Como calcular DARF em atraso: multas, juros e emissão online

Veja como emitir o boleto e calcular juros e multa por atraso no pagamento de DARF.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes

A sigla DARF refere-se ao Documento de Arrecadação de Receitas Federais. É um documento emitido pela Secretaria da Receita Federal para cobrança de tributos administrados por esses órgãos.

Assim como um boleto comum, o DARF também tem especificações e data de vencimento, por isso, precisa ser pago até o dia estipulado. Porém, muitas vezes, investidores e outros contribuintes podem acabar esquecendo e atrasam o pagamento, o que gera multa e juros.

Continua após a publicidade

Caso esse seja seu caso, continue lendo para entender o que fazer nesses casos e como calcular seu DARF em atraso, e, assim, ficar em dia com seus tributos federais.

Como emitir um DARF?

Qualquer pessoa pode emitir o DARF. A Receita Federal tem um sistema próprio para emissão online de DARFs: o Sicalc. Por meio dele, é possível calcular o valor do DARF, como todos os impostos e taxas que ela inclui, bem como imprimir o documento para pagamento.

Continua após a publicidade

O Sicalc serve justamente para auxiliar o contribuinte a calcular o valor da cobrança, incluindo os acréscimos legais por atraso. Segundo a Receita Federal, o programa pode:

  • calcular os custos multa e juros de cobranças que sejam efetuadas após a data de vencimento;
  • imprimir o DARF, seja para quem esta com a cobrança em atraso ou em dia.

Os acréscimos legais são usados para desestimular o atraso no pagamento das DARFs. Eles incluem multa por atraso e juros de mora.

Modelo de DARF
Modelo de DARF

Como saber se tenho DARF em atraso?

Para saber se você tem um DARF em atraso, é preciso acessar o Portal e-CAC, e fazer o login. A forma mas rápida é pelo cadastro do gov.br, que também pode ser utilizado para acessar outras plataformas ligadas ao Governo Federal.

Dentro da plataforma, localize a opção “pagamentos e parcelamentos”. Depois, clique em “consulta pendências – situação fiscal”. O portal busca automaticamente caso haja algum DARF em atraso, depois, é só emitir um novo documento e pagar.

Continua após a publicidade

icon

Atenção

Se você é investidor e precisa pagar um DARF em atraso, o e-CAC não vai acusar nenhuma pendência, já que é de responsabilidade sua recolher e pagar os tributos até o último dia útil do mês subsequente às operações. Por isso, faça a emissão do DARF normalmente pelo Sicalc, colocando a data de referência e o código do tributo. Caso esteja em atraso, o DARF emitido já terá o acréscimo dos juros e multa.

Como calcular os juros e multa do DARF?

Primeiramente, saiba que não é preciso calcular nada, pois o sistema da Receita Federal já faz o cálculo automaticamente.

Mas, para fazer o cálculo da cobrança, caso queira fazer manualmente, é necessário, primeiramente, verificar a data de vencimento do documento. É a partir dela que contarão os acréscimos, conforme o que está estabelecido na lei.

O juros de mora é calculado da seguinte forma:

  • acréscimo de 0,33% por dia de atraso, com valor máximo limitado a 20%.

Para fazer a conta, basta somar a quantidade de dias desde o vencimento até o pagamento e aplicar a porcentagem. Caso exceda os 20%, fica valendo o limite fixado pela Receita Federal.

O acréscimo legal também inclui os juros de mora sobre o valor do tributo, calculado da seguinte forma:

Continua após a publicidade

  • primeiro, é somada a taxa Selic do mês seguinte ao do vencimento da DARF até o mês anterior ao pagamento;
  • depois acrescenta-se a essa somatória 1% relativo ao mês do pagamento.

Não é cobrada a taxa de juros de mora para atrasos dentro de um mesmo mês. Assim, se sua DARF venceu no dia 10 de setembro e você efetuar o pagamento do dia 27 de setembro, haverá apenas a cobrança de multa, mas não de juros.

Como pagar DARF em atraso?

Depois de emitir o novo DARF, você terá uma nova data de vencimento. Para pagá-lo, basta acessar o internet banking ou aplicativo do seu banco de preferência e fazer o pagamento normalmente. Se preferir, também pode ir até uma agência bancária ou lotérica para quitar seu DARF, mas não é necessário.

Caso seu DARF não tenha código de barras, pode ser pago pelo preenchimento dos dados, em um dos bancos abaixo:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa
  • Itaú

De qualquer forma, evite atrasar o pagamento novamente, para não precisar refazer todo o processo e pagar mais juros e multas.


Como pagar DARF? Guia completo para emitir e pagar!


Perguntas frequentes

  1. O que acontece se eu não pagar o DARF?

    Quando o contribuinte não paga o DARF dentro do prazo, é preciso emitir um novo documento, que incluirá a multa e os juros pelo atraso.

  2. Como pagar DARF sem código de barras?

    Se o DARF não tem código de barras, basta preencher a guia de pagamento do banco com as informações do DARF emitido. Os bancos que aceitam esse tipo de pagamento, são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú.

  3. É possível pagar DARF pela internet?

    Sim, você pode pagar o DARF no internet banking ou aplicativo do seu banco, pois não há necessidade de ir até uma agência bancária ou lotérica.

Continua após a Publicidade

29 comentários

  1. Maria

    Poderiam me ajudar? Trabalho em Órgão público e preciso gerar DARF cod 1684 referentes aos anos de 2002 a 2004. Como aplicar os juros, para ficar de acordo com o Parecer Normativo COSIT/RFB nº1/2016, que diz juros e multa de mora deverão ser aplicados a partir de 15/02/2013 (Art. 94)? Apenas do Órgão do
    Órgão.

  2. cARLOS

    Como calculo multa e juros sobre pagamento de DARF cod. 5320 multa por entrega em atraso de DIRPF DE 2018?
    Quais seriam os percentuais da multa e juros? O vencimento original foi 15/10/2018.

  3. Alexandre

    Existe código específico para pagamento de Juros (só juros) no DARF do IR sobre ganho de capital? O principal foi pago sem os juros – código 4600.

  4. Continua após a publicidade

  5. Teresinha

    Boa noite! Minha DARF venceu dia 01/06/2018, acabei esquecendo o pagamento. Há incidência de juros sobre esses dias atrasados?

  6. julio

    Boa noite! abandonei o MEI em janeiro de 2011 e não dei baixa.Qual seria a minha dívida hoje(março de 2018)?

  7. Júlia Macedo

    Boa tarde!
    Declarei IR atrasados dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 e além do valor da quota com multa e juros, o programa gerou outra DARF de R$165,74 referente a multa por atraso na entrega da declaração. Está correto?

  8. Continua após a publicidade

  9. Sandra Sampaio

    Meu marido faleceu em 31/10/2017 e verifiquei que ele não pagava o DARF de uns aluguéis feito pelo AIRBNB que o valor total do ano seria de 3231,47 o pagamento total do ano Como posso acertar isso com as multas e juros. Por favor ajude pois não sei fazer isso

  10. Shana

    Caso eu fique 3 meses sem pagar csll.inss.irpj.e no 4mes vou quitar tudo.
    Isso gera multa para gerar novos boletos.??
    Ou serao acrescidos juros e multa normais dias de attraso.
    Minha contadora disse que por gerar novo boleto gerou uma multa notificacao de 2400.e caso nao pague ela fica 4000.
    Fora as guias que tenho d pagar…nao entendi?

  11. Bom dia!
    Fiz a declaração de IRPJ atrasada, e por isso gerou a multa de R$25,00 com vencimento para 07/04/2017. Mas a pessoa não pagou na data, entrei no SICALC para a emissão da nova guia com multa e juros e surgiu uma dúvida…a data de vencimento posso colocar a que a pessoa irá pagar, ou devo continuar com a de 07/04/2017?

  12. Continua após a publicidade

  13. GHAZI ABDALLAH

    Em 2015 foi feita a declaração de IR e foi pago em 8 quotas normalmente, atraves debito em banco.
    Acontece que em 2017 foi feita a retificação dessa declaração e constatou-se um valor maior a pagar.
    Eu posso descontar o valor pago em 2015 desse a pagar em 2017??? e se sim eu desconto o valor sem juros e correção??? ou desconto o valor total pago??

  14. AUGUSTO JOSÉ

    se pagar as darfs até o dia do vencimento não acresce nenhum outro valor de juros ?

  15. ricardo

    Se o Darf vence no dia 30 (em um mês de 30 dias), no pagamento no dia seguinte (dia 1 do mês seguinte) já incide o juro de 1%?

  16. Robson

    O link da Receita Federal leva a uma página que não existe.

  17. Carlos

    Fiquei com uma dúvida. Inicialmente foi dito que o DARF simples deve ser utilizado somente por pessoa jurídica. Posteriormente foi dito que o Sicalc deve ser usado para calcular o valor do DARF Simples, ou seja, por pessoa jurídica.
    Minha dúvida é: Que ferramenta uma pessoa física pode calcular seu DARF (comum) em atraso?
    Obrigado!

  18. Gérson Lima

    Olá, favor rever a informação quanto ao cálculo dos juros e multa, visto que é a multa que é limitada a 20% e juros que é Selic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.