Empréstimo com o FGTS: Como fazer + Bônus: Lista com as 5 melhores empresas!

Entenda quais são os tipos de empréstimo com o FGTS e descubra as melhores empresas para contratar esse tipo de serviço!

Design sem nome (1)
Mariana Vieira

O empréstimo com o FGTS pode ser aplicado em diversas situações, como o financiamento de imóveis ou a concessão, sujeita a juros, de valores em espécie. 

Muitos trabalhadores buscam mais informações sobre essa modalidade a fim de encontrar opções que os ajudem a sair de encruzilhadas financeiras. 

Continua após a publicidade

Sejam dívidas que corroem o orçamento familiar ou a vontade de realizar o sonho da casa própria ou até mesmo de uma viagem, muitas vezes é necessário conseguir uma renda extra. E uma das principais formas que o brasileiro costuma utilizar para conseguir isso rápido é recorrendo a empréstimos. 

No entanto, nem todas as pessoas cumprem os requisitos para pedir empréstimos convencionais, o que pode fazer com que um empréstimo com o FGTS seja uma alternativa viável. 

Continua após a publicidade

Neste conteúdo você poderá se certificar se essa modalidade se adequa ou não às suas necessidades.

Como funciona o empréstimo com o FGTS?

O empréstimo com o FGTS é uma modalidade desse serviço que utiliza o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço como salvaguarda no caso do não pagamento da dívida. 

Existe mais de um tipo de empréstimo que utiliza essa estratégia e cada um é direcionado para um fim e um tipo de público diferente. 

Há, por exemplo, os empréstimos que congelam parte do FGTS para utilizar esse valor como garantia em caso de o cliente não honrar com as parcelas, mas se tudo for pago conforme o combinado, os valores voltam a ser liberados para uso. 

Continua após a publicidade

Esse tipo funciona de forma semelhante a um empréstimo consignado, muito comum entre servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS. 

Por outro lado, existem modalidades, como é o caso dos financiamentos imobiliários, em que o dinheiro depositado no FGTS é utilizado diretamente para abonar parte da dívida, a fim de que a renda do trabalhador seja comprometida em menor grau.

De maneira geral, uma das características do empréstimo com o FGTS e que é comum a todas as modalidades é que, para conseguir esse tipo de benefício, é preciso ser contribuinte ativo do fundo. 

Isso significa que, na maior parte das vezes, a pré-condição para esse tipo de empréstimo é que a pessoa seja um trabalhador com carteira assinada (no regime CLT), o que exclui, por exemplo, autônomos e aposentados. 

Continua após a publicidade

Tipos de empréstimos para fazer com o FGTS

Alguns desses serviços podem ser contratados em diversas empresas, enquanto outros são exclusivos da Caixa Econômica Federal, banco controlador dos fundos dos trabalhadores no Brasil.

Além disso, as diferentes modalidades de empréstimo atendem a diferentes necessidades, por exemplo, quem precisa de dinheiro imediato e com taxas de juros baixas ou quem pretende diminuir as parcelas de um financiamento. 

A seguir, você pode conferir os principais tipos de empréstimo com o FGTS oferecidos hoje e um breve panorama de como contratá-los.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado FGTS funciona de maneira similar aos consignados já populares no Brasil, oferecidos a aposentados e pensionistas do INSS e servidores do Estado.

Continua após a publicidade

Nessa modalidade, uma parte do dinheiro disponível na conta do FGTS do cliente é retida como forma de assegurar o pagamento da dívida caso o cliente não honre com o compromisso das parcelas. 

Esse tipo de empréstimo com o FGTS só pode ser realizado na CAIXA e é preciso se dirigir pessoalmente a uma agência para contratá-lo, não sendo possível fazer isso pelo aplicativo ou outro meio digital. 

Algumas das regras desse tipo de empréstimo consignado são:

  • O valor do empréstimo não deve ultrapassar 30% do salário;
  • A aplicação de juros não deve passar de 3,5% ao mês;
  • O parcelamento pode ocorrer em até 48x;
  • O valor máximo que pode ser usado como garantia deve corresponder a até 10% do saldo do FGTS;
  • O valor máximo da multa rescisória, em caso de demissão sem justa causa, pode ser de até 40% do saldo do FGTS;
  • O cliente deve estar trabalhando sob o regime CLT no ato da contratação.

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é um serviço que possibilita muitas pessoas a conquistarem seu sonho de ter a casa própria e não teriam, de outra forma, meios para isso. 

Novamente, a CAIXA é uma das principais empresas que oferecem financiamento de imóveis, oferecendo a possibilidade de utilização do FGTS.

Continua após a publicidade

Entretanto, nesse caso, outras empresas também oferecem essa possibilidade, inclusive algumas fintechs que prometem inovar esse mercado. 

Um empréstimo com FGTS, no caso do financiamento imobiliário, pode funcionar com o fundo sendo utilizado de três maneiras:

  • Utilizar o FGTS para pagar a entrada do imóvel, que deve ser, no mínimo, 20% do valor total;
  • Amortização no valor da dívida;
  • Redução do valor das parcelas.

Antecipação do saque-aniversário

O saque-aniversário é um benefício que contribuintes do FGTS podem ter todos os anos, bastando apenas autorizar essa opção no aplicativo móvel do fundo. 

No empréstimo com o saque-aniversário do FGTS os bancos que oferecem esse serviço adiantam algumas parcelas desse saque para que o cliente possa ter em mãos esse dinheiro, mesmo antes do prazo de retirada do benefício. 

Continua após a publicidade

Os valores emprestados são diretamente descontados do fundo de garantia do cliente, o que permite que as taxas de juros desse tipo de empréstimo com o FGTS sejam bem menores do que em outras situações. 

Para ser aplicável a um empréstimo desse tipo em alguma das instituições que o oferecem, basta acessar o aplicativo do FGTS em seu celular e habilitar a opção para autorizar outros bancos a consultarem seu FGTS.

Depois, basta clicar na opção “Empréstimo Saque-Aniversário” e selecionar o banco de sua preferência para contratar o serviço.

É possível fazer o empréstimo com o nome sujo?

Os financiamentos imobiliários são mais exigentes quanto a liberar fundos para pessoas com algum tipo de impedimento. 

Continua após a publicidade

Por isso, quem está com o nome sujo por qualquer motivo pode encontrar dificuldades ao tentar utilizar um empréstimo com o FGTS para adquirir um novo imóvel. 

Quanto aos empréstimos consignados, eles costumam ter aprovação um pouco mais facilitada, principalmente por ser um serviço oferecido por diversos bancos e outras instituições financeiras. 

No entanto, no caso do empréstimo consignado com o FGTS, apenas a CAIXA oferece esse serviço, o que pode diminuir as possibilidades. 

Isso acontece uma vez que, apesar de a CAIXA conceder sim o empréstimo consignado para pessoas com o nome sujo, a inadimplência desse cliente não pode ser com a própria Caixa Econômica. 

Continua após a publicidade

Se esse for o caso, a única possibilidade de conseguir esse tipo de empréstimo com o FGTS não é mais factível.

Dessa maneira, o empréstimo com o FGTS mais fácil de conseguir é, sem dúvidas, o do saque-aniversário. 

Como os bancos têm a garantia do pagamento através do benefício, ele é uma opção concedida a pessoas com o nome sujo e, outro ponto que facilita ainda mais a sua contratação é que mais de uma instituição oferece o serviço.

Quais são as vantagens de fazer um empréstimo com o FGTS?

A principal vantagem de um empréstimo com o FGTS é, geralmente, uma taxa menor de juros cobrada pelos bancos, uma vez que eles possuem uma boa garantia contra a inadimplência. 

Continua após a publicidade

O uso do fundo para obtenção de crédito também pode ter a vantagem de não comprometer o orçamento familiar, uma vez que há modalidades em que os valores são descontados diretamente dele e não do salário do cliente. 

Aqueles que precisam de dinheiro rápido também podem encontrar benefícios na facilidade de aprovação e na possibilidade de utilizar um dinheiro parado para realizar algum sonho ou sanar alguma necessidade. 

Em algumas das modalidades, as parcelas são descontadas automaticamente do fundo, o que evita o risco de esquecer do pagamento e ter juros cobrados por isso. 

Por fim, a principal vantagem de um empréstimo com o FGTS é a facilidade de aprovação, o que democratiza o acesso ao crédito, tornando o sonho de muitas pessoas muito mais próximo de se realizar. 

Continua após a publicidade

O que considerar antes de solicitar o empréstimo?

Antes de solicitar qualquer empréstimo é preciso analisar muito bem a situação geral para decidir se esse passo vale realmente a pena.

No caso do empréstimo com o FGTS, isso não é diferente, uma vez que ele também envolve juros, riscos e a utilização de um dinheiro que pode ser importante no futuro. 

Um ponto importante a se considerar, por exemplo, é o nível de estabilidade no emprego, uma vez que, em alguns casos, até 40% do valor do fundo pode ser retido para garantir o pagamento do empréstimo em caso de demissão. 

Em situações como essas, em que a renda pessoal e familiar é prejudicada, ter acesso ao dinheiro do fundo pode fazer uma grande diferença, principalmente para aqueles que não possuem uma reserva de emergência.

Continua após a publicidade

Outro fator importante é se atentar para a taxa de juros cobrada pela instituição, que pode tornar esse tipo de empréstimo menos atrativo que outras opções no mercado que trabalham com outros tipos de garantias, como imóveis e veículos, por exemplo.

No entanto, se realmente for necessário conseguir um dinheiro com liberação rápida e principalmente para aqueles que possuem algum impedimento para a obtenção de crédito, um empréstimo com o FGTS pode, de fato, ser uma opção interessante.

As 5 melhores empresas para fazer um empréstimo com o FGTS

A seguir, listamos algumas das empresas que se destacam nesse segmento de empréstimo com o FGTS e suas principais características, além dos produtos oferecidos por cada uma. Confira! 

Banco BMG

O Banco BMG é uma tradicional instituição financeira do Brasil que inovou os seus serviços ao migrar majoritariamente para o digital. Entre esses serviços está a possibilidade de antecipação de até 10 anos do saque-aniversário do FGTS. 

Continua após a publicidade

Clientes do banco podem realizar a solicitação pelo próprio aplicativo e os demais podem escolher utilizar o site ou o WhatsApp ali informado. Esse empréstimo com o FGTS possui taxa de 1,89% ao mês e o dinheiro cai na conta em até 1 dia útil.

Antecipação Saque-aniversário BMG

Bxblue 

A Bxblue uma empresa especializada na oferta de propostas de empréstimo consignado. Ela atua, praticamente, como uma vitrine dessa linha de crédito, te dando a possibilidade de comparar as condições de diferentes instituições financeiras.

Os empréstimos da Bxblue são contratados de forma completamente online, pelo site da plataforma. Através da instituição é possível antecipar até 5 parcelas na modalidade de antecipação do saque-aniversário do FGTS, com baixas taxas de juros e sem comprometer sua renda mensal com as prestações.

Antecipação Saque-aniversário BXBLUE

Banco Safra

O Banco Safra é um dos principais bancos do país, que oferece operações realizadas totalmente online, inclusive o empréstimo com o FGTS. Solicite empréstimos de até R$ 25 mil, com taxa de juros de a partir de 1,59% e antecipação de até 7 anos do saque-aniversário. 

Continua após a publicidade

A solicitação pode ser feita pelos canais digitais de atendimento do banco, como o site ou WhatsApp.

Antecipação Saque-aniversário SAFRA

ConsigMais

A ConsigMais é plataforma de auto-contratação de serviços financeiros que também vem se destacando pela oferta de empréstimo com o FGTS, permitindo a antecipação de até 5 parcelas do benefício para os trabalhadores de CLT. 

Quem escolhe a empresa encontra uma taxa de juros de 1,99% para esse serviço e pode escolher contratá-lo pelo site ou por uma das lojas Empresta espalhadas pelo Brasil.

Antecipação Saque-aniversário ConsigMais

Mister Money 

O Mister Money é uma empresa de crédito fundada no Ceará, com quase 10 anos de tradição no mercado, que oferece a possibilidade de antecipação de até 3 parcelas do saque-aniversário do FGTS a uma taxa de juros de 0,99% ao mês. 

A contratação deste empréstimo com o FGTS pode ser feita por meio do próprio site do Mister Money. O serviço está disponível para todos os trabalhadores em regime CLT.

Antecipação Saque-Aniversário Mister Money

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.