Como melhorar a sua capacidade de realizar sonhos e conquistar metas!

As metas impulsionam as pessoas para frente, tornando-as mais motivadas, felizes e, principalmente, úteis.

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Como melhorar a sua capacidade de realizar sonhos e conquistar metas!

 

Todas as pessoas são dotadas da capacidade de formular objetivos e conquistar metas.

Por outro lado, existem pessoas que não sabem disso e vivem uma vida como “folhas ao vento”, sem perspectiva e contando com as escolhas de outras pessoas para que talvez alterem o rumo de suas vidas.

As metas impulsionam as pessoas para frente, tornando-as mais motivadas, felizes e, principalmente, úteis.

Contudo, não basta ter uma meta. É necessário também se mover rumo a ela.

São necessários determinação, foco, perseverança e autodesenvolvimento para assumir a posição de conquistador e líder de si mesmo.

Abaixo, refletimos sobre alguns aspectos importantes da capacidade dos seres humanos de realizar sonhos e conquistar metas. Esperamos que gostem!

Aperfeiçoando a capacidade de realizar sonhos e conquistar metas

O chamado

Um belo dia, sentado, assistindo a um filme, alguém se inspira. Sente um desejo empolgante, autêntico e possível de conhecer e interagir com aquela paisagem apresentada.

Pode ser uma pequena cidade de interior ou uma floresta de um país distante.

Nesse momento, o desejo se transforma num chamado, algo que precisa ser feito em nome da completude e do significado maior da vida.

A experiência visualizada acima e outras tantas possíveis podem acontecer com qualquer pessoa e em diversas fases da vida, inclusive na infância.

Escutamos em diversos momentos pessoas dizerem: “isso que quero fazer é um sonho de infância”.

Essa fala soa como algo sagrado e capaz de completar a existência.

Muitas vezes as pessoas não atendem a esse chamado ou até mesmo são impossibilitadas pelas circunstâncias da vida e acabam se condenando a uma existência de frustração ou sensação de vazio.

O fato é que todas as pessoas, em algum momento da vida, vão receber esse chamado.

Algumas vão transformá-lo em uma meta e mobilizarão todos os recursos possíveis para essa conquista; outras não passarão da fase do sonho e ficarão imobilizadas diante da crença da impossibilidade.

A meta começa a se materializar a partir do momento em que se dá o primeiro passo em direção a ela.

Pode ser conquistada coletivamente, mas o chamado é muito pessoal.

Atravessar o limiar rumo a essa jornada pode ser algo ameaçador, mas não costuma ser um obstáculo para quem está rico de recursos internos, mesmo que muitas vezes a pessoa nem saiba que os tem.

A capacidade de planejamento e foco é algo imprescindível para quem realmente deseja realizar sonhos.

Um guia para a jornada

guia-para-jornada-min

Escolher alguém com a capacidade de apoiar e energizar o projeto é um recurso imprescindível, pois trará a sensação de que não se está sozinho.

Nesse item, entra em cena o papel do Coach, quem, através de um processo de coaching elaborado e personalizado, poderá ajudar na organização mental voltada para ação, no despertar de recursos internos e na superação de obstáculos.

Essa condução pelo caminho do sucesso, que em algumas etapas poderá ser escarpado, fará grande diferença na facilitação do processo, proporcionando autoconhecimento e significado na jornada.

Quem optar por não contratar um Coach poderá contar com algumas pessoas próximas de confiança que estejam realmente dispostas a ajudar e até mesmo a participar do projeto.

O importante é não seguir sozinho.

Ter um mentor ou guia na caminhada rumo à meta é uma atitude que resultará em fortaleza diante dos obstáculos que certamente aparecerão.

Em muitos casos, diante de alguma dificuldade, as pessoas tendem a desistir dos sonhos. Afinal, o medo, o cansaço e a crença da impossibilidade são inerentes ao ser humano.

Nesse momento, entra em cena o incentivador amigo, o coach que não deixará esse estado se prolongar.

Ele lembrará frequentemente os ganhos em se conquistar esse sonho.

Ou seja, levará a pessoa à experiência antecipada da conquista. Assim, ela se enche novamente de recursos para continuar na caminhada.

Construção de uma ponte para o futuro

Uma das principais características do ser humano é a capacidade de imaginar.

Através da imaginação é possível se ter a experiência antes mesmo de o evento acontecer, tanto para experiências positivas quanto para as negativas, tornando-se, assim, algo muito poderoso que poderá ser usado para alavancar resultados.

Quando se está dentro da experiência com todos os sentidos, representando internamente a meta como se esta já tivesse sido alcançada, é possível despertar os mais diversos recursos internos que estavam adormecidos e subutilizados.

Da mesma forma, quando esse mesmo processo é direcionado para uma imaginação do futuro de forma negativa, a consequência é um estado pobre de recursos que limita os resultados no presente.

Construir uma ponte para o futuro significa fazer uma ligação imaginária entre a situação atual e a situação desejada de forma que esse acesso possa ser feito facilmente sempre que se quiser.

Assim, uma pessoa poderá se automotivar a qualquer momento.

Quando não se constrói essa ponte, a mente poderá ficar presa ao estado atual sem uma perspectiva de mudança.

Imaginar-se já realizando os objetivos de forma intensa, sistemática e consciente pode ser uma grande fonte de recursos no presente e a motivação necessária para se seguir na jornada.

Você tem os recursos necessários para superar obstáculos e conquistar sonhos

superar-obstaculos

Na busca de uma meta, é preciso levar em consideração duas premissas.

A primeira é a de que todas as pessoas têm recursos internos suficientes para superar qualquer obstáculo, sendo estes reais ou imaginários.

A segunda é a de que os obstáculos à meta aparecerão e precisarão ser superados.

Muitas vezes as pessoas ficam presas à escassez de recursos, alegando que não conseguem se movimentar em direção aos seus sonhos porque não possuem dinheiro ou tempo suficientes.

A percepção das possibilidades de recursos externos fica ofuscada enquanto não se acessa um estado de recursos: capacidade de se automotivar e gerar resultados a partir de si mesmo.

Quando se tem acesso a esse estado, o primeiro dom que aparece é o da clarividência. Ou seja, o que era impossível agora se revela com maior clareza e possibilidade.

Entretanto, conforme escrevemos acima, os obstáculos aparecerão no caminho para dificultar a jornada.

Eles normalmente se revelam como crenças limitantes, autossabotagem, reações emocionais, medo, raiva, ressentimentos, etc.

Todos esses obstáculos têm como objetivo oculto criar dúvidas sobre a real possibilidade da conquista.

Em muitos casos, as pessoas ficam presas nessa etapa, não conseguem seguir adiante e ilusoriamente se sentem incapazes.

Por outro lado, quando ultrapassados esses obstáculos, a superação traz consigo maior motivação e autoconfiança.

Num plano mais real, os percalços que aparecem são superados com maior facilidade quando já tiverem sido superados os obstáculos internos.

Por isso, é necessário desenvolver a inteligência emocional.

Plano de ação

Não se consegue conquistar a meta maior sem antes conquistar as metas menores ao longo da jornada.

Ou seja, a conquista da meta maior é resultado da conquista das metas menores.

Por exemplo: a minha meta maior é acumular um milhão de reais em 20 anos para complementar minha aposentadoria e ter uma vida mais tranquila.

Para isso, terei as seguintes metas menores: ajustar o meu orçamento para que sobrem mil reais por mês e conseguir uma renda extra que me proporcione mais mil reais mensalmente.

Assim farei uma aplicação mensal de 2 mil reais sistematicamente, buscando a meta mínima de ganho de 11% ao ano.

Como é possível ver no exemplo acima, chega um momento no processo em que é preciso colocar o “pé no chão” e a “mão na massa” para começar a se aproximar da meta maior.

Para isso, é necessário formular e aplicar muitos planos de ação voltados para resultados que contribuam para a conquista.

Uma meta sem ação não passa de um devaneio.

Nessa etapa, corre-se o risco de ser acometido por alguns pequenos inimigos: a preguiça, a procrastinação e a falta de foco.

Esses três podem destruir completamente quaisquer sonhos. Aqui, mais uma vez, entra o papel do Coach como um treinador que exige de seu atleta ação, foco e resultado.

Muitas pessoas precisam desse “chato” para não as deixar cair nessa armadilha e perder completamente o foco. Nessa etapa, não é aconselhável andar sozinho.

Melhoria contínua para realizar sonhos

melhoria-continua

Em todas as etapas, rumo à conquista da meta, é necessário o aprimoramento das habilidades e da competência.

O processo em si pressupõe uma transformação.

A pessoa que iniciou o processo não será a mesma no dia da conquista.

Os conhecimentos adquiridos na caminhada, que ajudaram na superação dos obstáculos, vão se transformar numa base sólida para o aproveitamento da conquista e para a busca de novos objetivos.

Assim, buscar o conhecimento através de livros, cursos, seminários, entre outros, é de suma importância e talvez o fator determinante para o sucesso.

Pode ser naquilo em que se é deficiente ou mesmo como aperfeiçoamento nas áreas que já se tem competência, o fato é que essas atitudes são características de quem está predestinado a ser um vencedor.

O segredo é se perguntar: “Quais conhecimentos eu preciso ter para me ajudar na conquista da meta?”.

No caso da conquista do primeiro milhão, do exemplo anterior, pode-se adquirir um curso sobre gestão de orçamento familiar, investimentos ou mesmo empreendedorismo.

O importante é se munir de conhecimentos que ajudem na conquista da meta.

É uma questão de foco no que interessa e realmente traz uma contribuição.

Meta cumprida

Por fim, chega-se ao cume da montanha, ou seja, à meta cumprida na sua totalidade. Agora vem uma pergunta: “Qual o significado dessa meta?”.

Essa pergunta é importante porque traz à tona algo também inerente aos seres humanos: a sede de significado.

Existem pessoas que conseguem, com muito sacrifício, conquistar a montanha.

Contudo, não conseguem colocar significado nessa conquista e se sentem solitárias e incompletas.

Não só é importante a chegada, mas também a caminhada e tudo que se aprendeu.

O significado está em olhar para trás e sentir que não foi em vão, que muito se contribuiu e que foi com a soma de várias pequenas conquistas que se conseguiu a meta maior.

Nesse caso, a pessoa se enche de júbilo e torna-se um modelo a ser seguido, um verdadeiro conquistador de metas.

A contribuição

Quem já completou a jornada se torna a autoridade que vai ensinar o caminho para quem vem depois.

Essa talvez seja a maior contribuição que se pode dar: ensinar o “caminho das pedras”.

Todo o conhecimento adquirido, os obstáculos superados e o significado da jornada se tornam uma excelente fonte de inspiração para as pessoas que têm um sonho e estão dispostas a realizá-lo.

É muito comum o conquistador proferir palestras, conduzir seminários ou mesmo escrever livros sobre as suas experiências, tornando-se uma autoridade no assunto, um conselheiro ou mentor para as pessoas próximas.

O fato de ter conquistado a sua meta lhe torna mestre no assunto.

Não existe algo mais significativo e profundo para um ser humano do que a possibilidade de deixar um legado de determinação, disciplina e perseverança na conquista dos objetivos da vida.

Não importa o tamanho do objetivo, mas sim o seu significado e a sua contribuição para a construção de um mundo melhor.

Tudo começa com uma visão que depois se transforma numa missão que dá sentido à vida.

O que achou do artigo sobre como melhorar sua capacidade de realizar sonhos? A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, deixe seu comentário.

  1. Camila

    Aqui é a Camila Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp