Cartão de Crédito

Bandeiras de cartão de crédito: veja o que realmente são e quais as principais no Brasil!

Ana Júlia Ramos
Ana Júlia Ramos
Foto das bandeiras de cartão de crédito visa e mastercard em dois cartões diferentes sob uma mesa
Muitas pessoas têm dúvidas em relação às bandeiras de cartão de crédito e as administradoras, que são empresas responsáveis pela emissão do cartão. Aprenda o que é a bandeira e quais são suas principais funções!

Artigo originalmente publicado em blog.mobills.com.br. Conteúdos e comentários foram integralmente mantidos.

Bandeiras de cartão de crédito: veja o que realmente são e quais as principais no Brasil!

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao que são as bandeiras de cartão de crédito e qual é a diferença entre elas e a operadora, responsável por fazer a emissão do cartão.

Continua após a publicidade

De forma inicial, podemos dizer que a sua principal função é regular a aceitabilidade do cartão em algum estabelecimento, ou seja, em quais locais será possível fazer a compra com aquela forma de pagamento específica.

Partindo desse ponto, o nosso conteúdo terá como objetivo tirar todas as suas dúvidas sobre as bandeiras de cartão de crédito e para que elas servem.

Continua após a publicidade

Vamos também listar os principais nomes no mercado mundial, assim, ficará muito mais fácil entender para que elas funcionam! 

O que são bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são empresas responsáveis pelo regulamento dos cartões.

De forma mais prática, são elas quem padronizam a forma de processamento por parte dos estabelecimentos comerciais e validam cada pagamento realizado.

Veja um exemplo que deixa o conceito ainda mais simples: você tem um cartão de crédito do Nubank, a operadora. Ele, por sua vez, tem a Mastercard como bandeira.

Ao fazer uma compra no supermercado e colocar a senha na maquininha, bem neste exato momento de compra, a bandeira é responsável por validar o equipamento, se comunicar com o Nubank e finalizar a transação.

Continua após a publicidade

Quando você passa o seu cartão em uma maquininha e ela não aceita aquele cartão, é provável que o problema seja com a bandeira.

Já naqueles casos em que não existe saldo ou problemas com o limite, a responsabilidade é da operadora.

Além das questões operacionais que falamos por aqui, as bandeiras de cartão de crédito também oferecem uma série de vantagens para os seus clientes.

A mais comum é a oferta de pontos que são acumulados sempre que o cartão é usado, e podem ser trocados por passagens aéreas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Eles geralmente são chamados de programas de ofertas ou promoções, e estimulam o uso não somente por parte do cliente, mas também do dono do estabelecimento.

Quais as diferenças entre as bandeiras e operadoras?

Conforme você já entendeu, existe uma diferença entre os dois conceitos.

A operadora é uma instituição responsável por emitir o cartão e determinar todos os detalhes como juros, anuidade, limite e questões relacionadas.

Sabendo disso, a bandeira fica com a questão operacional das compras: ela faz o intermédio entre cliente, estabelecimento e operadora, além de regularizar e padronizar os estabelecimentos que serão aceitos por ela.

É justamente por isso que dois cartões Visa, por exemplo, podem ser completamente diferentes em relação aos critérios de uso, já que foram emitidos por instituições bancárias distintas.

Continua após a publicidade

Como descobrir a bandeira do meu cartão?

Esta é uma tarefa muito simples.

Agora que você já entendeu o que são as bandeiras e não terá a chance de fazer confusão com a operadora, por exemplo, encontrá-la fica muito simples.

O mais comum é que as operadoras indiquem a bandeira no próprio cartão de crédito.

Em sua grande maioria, a logomarca das empresas como Visa, MasterCard e Elo ficam na parte frontal do cartão, localizadas no canto inferior direito ou no superior direito.

Como saber a bandeira do cartão de crédito pelo número?

Esta informação, por mais que seja muito simples, ainda não é de conhecimento geral da população.

Continua após a publicidade

Vamos lá: como é de costume, todo cartão de crédito tem uma série de números. E, por mais que pareça, eles não são escolhidos de forma aleatória!

Cada conjunto de número, chamado de “setor”, é responsável por identificar algo diferente do cartão como a bandeira, número da conta, número do cartão e dígito de verificação.

Aproveite e conheça tudo sobre o dígito verificador de contas bancárias e outros documentos em um conteúdo completo sobre o assunto!

Os primeiros um ou dois dígitos são justamente referentes à bandeira do cartão. Veja quais são os números das maiores empresas aqui no Brasil:

Continua após a publicidade

  • Visa: 4;
  • Mastercard: 5;
  • Elo: 5;
  • Dinners Club: 3;
  • American Express: 3.

Cada empresa começa com um número específico e exclusivo, mas existem exceções, como Mastercard e Elo.

Neste caso, é o segundo número que faz essa diferenciação.

No caso da American Express, que é considerada como um “cartão de viagem”, existem outras operadoras que também podem começar com o número 3, como é com a Dinners Club.

Quais são as principais bandeiras de cartão no Brasil?

Agora que você já sabe tudo sobre as bandeiras de cartão de crédito, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais no nosso país.

  • Visa: é aceita em aproximadamente 200 países e tem cerca de 1 bilhão de cartões emitidos;
  • Mastercard: é outra das principais bandeiras em todo o mundo, com cobertura em cerca de 210 países e 700 milhões de emissões;
  • American Express: a bandeira é focada em pessoas que tenham maior renda e não é tão utilizada no Brasil;
  • Dinners Club: também é focada em clientes com ticket maior e exigências de renda de aproximadamente R$3.000 no mínimo. Tem como diferencial a série de “benefícios VIP” para os usuários;
  • Elo: nasceu de uma parceria entre a Caixa, o Banco do Brasil e o Bradesco, e agora já é a 3ª bandeira mais usada no país.

Qual a melhor bandeira de cartão de crédito?

Ao contratar um cartão de crédito, alguns bancos permitem que o próprio cliente faça a escolha de qual bandeira ele irá optar.

Continua após a publicidade

A partir daí, muitas pessoas se perguntam: qual bandeira de cartão de crédito é melhor?

Para fazer a escolha, basta entender como os estabelecimentos em que você compra com frequência as aceitam.

Há alguns anos, por exemplo, muitos aplicativos de delivery como o iFood e o Uber Eats ainda não aceitavam Elo, algo que não é mais um problema, mas que na época fez com que clientes pedissem a mudança para bandeiras diferentes.

O mesmo acontece com regiões e até mesmo países, como é o caso do Uruguai, em que a Visa está em mais de 70% dos estabelecimentos.

Por isso, é importante entender de forma pessoal sobre esta questão antes de fazer a escolha.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *