Fazer compras usando o cartão de débito é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores. É mais prático e muito mais seguro, pois evita que você saia de casa com dinheiro na bolsa ou na carteira.
Algumas pessoas ainda têm receio de usar o cartão de débito com medo de ser cobrado pela transação. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! A compra na função débito não tem nenhum tipo de cobrança. Pagando pelas suas compras usando o cartão, só será debitado da sua conta o valor total da compra, nenhuma taxa a mais.
Esse receio acontece porque algumas pessoas ainda confundem o cartão de débito com o cartão de crédito. Na compra com débito em conta, o valor é descontado automaticamente da sua conta, e não tem fatura, nem juros, nem parcelamento. É como se você tivesse retirado o dinheiro no caixa eletrônico e fizesse o pagamento à vista.
Já com o cartão de crédito é diferente, pois a sua compra só será cobrada na próxima fatura e ainda pode ser parcelada, dependendo das condições da sua bandeira e do estabelecimento onde efetuou a compra. Nesse caso, a compra é paga através de uma fatura do cartão de crédito.
Mas apesar da compra com débito em conta ser muito prática e segura, pode ocorrer algum problema. Se o valor digitado na máquina estiver errado, e o cliente confirmar a conta sem reparar no erro, será debitado o valor informado à máquina. E não são raros os casos de pessoas que cometem esse tipo de erro. É mais comum do que podemos imaginar, pois as pessoas nem sempre estão tão atentas ao que estão fazendo e podem se distrair facilmente com outras coisas.
Aí vem a dúvida: o que fazer se for debitado um valor maior da minha conta?
Estorno de Débito em Conta
Quando ocorre esse tipo de erro, é necessário pedir um estorno. Estornar significa restituir o valor debitado indevidamente, e esse recurso é utilizado justamente para corrigir esses tipos de erros.
Ao verificar que foi debitado um valor indevido, o cliente deve avisar ao lojista imediatamente. Na própria máquina é possível solicitar o estorno, passando o cartão do cliente novamente. Feito o estorno, o lojista irá entregar um comprovante, que deve ser bem guardado, pois é a garantia de que o procedimento de devolução do dinheiro foi realizado.
O valor não volta para a conta imediatamente, é preciso aguardar um prazo para isso, que pode ser de no máximo 30 dias. Por isso, o melhor é ficar sempre atento e conferir o valor digitado antes de digitar a senha e confirmar a venda.
O estabelecimento não pode se negar a fazer o estorno, já que no caso de erro, isso é um direito do consumidor, mas caso a loja não consiga realizar o estorno diretamente na máquina, é preciso que o cliente procure o seu banco para solicitar o procedimento.
Olá, bom dia.
Gostaria de tirar uma dúvida, meu cartão foi roubado e fizeram compras no cartão de débito com a senha de 6 dígitos, é possível estornar o valor?
Olá Liz,
Sinto muito pelo roubo, espero que você esteja bem.
Em relação ao estorno, sugiro que você leve o boletim de ocorrência do roubo na agência que você tem conta o quanto antes. Eles farão uma análise e poderão fazer o ressarcimento do valor se ficar configurado que houve uma fragilidade na segurança que eles devem oferecer para sua conta.
Espero que tudo se resolva por aí.
Comprei em um mercado e foi com o cartão de débito, o vendedor passou em uma máquina e deu erro na máquina e passou em outra máquina, no caso foi debitado da minha conta duas vezes reclamei no dia e ele me disse que poderia levar 48 horas pois o dia da compra era em um sábado, oque devo fazer a respeito?
Olá, Jessica! Tudo bem?
Pode demorar sim. Sugiro que entre em contato com a central de atendimento do seu cartão para verificar se o estorno foi solicitado.
Boa tarde
Passei meu cartão de débito em um táxi, o valor que eu tinha que pagar era R$30,00 e na maquina realmente aparecia esse valor, quando estrei em casa recebi uma mensagem do banco de foi debitado de minha conta R$4.530,00. Acho que tomei em golpe!
Já fiz o boletim de ocorrência.
O que devo fazer para reaver o dinheiro? Estou sem chão!!!
Olá, Waldyr! Tudo bem?
Você deve entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão para solicitar o estorno.
Tinha uma conta em débito automático, e quero fazer o estorno porquejá foi paga no dia 30/11/2021 e no dia 1/12/2021 esse mesmo valor ja foi pago em outro aplicativo
Olá, Milza! Tudo bem?
Você precisa solicitar o estorno diretamente ao banco.
Consegui resolver ?
Meu caso comprei um espetinho 9 reais cara passou 9 mil na máquina estava 9 reais
Aconteceu o mesmo comigo, a minha conta deu 43 reais, e o taxista passou 1.843.
Acabei perdendo meu cartão e nele foi passado 3 compras no debito por aproximação, posso receber o ressarcimento? E como devo fazer isso?
Olá, Paloma! Tudo bem?
Sim. Entre em contato com a administradora do seu cartão.
Fui vítima de golpe do Pix o qe fazer p ter o estorno
Olá, Fernanda! Tudo bem?
Você precisa entrar em contato com o seu banco para verificar.
Passei o cartão de débito e não foi gerada o comprovante! O comerciante passou novamente !
Enfim vieram dois débitos em minha conta.
O estabelecimento cancelou a compra e me mandaram a carta de cancelamento, porém já se passou 12 meses e o valor não estornado.
Encaminhei a carta de cancelamento ao banco e eles informam que não e com eles.
Ja o estabelecimento informam que não e com eles também
Oque devo fazer ?
Olá, Verônica! Tudo bem?
Sugiro que entre em contato com o Procon da sua cidade. Eles podem te orientar melhor. Boa sorte!
o problema é do BANCO! Estão ocorrendo muitos casos, e com diversas empresas, o que precisa mesmo é acionar o banco!
Fiz uma compra no cartão de débito em Mettres one Radial em 08/05/2021, não entregaram o produto, e não devolvia meu dinheiro, valor 4.700,00 reais, até que fui a loja com a patrulha do consumidor, o suposto gerente garantiu que no mesmo dia o dinheiro estaria na minha conta, que ia realizar um pix, ao chegar em casa recebi um e-mail do SAC da loja dizendo estorno feito hoje segue os comprovantes, porém nos comprovantes esta escrito recebemos a sua solicitação de cancelamento de venda ao CNPJ …………, porém em baixo está escrito A solicitação será concluída assim que houver saldo disponível, alguém poderia me esclarecer , não entrou dinheiro na minha conta, quando vou receber ? E assim quase dois meses que eu havia pago com o meu cartão de débito.
Olá, Ivani! Tudo bem?
Sinto muito por essa situação. Nesse caso, é necessário acionar o PROCON da sua cidade para solicitar o estorno.
No caso de cartão de débito, soh com o número do cartão o lojista consegue realizar o estorno ou precisa do número da conta?
Olá, Antonio! Tudo bem?
Precisa do número da conta também.
Boa noite fiz uma compra com débito, mas a loja é uma fraude, neste caso posso pedir estorno ao banco?
Olá, Fabiana! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato com o PROCON da sua cidade para verificar.
Posso fazer cancelar uma compra 5 meses depois, pois o produto não chegou?
Olá, Daiani! Tudo bem?
Quando o produto chega com defeito, o consumidor tem 90 dias – a partir da entrega – para reclamar. Como esse prazo já passou, acredito que você não pode reclamar mais, mas sugiro que entre em contato com o estabelecimento para verificar.
Como cancelar o débito se a pessoa que debitou nao esta de acordo?
Olá, Vanderléia! Tudo bem?
O estabelecimento deve estornar o valor. Se isso não acontecer, sugiro que entre em contato com o PROCON da sua cidade.
Ola fiz uma compra com o cartao de debito .peguei o produto o dinheiro saiu da minha conta .mas o vendedor falou q o dinheiro estornou e iria voltar p minha conta mas nao voltou nem p minha ne p dele .o q faco p ele nao ficar no prejuizo.seraq esse dinheiro vai voltar
Olá, Fatima! Tudo bem?
O prazo para o estorno cair na sua conta é de até 30 dias. Se, depois desse prazo, o valor não cair, sugiro que procure sua agência para verificar.
Boa tarde! Fiz um pagamento do que consumi em um restaurante no valor de 78,00 débito, no dia 18/10, hoje, dia 25/10 o dinheiro foi estornado pra minha conta (78,00), o que fazer?? o erro é deles ou é com o meu cartão? na hora que passei o cartão no débito deu aprovado e tudo certo.
Olá, Vitor! Tudo bem?
Sugiro que entre em contato com a administradora do seu cartão para verificar.
Olá, paguei a mensalidade da academia no débito, no memso momento vi que o estabelecimento não oferecia os serviços necessários, aparelhos quebrados . Pedir o estorno do meu dinheiro eles tão negando, o que devo fazer, pq não vou pagar por algo que não funciona é não vou usar.
Olá, Rosenilde! Tudo bem?
Nesse caso, se a academia não aceitar fazer o estorno, é necessário entrar em contato com o PROCON da sua cidade.
Fiz uma compra em débito, foi cobrado . E a empresa mandou o relatório quw havia sido estornado. Até a agora o banco não devolveu
Olá, Francisca! Tudo bem?
O prazo para o estorno cair na sua conta é de até 30 dias. Se, depois desse prazo, o valor não cair, sugiro que procure sua agência para verificar.
Fui realizar uma compra no débito e na primeira tentativa ao passar na maquininha errei a senha e apareceu senha inválida, então passei novamente e deu certo, ao olhar no aplicativo meu extrato tinha efetuado as duas tentativas, então entrei em contato com o dono da loja e o mesmo me mostrou as compras que foram efetuadas na maquina dele, e só constava uma mesmo, nesse caso eu preciso procurar meu banco ou é só esperar pra ver se acontece o estorno automaticamente?
Olá, Rafaela! Tudo bem?
É necessário entrar em contato diretamente com o banco para solicitar o estorno.
Eu quero saber se é possível fazer um estorno de débito
É possível sim, Margareth.
Você deve retornar no estabelecimento em que foi feito a compra e solicitar o estorno. O valor deve retornar para a sua conta em até 30 dias.
Oi, um quiosque na praia passou o valor errado e como era maquininha sem comprovante não peguei comprovante. Só tenho o extrato do banco. Mas eles se negam a devolver o valor alegando não ser eles… e agora?
Olá, Gabriela! Tudo bem?
Infelizmente, nesse caso, só a loja em que a compra foi feita pode solicitar o estorno… Tente entrar em contato com o dono do estabelecimento novamente e explique a situação. Boa sorte!
Boa noite.. fiz uma compra em um mercado no débito, dia 23/02/2021 hoje é 04/03/2021.. o dinheiro não voltou.. o gerente da loja me deu um papel .. como comprovante ..
Falou que no sistema dele foi cancelado a comprar mas o dinheiro não voltou.. mesmo nessa caso é 30.dias ?
Eu preciso ir na agência informar o valor ?
Olá, Romário! Sim, o prazo para o estorno cair na sua conta é de até 30 dias. Se, depois desse prazo, o valor não cair, sugiro que procure sua agência para verificar.
Olá bom dia… fiz uma compra no débito e não Me deram o comprovante do estorno, o estorno foi feito dia 18/02/2021 hj é dia 22/02/2021 e o dinheiro do estorno ainda não voltou pra conta…tem como solicitar o comprovante ainda, ainda ta no prazo do estorno?!?
Olá, Fabio! Nesse caso, o estorno deve cair na sua conta e se não cair, você deve entrar em contato diretamente com o banco.
Banco pan, bmg,daycoval, banco olé,banco do Brasil. Me deixaram na miséria por abuso de consignado e tarifa conta salario.
Passei o cartão debito no valor de 5000 mil.
Deu negado .mais saiu dá minha conta.
E a loja falou que não foi pra conta deles.
Aí fiquei sem o dinheiro e sem o produto.
O que faço agora.
Olá, Aldair! Sugiro que entre em contato com o seu banco e, caso não seja resolvido, acione o PROCON da sua cidade. Espero que sua situação seja resolvida!
Oi boa tarde ao passar meu cartão débito açougue a moça tentou duas vezes segundo ela deu não autorizado acabei pagando em dinheiro porém descontou as duas tentativas na minha conta retornei ao estabelecimento não me deram a nota fiscal e nem meu dinheiro. como faço?
Olá, Raina! Nesse caso, acredito que você precise verificar com o estabelecimento novamente, pois eles que devem solicitar o estorno. Depois de solicitado, demora até 30 dias para o estorno cair.
Eu tenho um estabelecimento onde o cliente passou o cartão e deu negado. Aí ele pagou com pix. Da transação do cartão eu não tenho nenhum comprovante, pois não recebi. E foi debitado da conta do cliente. O cliente veio cobrar de mim, mas eu não tenho como ressarcir. E aí?
Olá Camila,
Acreditamos que nesse caso é preciso ter um entendimento entre as partes. Você, como dona do estabelecimento entende que o cliente não quer pagar duas vezes pelo produto, mas ele, como cliente, também precisa entender que você deve ter garantias de que recebeu o valor.
Explique para ele a situação, veja quantos dias faltam para o recebimento desse valor da transação na maquininha e combine com ele que nesse dia vocês contabilizarão o recebimento e o dinheiro será devolvido para quem ficou no prejuízo. Outra forma seria olhar se no fechamento das suas vendas no dia, aquele valor está na somatória. Mas não existem garantias de que ele será retirado porque a venda deu negada na hora de passar o cartão, não é mesmo?
Em resumo, sugerimos uma conversa amigável com o cliente.
Olá,fiz um estorno no meu cartão da caixa poupança já tem 20 dias quanto tempo demorar pra cair na minha conta
Olá, Jucelia! Normalmente o estorno demora até 30 dias para cair. Sugiro que se esse prazo acabar e o valor não cair na sua conta, tente entrar em contato com o banco.
Olá, boa tarde.
Meu pai fez uma compra de uma câmera em um site chamado ccanoon e agora descobrimos que o site é fraldolento, olhamos no “reclama aqui” e está chovendo de reclamações do mesmo tipo.
O grande problema é que o meu pai pagou no cartão de débito.
E além do mais o site consta como inexistente, simplesmente sumiu tudo.
Estou preocupada pois o valor foi muito alto, seria possível falar com o banco do cartão e eles estornarem o valor? Ou só a loja poderia resolver isso *sabendo que a loja deixou de existir*
Olá, Graziela! Sinto muito pela sua situação. Sugiro que tente entrar em contato com o seu banco e, caso eles não consigam resolver, já que se trata de uma fraude, acione o Procon da sua cidade. Espero que consiga resolver!
Boa noite meu esposo foi numa farmácia e pagou um produto que já , havia sido pago , no débito ,a moça fez o extorno , depois de 7 dias vi que não estava a compra e nem o extorno ,ela falou que não saiu dinheiro da minha conta , porque foi cancelado na hora , isso está correto ?
Fátima, é um pouco difícil afirmar sem saber como foi a situação exatamente, mas normalmente o estorno demora até 30 dias. Pode ser que tenha havido algum erro da atendente, mas realmente não sei lhe dizer com certeza o que houve.
Boa tarde , passei no cartão de débito, 40 reais de gasolina e só dava erro sendo que tentei passar por mais 2 vezes e só dava erro . Ai desisti e paguei no dinheiro . Mais quando puxei o estrato da minha conta estava lá descontado 3x de 40 reais . O gerente disse que ia estornar o dinheiro . Mais já tem 5 dias e não retornou ainsa . Oque devo fazer ?
Olá, Kassia! O estorno pode demorar até 30 dias para cair na conta. Sugiro que continue acompanhando e, se não cair, tente entrar em contato com o gerente novamente.
Fui em uma loja e a moca passou meu cartao na maquininha e deu erro ai passou em outra e deu certo mais ao chegar em casa vi no extrato da conta que foi pago o valor 2 vezes e voltei la falou que no proximo dia util tem o extorno pra minha conta isso e verdade ou nao ?
Sim, demora um pouco para fazer o estorno. Caso não seja feito, você pode entrar em contato com a loja novamente.
Paguei uma corrida de táxi no débito. O valor seria de R$25,00. O taxista passou R$2500,00.
Tem como conseguir estornar esse valor? Mesmo sem conseguir o contato do taxista?
Cláudio, acredito que somente entrando em contato com o banco, já que não tem como falar com o taxista.
Fiz um cancelamento de um curso.so que não querem fazer o estorno.entrei em contato com a operadora do cartão e mandaram enviar o comprovante do cancelamento para o e-mail do banco e aguardar que o banco iria da o retorno só que até agora nada.sera que eles vão ligar pra falar que o valor será estornado.ou vai vim na fatura do cartao?
Não sei te dizer, Kassia, mas talvez o banco precise te dar alguma comprovação de que foi feito o estorno.
Meu esposo sofreu assalto com privação de liberdade, na ocasião os bandidos tentaram passar vários cartões de bancos diferentes na maquininha deles (alguns bloquearam as compras. Só que com o cartão de débito da empresa conseguiram fazer compras no débito de dois valores altos seguidos .. o banco não bloqueou a transação porque segundo ele ela é feita em tempo real e diz que não tem como os valores serem ressarcidos. O que fazer nesse caso?
P.S Já foi feito B.O
Oi, Qeuris! Nesse caso, se seu esposo informou as senhas aos bandidos, o banco não pode se responsabilizar, pois não foi problema com a segurança do cartão. Porém, você pode tentar contato com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e descobrir se tem algo mais que possa fazer. Boa sorte!
Peguei um táxi e o mesmo passou 3.515,00 ontem a noite no meu cartão de débito.
Como faço?
Não conheço o taxista, o mesmo estava passando na rua e eu o chamei.
Acredito que só entrando em contato com o banco, Cintia.
Gostaria de entender um detalhe da máquina de débito. Quando ela está com dificuldade pra realizar a transação, mas o valor debitado já caiu quando o vendedor cancela a operação, o valor é estornado automaticamente ou isso precisa ser feito por iniciativa do vendedor? Da primeira vez que o meu cartão foi bloqueado, o vendedor explicou que na primeira tentativa era isso o que havia acontecido e que era só desbloquear o cartão, sem dar muitos detalhes do que fez. Hoje creio que isso aconteceu novamente com outro vendedor, que não explicou o que havia dado errado na primeira tentativa, a qual eu só havia verificado o valor correto, entao na segunda (que conferi com a máquina na mão) a máquina informou “essa transação não pode ser feita com esse cartão”. Após isso, recebi pelo aplicativo, a mensagem pedindo que entrasse em contato com o 0800 pois o cartão havia sido bloqueado por segurança. Como nessa última compra o vendedor não esclareceu os seus procedimentos gostaria de saber esses detalhes sobre o funcionamento do débito pela máquina, pra evitar cair em golpes. É provável que tenha acontecido a mesma coisa novamente?
Não sei te falar muitos detalhes, Edmundo, mas até onde sei, é o vendedor que tem que pedir o estorno de débito, inclusive gera um comprovante que você pode pedir para ter certeza que foi feito o procedimento.
Fizeram uma compra com meu cartão e quero que retorne, como devo prosseguir?
Se é um débito não reconhecido, você tem que contatar o banco.
Ta aparecendo Est Cp elo oque significa
Provavelmente, Estorno Compra Elo. É um crédito, certo?
Fiz uma compra no débito. A primeira deu erro e “não cobrou”. Fiz novamente e deu certo. Ao verificar o extrato, vi que foi debitado a primeira. Mas na máquina do vendedor não, ele mandou o comprovante e diz “pagamento negado pela empresa do cartão”. Ou seja, o valor foi pra algum lugar que não foi o do vendedor. O que fazer?
Esses erros costumam ajustar em algumas horas. Caso contrário, contate o banco.
Olá bom dia fiz uma compra no débito em um material de construção mas o produto veio com defeito e eles não possuem outro para troca e no dia não tinha ninguém que sabia opera a máquina para estorno e no dia seguinte fui no estabelecimento e me disseram que o gerente fez o estorno pelo telefone eh possível ou só na maquininha pedi o comprovante de estorno por segurança mas não me entregaram ainda
Compras feitas Online pelo cartão de debito em caso de não reconhecimento elas podem ser contestadas?
Sim, como qualquer outra.
Bom dia estornos podem ser feito no fim de semana ou apenas no próximo dia útil? Obrigada
Boa noite, no último dia 7/11/19 fiz uma compra no atacado da vila Maria fiz todo o processo coloquei a senha e na hora de finalizar deu como banco fora do ar conversar com o logísta pediu para se eu podia pagar novamente eu paguei e me deu um papel dizendo que o estorno seria em 3 dia se passou 7 dias úteis e não foi feito o estorno fui até a loja chamei a gerente para minha surpresa a mesma disse que iria tentar poderia fazer o procedimento dois dias depois eu disse que só sairia do local com meu dinheiro, chamei até a PM para minha surpresa não adiantou de nada resumindo somos uma formiguinha brigando com o elefante e os estabelecimentos diz que é amigo do consumidor ,atacadão,Cielo tudo é um lixo.cidado brasileiro indignado.
Paguei o cartão de crédito pelo débito e depois sem saber minha mãe foi lá e tirou todo o dinheiro antes de ser retirado o valor do cartão, o que acontece nesse caso, o pagamento vai dar como não identificado? Tiro outro boleto e pago novamente?
Se não há dinheiro na conta para o pagamento, ele ficará em aberto e correrá juros.
Paguei a conta no restaurante era 29.00 foi cobrado 9 mil o estabelecimento nao qr estornar pq disse q nao consegue pq foi na sexta eu so fui 6 dias apos a data . o que faço?
Se não consegue a colaboração do estabelecimento, procure um órgão de defesa do consumidor com os comprovantes para intermediar a negociação.
Fiz uma compra no cartão de débito, porém, o vendedor não quer entregar a mercadoria. Nesse caso tem como fazer o estorno?
Se ele estiver de acordo, sim. Se não for feito por ele, pode ter um trabalho extra.
Ola
Na sexta feira peguei um Uber e nao foi pelo app me cobrou 40 reais pela viagem passei na maquininha dele so nao me atentei ao valor
Quando foi no sabado reparei no app do Banco que foi debtado 400 reais o que devo fazer?
Se não consegue contato com o motorista novamente, contate a sua empresa de cartão.
Vi um caso agora na Patrulha do Consumidor, cliente ficou insatisfeita e pediu para cancelar a venda que foi feita no débito, o vendedor cancelou, enviou comprovante de estorno, todavia, o dinheiro não retornou na conta de imediato. O Celso Russomano disse que o problema é do vendedor que é problema dele com a Getnet (empresa intermediária). Achei o Celso injusto, uma vez que todo o procedimento de estorno requer um determinado período (no caso pelo que vi aqui no site 30 dias), ele não quis saber, disse que independentemente o vendedor deve adiantar o dinheiro para o consumidor, e assim se entrar depois, ela devolve. Achei falta de sensatez do Celso e falta de conhecimento desse trâmite.
passei meu cartão de débito apenas uma vez em uma lanchonete, porém em minha conta foi debitado duas vezes. Falei com o chat do Banco e eles dizem que iram verificar, mas que o estabelecimento que deve me ressarcir pois foi erro da maquininha e falei com o estabelecimento e eles me mostraram o painel de recebimento deles e eles receberam apenas uma vez. O que faço?
Boa tarde Caroline,
Entre em contato novamente com o seu banco, e comprove que o valor foi debitado duas vezes. Caso a instituição se recuse em lhe ressarcir ou prestar soluções ao problema, é possível contatar a Ouvidoria ou entrar com uma ação no Procon da sua cidade.
Paguei a conta ontem em um restaurante no débito e deu erro na máquina depois passei no credito quando fui olhar o aplicativo a compra tinha caído no débito e no credito oque eu faço?
Contate o restaurante para estorno, não havendo sucesso, informe a cobrança duplicada no banco.
Olá , apareceram 4 compras de um
Mesmo terminal feitas na mesma hora e data no meu cartão de débito , totalizando 440,00.
Já registrei o B.O , vc acha que nesse caso posso conseguir o estorno do banco ?
Sim, já contatou o banco?
Fui pagar uma boleto do Ponto Frio que a financeira do Cartão do Ponto Frio é o Banco Itaú com o meu cartão de Débito do Banco Itaú também e dentro da loja do Ponto Frio. Assim que eu digitei a senha na maquineta e apertei a tecla entra a Energia da Loja foi embora, após dez minutos a Energia restabeleceu de volta. A atende do caixa pediu para passar o cartão de volta por que não tinha concluído a operação. Fui e passei novamente.
Porém após o pagamento, dentro da loja mesmo fui conferir no APP do banco no meu celular e deparei com os 2 débitos no mesmo valor. Houve duplicidade de pagamento. Já se passaram 4 dias e não me reembolsaram ainda. Já reclamei com o gerente da Loja do Ponto Frio e o gerente do banco. Eles falaram pra esperar até 72 horas e nada ainda.
O que faço agora! Preciso de ajuda. Obrigado.
Estas coisas, geralmente, são simples de resolver. É bem possível que já tenha sido lançado o estorno.
Fiz tres compras no debito e passou tudo certo, mas com alguns dias passando verifiquei na minha conta que o dinheiro estava tudo la novamente com o nome dizendo estorno, ou seja paguei mas o dinheiro voltou pra minha conta denovo o que pode ter acontecindo? Erro do banco ou das contas onde passei o cartao?
Não dá para dizer o que pode ter acontecido, Elane. Convém contatar o banco e lojista para entender melhor a situação.
Boa Tarde, Meu pai (79) foi vitima e um assalto , ele estava em uma via publica e dois homens portando armas o ameaçaram e ele teve qua entregar cartoes e senha sob ameaça de arma de fogo.
Na mesma hora entrei em contato com o Itaucard e Bradesco, onde prontamente fizeram os cancelamentos do cartão, e pediram para ele ir fazer B.O e informaram sob compras efetuadas no credito e debito.
Agora vai para analise esses valores.
O qua acontece daqui para frente, você pode me orientar
O banco cancela aqueles lançamentos efetuados após o ocorrido e há bloqueio do cartão, sendo necessário solicitar novos.
No ato do check in, o funcionario do hotel pediu um cartao de credito para reservar o pagamento da estadia. Porem, ele fez a cobranca no cartao e cobrou em dolar. Pedi para o hotel fazer o estorno dessa cobranca em dolar mas negaram. Existe alguma lei sobre o estabelecimento obrigar o cliente a aceitar cobranca na moeda estrangeira? Eu vi que a cielo oferece 0,5% de desconto para estabelecimentos que cobrarem o cartao na moeda do pais de origem.
Desconheço, maicol.
Acredito que valha a moeda contratada no ato da reserva.
Coloquei 40 reais de gasolina o frentista digitou 400 paguei e fui ver dois dias depois no meu extrato, não peguei NF nem o recibo da maquininha, o que posso fazer.
Volte no posto, Sonia.
Aconteceu comigo ontem e só percebi hj na hora de fazer um pagamento, mas o posto fechado. Só não sei se consigo dormir
Fiz uma compra e paguei no débito, contudo o produto não foi entregue nem o serviço feito, como devo proceder? Consigo fazer o estorno deste valor?
Marília Guedes
Você não pode simplesmente pedir o estorno, é preciso entrar com uma ação em juizado cível ou solicitar intermediação do Procon.
Olá fiz uma venda no debito de 800 reais no momento da venda ela deu como autorizada. Depois no relatório q o banco me passou consta como nao autorizada por falta de saldo. Isso acontece com alguma frequência? E o que devo fazer?
Fiz uma compra no cartão de débito numa loja física porém a loja me informou que a compra foi cancelada automaticamente pelo sistema da loja sendo que olhei no meu aplicativo e já constava o desconto da compra na minha conta da poupança da Caixa… a gerente me informou que o valor seria estornado automaticamente pq na loja a compra foi cancelada… essa informação procede? A compra foi feita num final de semana e a gerente me informou que o prazo pro estorno seria de 72hrs
Boa noite, realizei uma compra no supermercado hoje e o sistema de cartões da caixa economica estava com problemas. Passei o cartão na maquina duas vezes, a primeira deu falha e foi solicitado que a operação fosse feita novamente. No sistema do supermercado a primeira operação foi negada, a segunda aceita, porém no meu extrato e saldo o valor foi cobrado duas vezes. O que devo fazer nessa situação?
Obrigada.
Você pode contestar na própria Caixa a duplicidade do pagamento.
Oi fiz uma compra nas casas bahia mais desisti agora e foi pelo cartão de debito da poupança posso cancelar ?
Não é só cancelar assim.
Já entrou em contato com a loja? Há vício ou defeito no produto? Não cumpriram algum combinado?
Bom dia!
Peguei esses uber que fica parado nos estabelecimentos (sem ser pelo aplicativo) e a corrida ficou no valor de R$55,00, porém, quando ele passou meu cartão no débito e depois de eu ter digitado a senha ele me disse que a máquina estava sem sinal, depois ele colocou o valor de R$55,01 e disse que havia dado certo, porém quando fui verificar os dois valores havia saído da minha conta. O que posso fazer a respeito?
Solicitar o estorno junto à operadora de cartão já que não deve ter como encontrar o indivíduo. Há muitos indícios de má fé.
Olá Flávio como vai?
Preciso de orientação.
Fui pagar minha conta de energia na lotérica com cartão poupança Caixa, ocorre que o valor digitado foi errado, consequentemente não houve o pagamento e pedi o estorno do valor pra conta, isto foi em 21/02, e até agora 25/02 o dinheiro não entrou .
Preciso saber quanto tempo é o estorno pra conta, uma vez que foi realizado por lotérica.
Grata e aguardo.
Dayene Oliveira
Desculpe, mas não sei o prazo de estorno dos procedimentos em lotéricas. Sei apenas que só conseguem fazer o estorno se pedido no mesmo dia.
Como teve o fim de semana, pode levar um pouco mais de tempo. Monitore sua conta.
Fiz um compra no valor de 1.500 reais, no débito porém o produto que foi vendido para mim, quando cheguei em casa que fui averiguar era falso.
O que faço para ter o extorno do dinheiro o algo do tipo?
Se o vendedor não responde aos seus contatos, terá de acionar o procon ou juizado especial.
Caí no golpe das panelas e paguei com débito no cartão. Liguei para a central do cartão do banco e bloquiei o cartão imediatamente com medo que o mesmo fosse clonado. Como que eu faço para cancelar esse débito e estornar o valor da minha conta?
É preciso ver a possibilidade com a própria operadora de cartões ou entrando na justiça.
Aconteceu uma coisa bem estranha dia 31 passei em uma loja e comprei uma camiseta hje dia 6 apareceu que foi cancelada a vende e tive i reembolso mais em nenhum momento eu cancelei a compra. O que pode ser? Não entendi
Olá, Alciane! Tudo bem?
É necessário entrar em contato com a loja para verificar.
Fiz uma compra pela internet, pagando com débito, mas está muito atrasada. Posso desistir da compra e pedir estorno?
Grata!
Compras online podem ser desfeitas até 7 dias da entrega do produto.
Paguei a mesma conta 2 vezes e não sou mais cliente da operadora. Como faço p estornar o valor?
Se lojista não pôde fazer este estorno, ligue para a operadora de cartões, cujo número está em seu cartão.
Fiz uma compra no cartão débito , uns 10 dias depois tive que solicitar o estorno , a loja fez via telefone e me apresentou uma carta onde constava cancelamento ! Já se passou mais de 1 mês e até hoje não caiu !
Ola flavio vc poderia me ajudar..
Ia fazer uma compra em um estabelecimento , passei meu cartao de débito, so q nao completava a compra no sistema da loja,tentei umas 5x e nada ,desistir ,mas qndo fui olhar meu extrato estava la descontado o valor das 5 tentativas, sendo q eu n comprei,fui la reclama a moça me disse q eles ia retorna automaticamente o dinheiro devolta em 48h ,pois a compra n tinha sido concluida no sistema da loja,mas n confio muito ,sera q vai volta esse dinheiro mesmo ????
É difícil dizer, mas este tipo de transação, o próprio cartão cancela também, pois 5x a mesma compra é algo suspeito.
Acompanhe seu extrato e, não havendo estorno, procure a loja ou o banco.
Flávio, poderia me ajudar?
Realizei uma compra, passei o valor de R$1.000,00 no meu cartão de debito (conta poupança-Bradesco).
Mudei de ideia e fiz a devolução do produto.
O vendedor disse que devolverá meu dinheiro mas, haverá um desconto da taxa do cartão.
Isso está correto perante a lei? Se sim, como faço para saber o valor devido que deverá ser descontado?
O estorno é feito pela própria máquina de cartão e não gera tarifas, Carla.
