Nubank
O Nubank é um banco digital em atividade no Brasil desde 2013. Oferece conta Digital com rendimento automático, TED e PIX gratuitas e cartão de crédito sem anuidade. Por meio da corretora NuInvest, também disponibiliza investimentos de renda fixa e variável.
Quais são os produtos e serviços do Nubank?
Os clientes do Nubank têm acesso aos seguintes serviços direto pelo aplicativo:
- Cartão de crédito e/ou débito Mastercard — com opção Black
- Seguro de vida
- Seguro para celular
- Empréstimo pessoal
- Empréstimo consignado (NuConsignado)
- Empréstimo com investimento como garantia
- Opções de investimentos em ações, BDR, Fundos de Investimentos, Tesouro Direto, ETF e Renda Fixa (CBD, LCI/LCA e etc.)
Conta e cartão de crédito para empresas (PJ) - PIX (com possibilidade de usar o cartão de crédito)
- TED e DOC
- Recarga de celular
- Transferência internacional
- Gifts cards para compras no Shopping do Nubank
- Portabilidade de salário
Tem taxas, tarifas ou anuidade?
Não é cobrada anuidade ou taxas na conta e cartão do Nubank. Porém, o Ultravioleta tem mensalidade de R$ 49 — com a possibilidade de gratuidade a depender dos gastos e dos investimentos.
Também é cobrada tarifa de R$ 6,50 por saque no Banco24Horas e Saque e Pague.
O Nubank aceita menor de 18 anos?
Sim! O banco agora oferece uma conta para jovens entre 10 e 17 anos. Para isso, os responsáveis precisam:
- Aceitar o contrato legal;
- Gerar um convite e compartilhar com o jovem;
- Cadastrar no celular que será usado para o controle da conta.
É enviado um cartão de débito com os mesmos benefícios das contas tradicionais, como o rendimento automático e recarga de celular.
Para garantir a segurança financeira da criança, a NuConta para menores não tem cartão de crédito disponível.
É seguro usar o Nubank?
Sim, é seguro usar o Nubank. A empresa é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil e tem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que garante a segurança dos recursos dos clientes.
No Reclame Aqui, a reputação do banco é ótima, com nota de 8.4 em 10 nos últimos 12 meses. Confira outros dados do Nubank na plataforma:
- Reclamações respondidas: 99.9%
- Voltariam a fazer negócio: 76,1%
- Índice de solução: 89,7%
Os principais problemas registrados são sobre cobranças indevidas no cartão de crédito e dificuldade nos estornos.
O que acontece com meu dinheiro se o banco falir?
Se o banco Nubank falir, a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) protege os clientes, garantindo até R$ 250.000 por pessoa.
No entanto, é importante lembrar que, mesmo com a cobertura do FGC, os clientes ainda podem ter responsabilidade pelo pagamento de certos gastos. Por isso é importante estar atento às condições específicas do seu contrato.
Como faço para depositar dinheiro na minha conta?
O Nubank não possui agências físicas, por isso, é preciso usar o aplicativo para depositar dinheiro na sua conta. Para isso, você pode:
- Emitir um boleto bancário pelo aplicativo e pagar em qualquer lotérica;
- Realizar um PIX, que permite transferências instantâneas entre contas;
- Fazer depósitos via TED ou DOC.
Saiba também como emitir sua fatura do Nubank.
Quanto rende? Vale a pena?
A conta do Nubank tem rendimento automático de 100% do CDI — mais rentável do que a poupança.
Confira abaixo alguns exemplos de valores iniciais e o quanto você lucraria em um mês:
Investimento inicial | Rendimento em um mês |
R$ 100 | Entre R$ 1,07 e R$ 1,13 |
R$ 500 | Entre R$ 5,35 e R$ 5,68 |
R$ 1.000 | Entre R$ 10,70 e R$ 11,20 |
R$ 5.000 | Entre R$ 53,50 e R$ 56,00 |
Lembrando que os rendimentos podem variar conforme o mercado financeiro.
Também é possível usar o NuInvest, que disponibiliza opções de investimento em CDBs de bancos parceiros.
Vantagens e desvantagens do Nubank
Compare abaixo os prós e contras de usar os produtos e serviços do Nubank:
Prós:
- Sem taxas para movimentação de dinheiro
- Atendimento online e por telefone
- Rendimento maior que a poupança
- Anuidade gratuita no cartão de crédito
- Aplicativo intuitivo e fácil de usar
- Função de Construir Limite para clientes negativados
Contras:
- Ausência de agências físicas para atendimento presencial
- Impostos sobre investimentos, como o IOF e o Imposto de Renda
- Limitações de acumulação de milhas e cashback no cartão de crédito
- Empréstimos não disponíveis para todos os clientes
- Anuidade no cartão Black e taxas de saque
Principais canais de atendimento
Os principais canais de atendimento são o chat online, que pode ser acessado pelo app no seu celular, e os telefones do Nubank.
Você também pode usar as redes sociais para se comunicar com o banco. Confira abaixo: