Cartão XP: será que vale a pena só para investidores? Entenda!

Confira todos os detalhes sobre o novo cartão XP, quais suas principais vantagens e desvantagens, quem poderá solicitar e o que analisar antes de contratar!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Cartão XP

O sistema de cashback do cartão XP é um de seus maiores diferenciais, com mecanismo único voltado para beneficiar os investidores. Chamado “Investback”, o programa retorna 1% do valor de todas as compras pagas com o cartão de crédito da corretora.

  • Preza por condições exclusivas
  • Precisa de um cartão para fazer compras
  • Quem possui renda mensal elevada
  • Quem tem gasto elevado no cartão
  • Quem preza por descontos e recompensas
  • Pessoas que precisam de um limite alto

Juros do Rotativo: até 5,90% a.m

Parcelamento de fatura: até 3,90% a.m

    Anuidade: Gratuito
  • Assistência a viagem
  • Aplicativo
  • Seguros
  • Garantia estendida
  • Pagamento por aproximação
  • Redes wi-fi gratuitas
  • Descontos em lojas parceiras
  • Cashback: 1%O dinheiro de volta é usado como forma de investimento, sendo direcionado para um fundo com remuneração equivalente à taxa do CDI.
  • Sala VIP em aeroportos
  • checkmark Demais taxas de juros não são muito altas
  • checkmark Não existe a cobrança de anuidade
  • checkmark A porcentagem de cashback é competitiva e interessante
  • checkmark Vantagens da bandeira Visa Infinite, no Brasil e exterior
  • close Ainda não está disponível para todos os clientes XP
  • close Valor inicial de investimento pode não agradar aos investidores iniciantes
Leia mais sobre Cartão XP

O cartão XP acaba de estrear no mercado, mas já está surpreendendo a todos com seus benefícios exclusivos e de alto nível. Mesmo em seu primeiro ano de lançamento, o produto já se tornou uma opção atrativa para o público. Por enquanto, a famosa empresa de investimentos não busca competir no mercado de cartões de crédito, mas está ampliando seu alcance em outros segmentos a partir desse novo serviço.

Com um sistema único de cashback e vantagens premium, está atraindo a atenção de vários consumidores, e vale a pena conhecer mais sobre o que ele oferece. Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre o cartão XP para te ajudar a avaliar esse recurso de forma completa, além de trazer detalhes sobre suas funcionalidades.

Continua após a publicidade

Como funciona o cartão XP?

Atualmente, o único cartão XP disponível é o modelo Visa Infinite, que começou a ser testado em 2020 por um grupo restrito de clientes. O objetivo do serviço é se tornar um adicional para os investidores que operam com a companhia, além de atrair novos clientes interessados no combo de serviços. Por esse motivo, a maior parte das funcionalidades e benefícios do cartão de crédito estão relacionados a essas operações. Por exemplo, o limite inicial do cartão será definido com base no volume de investimentos que o cliente mantém na corretora.

Além disso, o sistema de cashback, um dos principais diferenciais do produto, também funciona em parceria com o segmento de aplicações.

Continua após a publicidade

Cartão de crédito XP tem cashback e/ou programa de pontos?

O sistema de cashback do cartão XP é um de seus maiores diferenciais, com mecanismo único voltado para beneficiar os investidores. Chamado “Investback”, o programa retorna 1% do valor de todas as compras pagas com o cartão de crédito da corretora. Além disso, existe também o ‘investback turbo’, que são aqueles valores obtidos pelos clientes que compram em parceiros cadastrados no app da corretora. Nesse caso, o retorno pode ser de 2% e chegar até 50% sobre o valor da compra.

Leia também: Qual é o melhor cartão com cashback em 2021?

O valor retorna, inicialmente, como forma de investimento, sendo direcionado para um fundo com remuneração equivalente à taxa do CDI. Entretanto, é possível resgatá-lo da maneira que preferir, transferindo o saldo para outra conta ou adquirindo produtos exclusivos disponíveis no marketplace da companhia. Atualmente, esse espaço reúne 25 estabelecimentos parceiros, proporcionando descontos especiais e Investback adicional, que varia de 2% a 10%, dependendo do produto.

Por outro lado, a participação no programa não possibilita o resgate em forma de milhas, o que pode ser uma desvantagem para clientes que buscam essa função em um cartão de crédito.

icon

Dicas

Vale lembrar que os clientes do cartão XP também possuem o direito de participar do programa de pontos da bandeira, chamado “Vai de Visa”. Basta se cadastrar para começar acumular pontos e posteriormente trocá-los por produtos ou descontos exclusivos.

Quais são as vantagens e os benefícios do cartão XP Visa Infinite?

Se você está considerando contratar esse serviço, vale a pena conhecer alguns dos principais benefícios que ele pode oferecer. Listamos os principais a seguir:

Continua após a publicidade

  • aplicativo;
  • sem anuidade;
  • carteira digital;
  • cashback;
  • juros baixos;
  • até 6 cartões adicionais;
  • limite dinâmico;
  • benefícios da bandeira Visa Infinite.
icon

Prós

Os benefícios da bandeira Visa Infinite são um dos grandes diferenciais do cartão e incluem coisas como: assistência de viagem, concierges, seguro de vida e automóvel, salas VIP em aeroportos, proteção de compras e etc.

E os pontos negativos?

Por outro lado, para avaliar o cartão XP de maneira completa, é importante conhecer aqueles pontos que podem deixar a desejar. Confira algumas desvantagens do produto a seguir:

  • disponível apenas para um público restrito;
  • exige um valor inicial de investimento muito alto;
  • não oferece variedade nos modelos.
icon

Contras

Para investidores iniciantes, o cartão XP pode não te aceitar por exigir um valor muito alto de investimentos. Estima-se que está disponível para um grupo seleto de clientes com carteiras de renda superior a R$ 5 mil.

Como solicitar o cartão XP?

Se você está se perguntando como conseguir o cartão XP Visa Infinite, infelizmente por enquanto, o acesso está limitado aos clientes da corretora com carteira de investimentos superior a R$5 mil. Caso você tenha uma conta ativa, poderá enviar uma proposta por meio do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Se esse for o seu caso, siga os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo e acesse a aba “Cartão”;
  2. Toque em “Pedir meu cartão”;
  3. Aceite os termos e condições;
  4. Confirme seu endereço e escolha qual nome será impresso no cartão;
  5. Defina a data de vencimento da fatura;
  6. Escolha uma senha pro cartão;
  7. Revise e confirme as informações do pedido;
  8. Faça a validação final com autenticação facial e pronto.

Depois disso, basta aguardar a resposta da sua solicitação.

Quando solicitar o cartão XP?

Depois de conhecer mais detalhes sobre o cartão XP, alguns investidores podem ter dúvidas sobre quando vale a pena solicitar esse recurso. Em um primeiro momento, o serviço está restrito apenas para clientes da corretora, de modo que é necessário abrir uma conta e realizar investimentos para poder acessar o cartão de crédito. No entanto, se você já for cliente da XP Investimentos, vale a pena procurar mais informações sobre o cartão e fazer uma proposta.

Esse serviço é um adicional interessante para os investidores, por sua praticidade e benefícios exclusivos. Além disso, conta com juros baixos e anuidade gratuita, sem custos de solicitação. Assim, caso você já tenha investimentos com essa corretora e deseja um produto exclusivo, com inúmeras funcionalidades atrativas, pode ser o momento ideal para enviar uma proposta. Dessa forma, você poderá aproveitar diversos benefícios executivos, ter cashback em investimentos e contar com mais uma alternativa de crédito para o dia a dia.

Continua após a publicidade

Afinal, o cartão XP vale a pena?

Em termos gerais, o cartão XP apresenta um pacote interessante de vantagens, se destacando, principalmente, por suas funcionalidades e juros baixos. No entanto, o produto não está disponível de maneira ampla no mercado, e não segue um padrão competitivo com outras instituições. Seu principal objetivo é ser um produto adicional para os investidores da corretora, proporcionando um diferencial e atraindo novos clientes para as carteiras da companhia.

Dessa forma, ainda que seja um cartão interessante, não são todos os públicos que podem aproveitar as suas vantagens. Para clientes que já possuem uma conta na XP Investimentos, vale a pena conhecer o cartão XP. Além de benefícios como o programa de cashback e a participação no programa Visa Infinite, o produto também não possui anuidade, além de taxas mais acessíveis. Assim, é possível concluir que trata-se de um serviço vantajoso para os investidores.

Caso o cartão XP tenha atraído o seu interesse, pode valer a pena analisar abrir uma conta na corretora para ter acesso ao produto. Nesse caso, a estratégia da companhia seria bem-sucedida, atraindo novos clientes, ao mesmo tempo que novos públicos podem utilizar um serviço conveniente e com muitas vantagens.

Perguntas frequentes

Por fim, para conhecer melhor o cartão XP, confira algumas perguntas frequentes sobre esse produto:

  1. O cartão é de qual banco?

    O cartão XP é administrado pelo Banco XP S.A., que também pertence à corretora de investimentos.

  2. Como desbloquear o cartão XP?

    O bloqueio e desbloqueio do cartão XP, assim como outras operações relacionadas ao produto, pode ser feito pelo aplicativo exclusivo da companhia. Ambas as versões, física e digital, podem ser liberadas pela plataforma. Após receber o cartão físico, basta seguir as orientações e acessar o aplicativo para desbloquear o recurso.

  3. O cartão XP tem anuidade?

    Não! Outra vantagem atrativa do cartão XP é a sua isenção de anuidade. Ou seja, os clientes não precisarão pagar nenhuma mensalidade adicional para utilizar o serviço, mesmo se tratando de uma modalidade premium.

  4. Como acessar o aplicativo do cartão XP?

    Uma vez que o aplicativo da XP Investimentos é a única plataforma que possibilita o gerenciamento do cartão. Como mencionamos, o portal está disponível para Android e iOS, de forma gratuita. O aplicativo possibilita o monitoramento das faturas, do histórico de compras e do sistema de cashback, entre outras funcionalidades.

  5. Como solicitar a segunda via do cartão?

    Caso seja necessário emitir uma segunda via do cartão físico, o cliente deverá entrar em contato com a corretora por meio das plataformas digitais. O aplicativo e o site da companhia disponibilizam diversos canais de atendimento para solicitações como essa.

  6. Como aumentar o limite do cartão XP?

    Quanto ao limite, o cartão XP possui um funcionamento diferente dos demais produtos de crédito convencionais. Durante seu período de teste, o serviço determina o limite do cartão de acordo com o valor em investimentos do cliente. Dessa forma, para aumentar o limite do seu cartão, será necessário movimentar sua conta e adquirir mais investimentos com a corretora.

  7. Como acessar a segunda via das faturas?

    A segunda via das faturas do cartão XP está disponível pelo aplicativo de gerenciamento da corretora. Para acessar, basta entrar no menu e localizar a seção do cartão. Além do histórico de compras, também é possível verificar o limite utilizado e o valor de cashback, por exemplo.

  8. Quais são os canais de atendimento do cartão XP?

    Existe a possibilidade de enviar um e-mail para a equipe de atendimento. O contato está disponível pelo formulário no site. Ainda, é possível entrar em contato pela central de telefones, por meio dos números: 55 11 4935-2720 (WhatsApp), 4003 3710 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 880 3710 (demais localidades).

  9. Qual é a bandeira?

    Atualmente, o cartão XP opera com a bandeira Visa Infinite.

  10. O cartão é internacional?

    Sim! Seja para fazer compras ou no cashback.

  11. Como encontrar o número do cartão XP?

    Por questões de segurança, o cartão XP físico não é emitido com o número do cartão impresso, apenas o nome do titular. Dessa forma, no caso de imprevistos, como perda ou roubo, é possível garantir a privacidade dos dados do cliente. Assim, para encontrar o número do seu cartão, é necessário acessar o aplicativo da corretora e localizar a informação por meio do cartão virtual.

E então? Quer receber outros conteúdos como esse? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para ficar por dentro de todas as novidades!

Continua após a Publicidade

26 comentários

  1. Djam Lima

    Sou cliente XP e estou analisando a oferta desse cartão. Gostaria de saber qual o valor mínimo gasto no mês para se ter os benefícios de anuidade zero e cashback?

  2. Diego

    Uma dúvida, o minimo de 1% em Cash back é em qualquer estabelecimento? Ou somente em conveniados? Por exemplo abastecer o carro ou uma compra qualquer no supermercado já tem o beneficio?

  3. já abri conta e fiz o investimento de 5 mil. mas o app não tem aba Cartão, por isso não tenho como solicitar. como proceder?

  4. Continua após a publicidade

  5. Luciana

    O cartao só da direito a entrada na salas? Se consumir algo paga?

  6. Tio Bill

    Se o cliente deixar de ter investimentos na XP, o cartão será cancelado?

  7. Vinicius

    Realizei o pedido do meu XP Visa Infinite, gostei dos beneficios, em diversos aeroportos o qual meu cartão bradesco não possui sala vip, a bandeira Visa Infinite possui.

  8. Continua após a publicidade

  9. Hermógenes.

    Pedi o meu hoje e já está disponível no APP da XP, podendo ser utilizado no APPLE PAY. O ruim é que já gastei…

  10. Nelson

    Boa noite. Essa questão da quantia em investimentos para se tornar elegível para este cartão, seja 5, ou 50k, seria em que tipo de investimento? Poderia ser renda variável em geral, ou necessariamente em CDB?

  11. Continua após a publicidade

  12. Josiane Alencar

    Oiê!
    Ótima matéria. Só corrigiria o valor do ‘investback turbo’, que são aqueles obtidos pelos clientes comprando via link dos parceiros pelo app XP, nesses casos, eles podem obter retornos entre 2% a 50% sobre os valores de suas compras.

  13. Rejane.

    Matéria muito boa. Parabéns.
    Sana todas as dúvidas, sem complicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.