Ganhei um cartão presente com um valor comprei um produto errado pela internet e foi debitado do valor , mas cancelei no mesmo dia . Liguei pra loja e o cancelamento foi feito me deram um pazo de 30 dias . Então fico inseguro por ser um cartão presente , quero saber se pode ser devolvido
É preciso ver a política da operadora do cartão, mas não deve ter problemas. A única questão é que costuma levar tempo.
No dia 03/09/18 minha mãe idosa recebeu um suposto técnico dos filtros Europa quer cobrou $60,00 por uma suposta limpeza . Minha mãe relatou que o “técnico ” passou o cartão na máquina pra efetuar o pagamento. Mas que estava sem sinal é minha mãe acabou pagando o técnico em dinheiro. E hj fui ao banco tirar um extrato e pasmem o valor do débito foi de $1500 reais e assim que percebi entrei em contato com o Santander para bloquear o cartão e falar da fraude que por sua vez afirmou que não terá ressarcimento pois foi digitado a senha é q o cartão é de chip. O q devo fazer ? Minha mãe é idosa inocente ñ viu maldade e além do mais o dinheiro é dela se a transação for cancelada quem tem q vir atrás saber o motivo é essa empresa q aparece no extrato do Santander se identificando como Atacado S.A. Acho um absurdo pq o dinheiro é dela ninguém sabe dizer como contatar esse Atacado S.A. então se fizer o B.O. o Santander ainda pode se negar a restituir o valor?
Esse não é caso de procurar o Santander mesmo, ele não pode simplesmente estornar uma transação autorizada. É caso de acionar a empresa que enviou o técnico, não tendo nenhuma resposta positiva, fazer um boletim de ocorrência e entrar na justiça.
Uma ajuda.
Efetuei uma compra em débito, a atendente passou duas vezes o meu cartão. Imediatamente eu apresentei a ela que foi realizado dois débitos. A mesmo me informou que no peoximo dia útil seria realizado o estorno e não me deu comprovante de estorno. No dia útil seguinte solicitei a loja o estorno e o comprovante e depois de alguns dias e insistência me disseram que era um prolema no banco, porém ao consultar meu banco não houve falha sistêmica nem nada. O fato é que não tive estorno nenhum até o momento.
Ganhei um presente e não estou conseguindo trocar por não ter a numeração, já esta dando os 30 dias de troca e até agora não chega remessa nova na loja (toda semana nesse período estou entrando em contato com a loja pq os vendedores disseram que iria chegar remessa nova). A pessoa que me deu o presente passou no débito. Tem como ela ter o reembolso para que eu possa comprar em outra loja?
É preciso seguir a política de troca da loja. Não acredito que irão lhe dar o reembolso.
Combine algo com a loja para que estenda o prazo ou utilize como crédito em outro produto que esteja disponível.
Fui em um estabelecimento fazer comprar e paguei com cartão de débito , na hora de passar o cartão a moça que trabalha no local me informou que estava sem sistema , msm assim passou meu cartão em 2 máquinas diferentes varias vezes e eu coloquei a senha em todas as vezes , na minha conta já constou na hora que o valor da compra tinha sido debitado da minha conta , mais para o estabelecimento não , depois ela passou novamente o cartão e deu certo , porém na primeira vez ela passou um valor e na segunda passou outro valor pois paguei uma parte me dinheiro , será que o meu banco vai fazer o estorno msm assim por serem valores diferentes ? No meu estrato do banco consta que meu cartão foi passado duas vezes no estabelecimento !
Normalmente, o banco reconhece esta duplicidade e cancela a venda automaticamente, mas se não for o caso, conteste junto ao estabelecimento ou ao banco.
Fiz um pagamento de 45o reais mas o valor era 50 como posso estornar no banco pois o estábelecimento está fechado e do abre aos fins de semana
O banco não tem essa autonomia, Fernando.
Comprei um carro e não conclui a compra , débito somente metade do valor total, me arrependi e devolvo o carro ainda posso reaver meu dinheiro, após passados três dias corridos?
Depende da política da loja. Não sabemos como foi o contrato e o que o lojista pode oferecer a você.
Baa noite !
Fiz um contrato com uma clínica odontológica,pagamento no débito,menos de 4 dias depois percebi que os valores eram abusivos,entrei em contato,houve o cancelamento,a cobrança dos meus gastos e ficaram de estornar a quantia restante,sem descontos,mas descontaram uma porcentagem que considero indevida,dizendo que é uma taxa cobrada pela operadora do cartão,existe essa possibilidade ? E o que devo fazer ?
Se a empresa se nega a fazer a devolução, pode procurar um órgão de defesa do consumidor, Daniel.
Fiz o estorno de uma compra no shoptime, a compra foi feita via boleto, na hora que fui colocar os dados da conta, coloquei os dados da conta do meu irmão, então foi normal. Você sabe me dizer se realmente vai cair na conta dele ou vou ser preciso criar uma conta em algum banco?
O mais provável é que o estorno seja na conta indicada.
O banco descontou duas vezes um debito de uma loja uma em janeiro e agora em junho cobraram de novo o mesmo valor com a data do outro debito o que fazer
Já entrou em contato com o banco relatando o problema, Ewerton?
Fiz uma compra no cartão de debito no valor de R $ 2.000 ,quando eu retirei o extrato no dia seguinte o valor de 2.000 teria sido descontado ,porém alguns dias depois na mesma semana quando retirei novamente o extrato estava mostrando que a compra deu EST CP ELO no valor de 2.000 ,mas depois de 80 dias assim q depositei 500.00 reais em minha conta o dinheiro desapareceu e quando eu tiro o extrato mostra q tenho dinheiro mas quando vou sacar da saldo não disponível,segundo informações da agência está indicando que fiz uma compra no valor de 2.000 reais em uma data q não corresponde e não marca o local que eu fiz a compra,quais são os meus direitos
Puxei meu estrato hoje é la consta um estorno de crédito, descontaram dinheiro da minha conta, o banco pode fazer isso? Eu não entendi porque fizeram um estorno de crédito, poderia me explicar a respeito? Por que eu achava que quando havia um estorno o banco deveria devolver o dinheiro e não descontar da minha conta
Não dá para dizer, Shirley. Será necessário contatar o banco diretamente e entender o que se trata.
No meu caso fiz um pagamento de luz no débito pelo o aplicativo bradesco só q a transação n foi carregada então tinha cancelado
Mas hoje vi que foi efetuado o pagamento, sendo q já tinha feito o pagamento na lotérica então paguei a conta duas vezes
E quero meu valor devolvido automaticamente
Contate o banco, Fabiana.
Olá, fiz uma compra em um estabelecimento via cartão débito porém, passei o cartão 3 vezes com senha, mas, não saiu comprovante na máquina mas, foi debitado na minha conta. Aguardei 5 dias para vê se estornava, mas, não houve estorno. Como devo proceder ?
Contate o banco, Kemely.
Fiz uma compra em um estabelecimento…
Porem na hora de passar o cartão o sinal da maquina estava lento e por duas vezes o valor a ser cobrado pela compra passei o cartão sem sucesso na terceira tentativa deu transação não autorizada… Fui no banco ao tirar o extrato vi que o valor foi debitado da minha conta duas vezes…oque devo fazer ??
Se o estabelecimento não fizer o estorno, contate a central do cartão e explique a situação.
Tive três débitos na minha conta como débito autorizado, que desconheço, o banco me devolve o dinheiro ou tenho que entrar na justiça?
Se o banco entender que não foi feito por você, pode devolver o valor. Se não, pode procurar um órgão de defesa ao consumidor.
Fiz uma compra delivery quando o entregador passou o meu cartão ao invez de 59,50 ele passou 595,07 no momento ele disse que não havia saído comprovante por um problema na máquina porém assim que chegou no estabelecimento a proprietária me informou do valor que havia debitado. O estabelecimento disse que fez o estorno porém não precisou passar meu cartão. Como faço para saber o período que levara para esse dinheiro voltar para minha conta?
Depende do tipo de cartão, se débito ou crédito.
Fiz uma compra em um estabelecimento, porém na hora de usar o cartão a máquina deu erro e foi passado várias vezes e nao consta na lista de compras na máquina. Ela não resistiu.
Só que foi debitado o valor na minha poupança, pois a mesma consta no extrato.
Recorri no estabelecimento pois eu havia pago em dinheiro, já q a máquina estava dando erro.
No extrato constava estorno no valor da mesma compra, porém em seguida havia o valor já debitado.
No outro dia qndo tirei um novo extrato, havia sumido os valores tanto do estorno quanto do débito. Mas o valor total que havia na poupança não mudou.
Oq isso significa?
Sua explicação não foi muito clara.
No geral, com estas “transações suspeitas”, o banco cancela o débito e estorna os valores.
Observe se você foi cobrado indevidamente.
Comprei o produto é o mesmo não chegou fui a loja e disseram que tinham perdido o produto o que devo fazer posso pedir estorno
Se a própria loja não resolver a situação, Cleide, procure um órgão de defesa do consumidor.
Bandeira Elo – até 7 dias uteis para estorno… em caso de compras com duplicidade ou com erro no Sistema.
O comerciante tentou passar meu cartão em uma máquina e estava sem sinal,então passou em outra máquina, ao chegar em casa vi que foi debitado duas vezes. Oque devo fazer???
Entre em contato com a operadora de cartões.
Passei o cartão de débito e não foi gerada o comprovante! O comerciante passou em outra máquina de outra operadora !
Enfim vieram dois débitos em minha conta!
Ao reclamar com o logista ele alega que não consta a venda no fechamento de sua máquina o que fazer?
Entre em contato com a operadora de cartões.
No meu caso ao passar o cartão o sistema estava sem comunicação. Mas depois chegando em casa vi que foi debitado da minha conta. Voltei lá e ele me mostrou que a compra não foi confirmada no sistema da loja. Eu liguei no meu banco e abriram um protocolo e estou aguardando a 3 dias o meu reembolso…e agora?
O banco deve ter lhe passado o prazo. Se não, entre em contato, forneça o número de protocolo.
Tive o mesmo problema é até agora 3 dias e nada do estorno
Depois de quanto tempo ainda é possivel fazer o estorno de uma compra?
Depende da máquina, veja no manual ou na central de atendimento.
Uma cliente pegou a maquina sem eu ver e debitou o valor que eu tinha cobrado.
Ha algo que posso fazer para conseguir o valor ?
Deverá contactar a justiça, fazer um boletim de ocorrência ou algo do tipo, Simone.
fiz uma compra com cartão de débito no estabelecimento comercial, me arrependi da compra, não posso devolver o produto e receber o estorno do valor debitado?
Apenas compras fora do estabelecimento comercial são passíveis de desistência, Milena.
Tenho uma conta salario, fiz uma compra pela Internet so que a loja me mandou e-mail dizendo que não deu certo por problemas na divulgação do produto é vai fazer estorno do valor pago mais tem como fazer por esse tipo de conta?
A conta salário só recebe créditos da empresa.
Quando o lojista diz que falhou o procedimento e vc passa novamente o cartão e senha, o débito feito em duplicidade cancela o primeiro na ausência de emissão do comprovante?
A própria operadora cancela compras de valores iguais como esta, José.