O Nubank acaba de confirmar a criação do cartão Nubank Black. Trata-se de uma versão premium, com benefícios exclusivos da bandeira Mastercard e com a possibilidade de acumular até 1% de cashback na conta. O cartão é confeccionado no metal e conta com atrativos curiosos para os clientes.
Até então, haviam duas versões disponíveis, sendo a Gold (mais básica) e Platinum, com benefícios mais interessantes principalmente para quem gosta de viajar ou o faz com frequência. Agora, para a alegria dos clientes que desejavam benefícios mais atrativos, temos o Nubank Ultravioleta.
Nubank Black: o que sabemos sobre o cartão Ultravioleta
Em uma coletiva de imprensa lançada nesta terça-feira, 06, o Nubank adiantou informações importantes para o cliente. A primeira (e principal) é o fato do cartão oferecer cashback que rende 200% do CDI em todas as compras feitas com o cartão.
Atenção
Além disso, os clientes também poderão se divertir com um “atrativo” curioso. 7 mensagens diferentes podem ser exibidas ao expor o cartão à luz Ultravioleta, termo que deu nome ao cartão e representa a cartela de cores da marca.
Outra informação importante é sobre a integração com a carteira digital Apple Pay. Haverá a possibilidade de sincronizar, mas não sabemos exatamente qual será a data.
A respeito da pontuação de milhas, a fintech ainda não divulgou qual será o sistema. Atualizaremos o conteúdo assim que a informação sair.
Quais são as vantagens do Nubank Black?
Apesar da fintech ainda estar divulgando informações mais detalhadas aos poucos, conseguimos analisar as vantagens da bandeira Mastercard Black. É importante adiantar que no caso do Nubank Black, o cliente não terá acesso ao programa LoungeKey, que oferece acesso à salas VIP em todo o mundo.
O acesso à sala VIP do aeroporto de Guarulhos é gratuito. Para as demais salas, será preciso pagar US$ 32 por pessoa.
- seguro médico durante as viagens;
- concierge e assistente pessoal;
- garantia estendida e compra protegida ao usar o cartão nas transações;
- isenção de rolha em restauranes parceiros;
- proteção de bagagem;
- seguro veicular;
- assistência global de emergência;
- acesso ao Mastercard Surpreenda, além do Surpreenda Restaurantes.
Como é possível perceber, as vantagens são variadas, mas têm como principal foco um perfil de cliente que tenha como objetivo realizar viagens (principalmente internacionais). De toda forma, também existem agrados que podem ser aproveitados aqui mesmo, no Brasil.
Como avaliar se o cartão Nubank Black (ou Nubank Ultravioleta) seria uma boa opção?
Lembre-se que estamos falando de um lançamento que terá atualizações constantes. É preciso analisar os principais atrativos e fazer uma comparação com outros nomes do mercado. Pensando no cashback de 1%, temos alguns fortes concorrentes no mercado.
Cartão | Porcentagem de cashback na rede ampla |
Cartão Méliuz | De 0,5% até 1,8% |
Cartão Mooba | Média de 1% |
Cartão Original | De 0,15% até 1,5% |
Cartão Trigg | De 0,5% até 1,3% |
O mesmo acontece com as milhas e pontos para viajar. Apesar de ainda não sabermos o valor do Nubank, já podemos estudar alguns concorrentes das versões Black, Infinite ou Nanquim.
Cartão | Porcentagem de milhas |
Azul Itaucard Visa Infinite | 3,5 pontos por dólar gasto internacionalmente 3 pontos por dólar gasto nacionalmente |
Porto Seguro Visa Infinite | 3 pontos por dólar gasto internacionalmente 2,2 pontos por dólar nas faturas acima de R$ 6 mil 2 pontos por dólar nas faturas abaixo deste valor |
Ourocard Elo Nanquim Diners Club | 2,2 pontos a cada dólar gasto no crédito ou equivalente em real |
The Platinum Card American Express | 2,2 pontos a cada dólar gasto no crédito ou equivalente em real |
Bradesco Elo Nanquim Diners Club | 3,3 pontos a cada dólar gasto no exterior 2,2 pontos a cada dólar gasto nacionalmente |
LATAM Pass Itaú Mastercard Black | 3,5 pontos a cada dólar gasto em compras internacionais 2,5 pontos a cada dólar gasto em compras nacionais |
Falando sobre as milhas, percebemos que os cartões que apontamos acima oferecem uma quantidade bem interessante de pontos, chegando nos 3 por compra. Contudo, o valor da anuidade pode superar os R$ 1.400 por mês. Primeiro ponto de análise, então, é a proporção entre os pontos oferecidos e os gastos com anuidade.
Atenção
A mesma avaliação deve ser feita quando pensamos no cashback. No cartão Méliuz, por exemplo, é possível garantir 0,5% de dinheiro de volta em uma fatura que custaria por volta de R$ 780 reais, embora trate-se de um valor bem distante dos gastos de um cartão Black, que poderia ser de R$ 5 mil para algum cliente.
Um outro fato seria a questão da renda, já que existem produtos que exigem gastos por volta dos R$ 20 mil por mês. Mais um reforço da acessibilidade deste cartão quando comparado com outros.
Cartão Nubank Black: de onde veio a ideia?
Clientes da fintech já pedem por uma opção mais premium há muito tempo, conforme apuramos em março de 2021. Mantemos as informações no conteúdo para que nossos leitores possam entender o histórico dessa novidade.
A NuCommunity, fórum em que usuários podem comentar todas as suas impressões e experiências sobre os cartões, já recebeu uma grande quantidade de posts sugerindo a criação de um Nubank Black.
De toda forma, tudo não passava do compartilhamento de anseios dessas pessoas. Até que neste ano, o Nubank começou a “sondar” os clientes de forma mais precisa sobre um lançamento no formato Black.
De forma geral, a ideia era alinhar expectativas a respeito de um ponto principal: será que o usuário toparia pagar por um cartão de crédito? Afinal de contas, o diferencial da fintech é justamente a isenção de anuidade, certo?
É claro que a ideia é que haja uma contrapartida já que o pagamento teria como “retorno” a oferta de benefícios tradicionalmente oferecidos por cartões Black, como:
- maiores percentuais de cashback;
- acesso a salas VIP em aeroportos;
- possibilidade de transferir pontos para programas de companhias aéreas, como o Smiles e o LATAM Pass.
E então, gostou do nosso conteúdo que avalia o lançamento do cartão Nubank Black? Para não perder nenhuma outra novidade sobre os lançamentos das fintechs brasileiras, assine a nossa Newsletter!