS.

O passo a passo é feito da seguinte forma:

  1. Acesse o app e logue em seu perfil;
  2. Clique na opção “Empréstimos”. Depois, em “Antecipe seus créditos”;
  3. No próximo passo, escolha a opção “CDC FGTS Saque-Aniversário.

Para quem preferir, é possível contratar o serviço por telefone, entrando em contato com a Central de Atendimento BB ou nas agências.

O empréstimo FGTS Banco do Brasil é uma linha de crédito que a instituição financeira disponibilizou para quem optou por fazer a antecipação do saque-aniversário.

Basicamente, ele libera valores em empréstimo, bloqueando o saldo do FGTS como garantia de pagamento, como acontece com outros tipos de crédito garantido.

Esse recurso de bloqueio, no entanto, só pode ser realizado se o usuário fizer uma autorização expressa, determinando que o Banco do Brasil pode consultar o seu saldo e torná-lo vinculado ao empréstimo.

Mas, também é garantido por lei que a instituição habilitada pode fazer o congelamento desses valores, de modo que o saldo seja suficiente para cobrir a parcela do empréstimo.

Empréstimo Banco do Brasil

O empréstimo pessoal do Banco do Brasil permite a simulação e a contratação online. A instituição ainda oferece até 60 dias para pagar a primeira parcela.

  • Todos os perfis
  • checkmarak Crédito totalmente personalizado;
  • checkmarak Carência de até 60 dias para pagar a primeira parcela.
  • checkmarak Possibilidade de contratar o empréstimo online;
  • close O site não informa mais detalhes sobre as condições do empréstimo.

Juros mensais: De 2,40% até 6,46% a.m.
CET: A empresa não divulga taxa
Observação: O CET inclui tarifas de contrato, por isso é maior que os juros mensais

Valores do empréstimo: Flexíveis
Prazo de pagamento: De 2 até 96 meses
Prazo de liberação: De 2 até 5 dias
Observação: Não precisa de análise de crédito

Leia mais sobre Empréstimo Banco do Brasil

Vantagens do empréstimo com FGTS Banco do Brasil

O empréstimo FGTS Banco do Brasil é um serviço financeiro pensado para ajudar os trabalhadores que precisam ter acesso a um valor maior que o oferecido no saque-aniversário.

Para tanto, o banco trabalha com a ideia de antecipação de valores. Esse é um procedimento relativamente comum, principalmente para empresas.

Ele consiste em adiantar um montante de dinheiro com recebimento garantido, sob a cobrança de uma tarifa de utilização.

A proposta do Banco do Brasil e de outras instituições habilitadas foi de levar essa solução para os clientes PJ, usando o saque-aniversário e o FGTS como garantia de pagamento.

É por isso que esse procedimento pode ser visto como mais vantajoso do que outras alternativas de empréstimo. Confira alguns pontos fortes que ele tem em relação a outras modalidades:

O procedimento é fácil de ser realizado

Tanto a adesão ao saque-aniversário quanto a contratação do empréstimo FGTS Banco do Brasil são simples de serem realizadas.

Os dois procedimentos podem ser feitos online, diretamente pelos apps das instituições financeiras Caixa e Banco do Brasil, respectivamente.

Além disso, o processo garante adesão imediata. No caso do saque-aniversário, ele começa a valer no momento em que a solicitação é concluída.

Já o do empréstimo é considerado concluído a partir do momento em que o Banco do Brasil consegue bloquear o saldo do FGTS para utilizá-lo como garantia.

A taxa de juros é bem acessível

Outro ponto positivo que o empréstimo FGTS Banco do Brasil tem é a sua taxa de juros, já que costuma ser a menor entre as instituições habilitadas para realizar esse serviço financeiro, com a cobrança de 0,99% ao mês.

Como esse é um empréstimo com garantia de pagamento, ele acaba sendo mais seguro para a instituição financeira. Por isso, os juros que incidem sobre o montante são relativos aos de créditos consignados, por exemplo.

Inclusive, o portal Exame destaca que essa taxa de juros sai mais em conta do que a cobrada em muitos créditos pessoais.

É possível antecipar até 3 parcelas

O Banco do Brasil oferece a alternativa de empréstimo com base na antecipação de até 3 saques-aniversário.

Isso significa que o cliente poderá obter valores bem maiores do que está considerando, que podem ser usados para diferentes finalidades.

A proposta desse CDC é simples: o dinheiro é liberado assim que o bloqueio do fundo é garantido e o pagamento das parcelas só acontece quando o saque é liberado.

Enquanto o serviço não for totalmente liquidado, o banco não realiza o desbloqueio do FGTS.

O Banco do Brasil faz empréstimo pelo WhatsApp? 

Uma dúvida frequente dos interessados no empréstimo FGTS Banco do Brasil é se a instituição financeira realiza esse procedimento via WhatsApp.

A tendência de automatização de alguns serviços financeiros chegou até os bancos e o BB é um dos que mais utiliza esse recurso.

Tanto que, pelo WhatsApp oficial da instituição, é possível realizar uma série de ações, incluindo solicitar empréstimos.

Entre as vantagens de optar por esse canal de atendimento, podemos citar:

  • A inexistência de filas e o atendimento imediato;
  • Atendimento humanizado caso o cliente prefira;
  • Segurança na transferência de dados, devido à criptografia da plataforma;
  • Assistente virtual disponível para tirar dúvidas;
  • Atendimento das 8h às 18h.

No entanto, o banco ainda não disponibiliza a oportunidade de solicitar empréstimo FGTS Banco do Brasil por esse canal de atendimento.

Para pedir o crédito com base no saque-aniversário, o cliente precisa acessar o serviço pelo app oficial da instituição.

Contatos oficiais Banco do Brasil

O Banco do Brasil disponibiliza diversos canais de atendimento para que os correntistas e não-correntistas da instituição sempre tenham um caminho para conversar com um atendente.

Confira os contatos oficiais do banco e como acessá-los de forma simplificada:

  • Aplicativo mobile banking Banco do Brasil;
  • WhatsApp: (61) 4004 0001;
  • Central de Relacionamento BB: 4004 0001 / 0800 729 0001;
  • SAC: 0800 729 0722;
  • Ouvidoria BB: 0800 729 5678.

Vale destacar que o Banco do Brasil também realiza atendimentos para tirar dúvidas diretamente em suas agências físicas.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas frequentes sobre Empréstimo FGTS Banco do Brasil

  1. Banco do Brasil faz empréstimo pelo WhatsApp?

    O Banco do Brasil realiza uma série de serviços financeiros pelo WhatsApp oficial do banco, incluindo empréstimos. Porém, o específico empréstimo FGTS Banco do Brasil ainda não é disponibilizado por esse canal, sendo necessário contratá-lo diretamente pelo app da instituição.

  2. Qual o valor do saque-aniversário no Banco do Brasil?

    O valor do saque-aniversário que pode ser adiantado varia entre R$ 400 e o máximo calculado, com base no total de recolhimentos de FGTS do contribuinte. Para saber mais sobre como calcular esses valores, vale a pena conferir a nossa calculadora de FGTS.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp