Como renegociar o financiamento habitacional da Caixa? Saiba sobre as parcelas em atraso

Você sabe o que fazer em caso de parcelas em atraso no Caixa Habitação? Saiba como fazer uma proposta se as prestações do seu financiamento não foram pagas.

Escrito por Eduarda Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que mais financiam imóveis no país. O banco público possui diversos programas, alguns até com incentivo do governo, para facilitar a compra da casa própria, sem contar as taxas que são bem acessíveis.

Os financiamentos são feitos para casas e apartamentos prontos, e também financiam imóveis ainda na planta. Nesse caso, a Caixa até permite o parcelamento da entrada, enquanto as chaves do imóvel não são entregues e ainda não começou a pagar as prestações. Com esse tipo de financiamento, muitos brasileiros conseguem realizar o sonho de ter uma casa própria.

Mas nem sempre o planejamento financeira dá certo, e algumas prestações começam a se atrasar. O que fazer quando isso acontece?

Financiamento habitacional Caixa atrasado. O que fazer?

Se você está buscando por esse tipo de informação, provavelmente é porque enfrentou alguma situação emergencial que o impediu de cumprir com as obrigações do pagamento do financiamento em dia. Nesses casos, não deve haver remorso, visto que as parcelas já estão atrasadas.

No entanto, é crucial agir rapidamente para evitar consequências mais graves, como a perda do imóvel. Pensando em te ajudar com isso, aqui estão algumas medidas que você pode tomar para regularizar sua situação:

warning-1142 Entenda o problema: verifique os detalhes do seu contrato e entenda exatamente o montante em atraso e as penalidades aplicáveis. Às vezes, os atrasos podem ser causados por problemas administrativos que podem ser resolvidos com uma simples verificação.
translate-process-speech-bubble-lineal-16042 Comunique-se com o banco: entre em contato com a Caixa Econômica Federal o mais rápido possível. Explique sua situação e demonstre vontade de resolver o atraso. A Caixa oferece opções de negociação para ajudar os clientes a regularizar seus débitos (siga a leitura para saber como renegociar).
transaction-14855 Avalie seu orçamento: analise seu orçamento doméstico para identificar áreas onde você pode economizar e destinar mais recursos para quitar o financiamento. Cortar gastos desnecessários pode liberar uma quantia significativa para ajudar no pagamento das parcelas atrasadas.
user-273 Busque assessoria jurídica: se o atraso no pagamento for substancial e você não encontrar uma solução negociando diretamente com a Caixa, pode ser útil buscar aconselhamento jurídico, se possível. Um advogado especializado em direito imobiliário pode oferecer orientações sobre seus direitos e as melhores estratégias para lidar com a situação.

Com tudo isto evidente, saiba que o mais importante é não ignorar o problema. Atrasos no financiamento habitacional são sérios e exigem atenção imediata, mas com as ações corretas, é possível encontrar uma solução e manter seu lar.

Como renegociar financiamento Caixa?

A Caixa possui um sistema facilitado para que seus clientes tenham acesso rápido e de forma bem simples a uma renegociação de suas dívidas. Se o cliente está com as parcelas em atraso da Caixa Habitação, é possível acessar o site e fazer uma proposta online para a negociação de uma melhor forma de pagar.

Para fazer a negociação de sua dívida, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, escolher a opção de financiamento habitacional e informar o seu CPF. O próprio sistema lhe dará algumas opções para o pagamento dos boletos em atraso. 

Outro meio para renegociar a dívida e reduzir a prestação do financiamento é através do telefone 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4 para solicitar. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Ainda uma terceira opção é pelo aplicativo Habitação Caixa, disponível no Google Play (Android) ou App Store (iOS – iPhone).

dividas habitacional caixa
É preciso ter o CPF do titular do contrato e um número de telefone para acesso ao sistema

Se você tem apenas um boleto em atraso e só precisa da segunda via para efetuar o pagamento, também pode solicitar através do site. Clique em 2ª via de boleto para imprimir e pagar em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Você também pode pagar através do Internet Banking.

Aplicativo da Caixa

Hoje em dia muitas coisas são resolvidas pelo celular, inclusive pendências bancárias. Para renegociar suas dívidas, a Caixa disponibiliza o serviço também através do aplicativo. Baixe gratuitamente através da lojinha de aplicativos do seu celular (App Store para aparelhos da Apple ou Google Play para aparelhos com sistema Android).

WhatsApp do Habitação Caixa

Recentemente, o app de mensagens se tornou bastante comum entre os bancos, a fim de facilitar a vida de seus clientes.

Foi pensando nisso que a Caixa também disponibilizou o atendimento do Caixa Habitacional pelo WhatsApp. Para isso, basta acessar diretamente pelo site do banco ou então mandar uma mensagem para o número de telefone 0800 104 0104.

Quanto tempo posso atrasar o financiamento da Caixa?

A Caixa Econômica Federal permite que você atrase até três parcelas consecutivas antes de tomar medidas mais severas. De acordo com a sessão de perguntas frequentes do site, “Você pode obter o boleto de até três prestações, desde que não exceda 91 dias de atraso contados desde o primeiro vencimento não pago”. Durante esse período, é fundamental regularizar a situação, pois os juros e multas começam a ser aplicados já após o primeiro dia de atraso.

Se as parcelas atrasadas ultrapassarem três meses, a Caixa pode iniciar um processo de cobrança mais rigoroso, que inclui notificações formais e a possibilidade de negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Continuar inadimplente pode levar à execução da dívida, isto é, o imóvel pode ser levado a leilão para quitar o saldo devedor.

Para evitar essas complicações, a Caixa oferece opções de negociação e renegociação da dívida. Procure uma agência ou utilize os canais de atendimento para encontrar uma solução viável. Lembre-se de que manter a comunicação com a instituição financeira é crucial para evitar a perda do imóvel e regularizar sua situação o mais rápido possível.

Outras dívidas

Se você possui outros tipos de dívidas com a Caixa, como outros financiamentos, empréstimos ou cartão de crédito, saiba que também pode renegociar através do site ou do aplicativo. É bem simples e fácil e você tem diversas opções para pagar suas dívidas e tirar o seu nome dos serviços de proteção ao crédito.

É muito importante quitar suas pendências o quanto antes, para que não vire uma “bola de neve” cheia de juros. Quanto mais você demora para regularizar sua situação, mais difícil fica.

Se você tem dívidas com outros bancos, procure sua agência ou acesse o site para saber se eles têm alguma forma simples de renegociar a dívida.

Telefone Caixa Habitação

  • Telefone de capitais: 4004 0104 (opção 4);
  • Telefone para demais cidades: 0800 104 0104 (opção 4);
  • WhatsApp: Acessando o site e clicando no ícone de WhatsApp ou adicionando 0800 104 0104 à lista telefônica em seu celular.

Mulher mexendo no computador

Acesse a nossa
Calculadora de Financiamento Imobiliário

Ainda não sabe quais as condições exatas do seu financiamento? Acesse nossa calculadora! Lá você poderá realizar uma simulação de como serão as condições das parcelas futuras do seu financiamento ao longo do tempo. Confira!

Ir para a calculadora

Perguntas frequentes sobre Financiamento Habitacional Caixa

  1. Como diminuir os juros do financiamento da Caixa?

    É necessário ter um relacionamento mais próximo com o banco. Ter uma conta corrente ativa e movimentada, aceitar propostas de cartão de crédito ou trazer o salário para o banco podem ser boas alternativas.

  2. Como negociar o financiamento habitacional da Caixa?

    Entrando em contato diretamente com o banco. Os telefones são: 4004-0104 (capitais) ou 0800 104 0104 (demais cidades), de segunda a sexta (dias úteis), no horário entre 8h e 20h. Também é possível ir até a sua agência, acessar o site ou o aplicativo Habitação Caixa (Android ou iOS).

  3. Como pagar dívida antiga da Caixa Econômica Federal?

    Pelos telefones, que são 4004-0104 (capitais) ou 0800 104 0104 (demais cidades), de segunda a sexta (dias úteis), no horário entre 8h e 20h ou acessando o site oficial do banco.

  4. Como reduzir parcela de financiamento habitacional Caixa?

    De acordo com a Caixa, é possível reduzir a prestação em até 12 meses. Isso se o contrato tiver no mínimo as 12 últimas prestações pagas em dia e o saldo devedor não ser maior que 80% do valor do imóvel. Basta realizar o processo pelo app do Caixa habitação, pelo WhatsApp ou pelos telefones de comunicação oficiais.

  1. lorival camargo

    boa tarde estou com 16 parcelaem atrazo nunca fui comunicado
    e nem fui negativado liguei na central mandarao eu resolver na ag
    fui la nao pode fazer nada poderi me dar uma dica

  2. italo

    quero saber se tem como icorporar minha dívida no restantes das pacelas pois estou desempregado e não tem como pagar ogora

  3. Ilse Barbosa

    a empresa que eu trabalhava falou e tive que mudar de Estado.Um casal assumiu a casa e as prestações.,porém ficaram desempregados e atrasaram e sô percebi agora,têm mais de 80 parcelas em atraso num valor de quase 11mil. Queremos parcelar e ir pagando. Porém fui na CAIXA,e não aceitam outra opção sem ser o pagamento a vista. Não têm como…Queremos pagar o que devemos aos poucos. se parcelam todos tipos de dívidas, porque NÃO o da casa.

  4. Alexandre barbosa

    estou com 10 parcelas atrasadas minha casa minha vida vou petder ou tem como negociar???

  5. Lucimara

    Eu ja tentei na agencia tenho FGTS para ajudar, estou com 3 prestações atrasadas, qdo comprei minha situação financeira era outra, hoje minha renda caiu pela metade eu nao consigo renegociar o contrato? não deixam usar o FGTS pq tem um valor de R$2500,00 que ele fala que é resticio de parcelas qdo ela foi incorporada. Não sei o que fazer a caixa só diz nao nao e nao .

  6. MARCELO CORREA

    O que significa ” TP 321″ ?
    Eu atrasei 2 parcelas e quando fui pagar uma delas, além do boleto ter desaparecido do site, me apareceu esse código que nem o atendente via telefone sabe me explicar o que é, esse código veio acompanhado de uma taxa de R$ 59,90

    Teria como você me esclarecer o que seria esse código e como proceder para resolver?

  7. Silvânia de

    Eu estou com 4 prestação atrasada não consegui negociar e dei 30 mil de entrada e paguei 2 anos e meio certinho agora fiz q não podem encorporar as prestações porq comprei em 2016 , estou pagando um absurdo de juros ,

  8. Renato

    Fiz um financiamento na Caixa Econômica de uma casa, porém por minha renda na época ser de dois empregos fui incluído em uma categoria de juros a 9%, porém perdi um dos empregos tenho como renegociar a taxa de juros?

  9. Estou a meses tentando renegociar mas não consigo!!estou tentando de todas as formas estar em dias com a caixa porém ninguém tem boa vontade em me ajudar!

  10. Bruno

    Olá boa tarde tenho 3 parcelas em atraso já me ligaram falando que meu imóvel vai a leilão e já paguei uma das 3 em atraso com um juros abusivo, gostaria de saber se há a possibilidade de uma renegociação de valor mensal ou a incorporação desse valor de débito

  11. Francis

    Mentira. Entrando no site da caixa vc não consigo segue nada. Ligando no 0800 eles vão pedir pra vc ir direto na agência. Via telefone nada fazem

  12. Mariacelialino

    Estou com 8 parcelas da minha casa atrasado é da caixa tem como parcelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp