A conta poupança é adquirida por muitos que desejam guardar dinheiro e ainda receber rendimentos em todo aniversário da quantia inserida. Porém, a poupança possui diversas limitações, como falta de folha de cheque e limite de cheque especial. Todo correntista do Banco do Brasil possui uma conta poupança, mas nem todo cliente da poupança possui a conta corrente. É necessário fazer o Upgrade de Conta nos casos de quem obteve primeiro a poupança, mas que agora deseja mais funcionalidades.
O Upgrade de Conta pode ser feito para clientes BB que possuam Conta Fácil, poupança e conta-salário. É um método muito rápido de se transformar a conta poupança em conta corrente, em que não é necessário que o cliente vá até uma agência. Assim, economiza-se tempo e você pode usufruir de todos os serviços e produtos bancários de correntistas, como empréstimos, cartão de crédito e investimentos. Pode-se fazer o Upgrade pelo aplicativo Banco do Brasil.
Como fazer o Upgrade de Conta?
A conta poupança, como mencionado, é uma boa opção para pessoas que desejam poupar e render o dinheiros, a baixas taxas. Entretanto, a poupança é uma conta com serviços limitados, visto que tem o propósito de ser apenas uma conta de depósitos. Assim, ela deixa a desejar em diversos aspectos, pois não possui opção de empréstimo, cheques, crédito, dentre outros serviços.
Assim, entra-se em pauta a questão de mudar a conta poupança para corrente. Pode-se baixar o app BB disponível na Apple Store e Google Play. Acesse a sua conta pelo app, com seus dados de agência e conta e senha de 8 dígitos. Depois, clique no “Menu”, e depois em “Upgrade de Conta”. Depois, clique em “Ok, vamos lá”.
Após isso será necessário que você insira seus dados, completando-os para o cadastro de conta corrente. Insira suas declarações iniciais, dados pessoais, endereço, selfie, dados profissionais, etc. Após isso, o banco terá 72 horas para avaliar sua documentação. Caso necessite de algo a mais, será informado.
A conta corrente do Banco do Brasil oferece o pacote básico de serviços, como determinado pelo Banco Central, e este pacote é diferente do que foi determinado para a conta poupança.
Quanto à conta poupança, você encontra a Tabela com os serviços essenciais de conta de depósitos de poupança na Resolução 3.919, art. 2º, inciso II. São serviços essenciais da poupança fornecimento de cartão com função movimentação e fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente. Ademais, os bancos devem disponibilizar gratuitamente 2 realizações de saques em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento, 2 transferências para conta de depósito de mesma titularidade e 2 extrato contendo a movimentação dos últimos trinta dias.
Além disso, é obrigatório disponibilizar consultar ilimitadas utilizando a internet, fornecimento anual de extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos às tarifas, juros, encargos moratórios, multas e demais despesas incidentes sobre operações de crédito e de arrendamento mercantil e prestar qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
No caso de contas correntes, a mesma Resolução 3.919, art. 2º determina os serviços, mas agora no inciso I. Em relação a esta modalidade de conta, é obrigatório que os bancos forneçam cartão com função débito e segunda via de cartão, exceto nos casos de pedido de reposição formulados pelo correntista decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente.
Ademais, os bancos devem oferecer gratuitamente 4 saques em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento, 2 transferências de recursos entre contas na própria instituição, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet e 2 extratos contendo a movimentação dos últimos trinta dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento.
Além disso, os serviços de consultas mediante utilização da internet, compensação de cheques e prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos devem ser fornecidos sem limitação.
Deve-se também fornecer 10 folhas de cheque, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à sua utilização, de acordo com a regulamentação em vigor e as condições pactuadas e o anual de extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos às tarifas, juros, encargos moratórios, multas e demais despesas incidentes sobre operações de crédito e de arrendamento mercantil.
Olá, eu estou tentando transformar a minha conta poupança em corrente, mas há um aviso dizendo “No momento não há opção de Upgrade de Conta disponível no seu perfil.” O quê eu faço ?
Olá, Kevin! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato com o BB para verificar.
Tenho uma conta poupança e quero fazer um Upgrade para conta corrente. O motivo principal é que quero solicitar um cartão de crédito. Isso seria possível depois o upgrade?
Olá, Maria! Tudo bem?
Acredito que você precisa solicitar o upgrade primeiro.
Essa Conta corrente aberta através do upgrade tem limite de movimentação tal qual a conta digital?
Após o upgrade não tem limite de movimentação, João.
Olá, depois que fizer o upgrade de poupança para corrente terei as duas contas ou ficarei só com a corrente?
Olá, Bertulina! Tudo bem?
No caso do upgrade, você vai transformar sua conta poupança em corrente. Se preferir, pode abrir outra conta corrente no mesmo banco.
Olá, eu tinha uma conta fácil e transformei ela em conta corrente eu fiz o “Upgrade” da conta pelo app e deu tudo certo, só que continuei utilizando o cartão da conta fácil pois não fiz o pedido do cartão da conta corrente a minha dúvida é. Eu deveria cancelar o cartão da conta fácil para utilizar somente o cartão da conta corrente? Ou eu posso ficar utilizando o da conta fácil normalmente?
Olá, Oziel! Tudo bem?
Geralmente, o BB envia um novo cartão quando você solicita o upgrade da conta. Se não chegou, possivelmente o cartão está na sua agência, sugiro que verifique ou entre em contato com a Central de Atendimento.
Olá! Tenho uma conta poupança no Banco do Brasil e gostaria de fazer um upgrade para uma conta digital que eu não tivesse nenhum custo com taxas de manutenção, é possível realizar essa operação através do aplicativo?
Olá, Alex! Você pode solicitar o upgrade diretamente pelo aplicativo do Banco do Brasil.