Wise é confiável? Veja se vale a pena usar

Saiba como funciona a Wise, se ela é confiável para suas transações no exterior e se suas taxas estão entre as melhores do mercado.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Quando se fala em transferências internacionais, a Wise, além de confiável, é uma das plataformas que oferece as melhores vantagens. 

Para muitas pessoas, receber ou transferir dinheiro para o exterior ainda é um problema, pois ao optar por bancos físicos, é comum se deparar com burocracias.

Continua após a publicidade

Isso porque as operações são definidas por fronteiras internacionais que possuem custos adicionais no câmbio, além de tarifas embutidas, que resultam em operações caras e bastante complexas. No entanto, a Wise pode ser uma alternativa interessante. Veja como funciona.

O que é a Wise?

A Wise é uma plataforma financeira que disponibiliza serviços de transferências internacionais para usuários que tenham contas abertas na fintech. Ou seja, a empresa oferece soluções para pessoas que precisam enviar dinheiro para o exterior, sejam eles de ordem profissional ou pessoal, de maneira simples, segura, rápida e, especialmente, barata.

Continua após a publicidade

Os clientes da Wise podem guardar e converter dinheiro em 54 moedas diferentes, além de enviar valores para os 80 países em que a fintech opera. Por esses e outros motivos, o aplicativo da Wise é um dos mais utilizados para o envio de dinheiro para o exterior.

É perceptível que a empresa se empenha para tornar as transferências bancárias internacionais mais acessíveis em comparação aos bancos físicos, pela cobrança de taxas mais baixas e também por converter a moeda na taxa de câmbio real do mercado intermediário (ou seja, não há aumento na taxa de câmbio).

Por outro lado, os bancos tradicionais geralmente apresentam esse custo com valores acima do mercado, visto que essa margem faz parte das suas comissões.

Quais os serviços e tarifas da Wise?

A taxa de transferência cobrada pela Wise chega a ser oito vezes menor do que a dos bancos tradicionais. Além disso, na maioria dos casos, o destinatário recebe o dinheiro em até dois dias úteis.

Continua após a publicidade

O aplicativo permite o envio e recebimento de valores entre contas bancárias, seja corrente ou poupança, e funciona da seguinte forma: ao efetuar um pagamento no aplicativo ou no site da Wise, o valor é automaticamente convertido no câmbio comercial, o que reduz possíveis perdas na hora da conversão.

No caso de valores considerados baixos, um boleto é gerado na moeda brasileira, ou seja, em real. Já para valores mais elevados, é necessário fazer uma transferência via TED com os dados bancários fornecidos pela Wise.

O valor das tarifas depende da quantia enviada e do método de pagamento. O custo de transferências feitas via TED é um pouco menor do que a transferência padrão, via bancária.

No entanto, não se preocupe, pois todas essas informações são exibidas antes da confirmação da transferência, incluindo as taxas da plataforma.

Continua após a publicidade

Para remessa de dinheiro do Brasil para o exterior, a taxa é de aproximadamente 2,5%. Já do exterior para o Brasil, o valor gira em torno de 1,4%, somado ao valor da IOF de 1,1% para contas de mesma titularidade e 0,38% de titulares distintos.

A Wise é confiável?

Sim. Prova disso é que a Wise movimenta cerca de US$ 70 bilhões ao ano para mais de 10 milhões de clientes espalhados por todo o mundo. Além disso, todas as transferências internacionais remetidas para o Banco Central do Brasil.

Vale ressaltar que a instituição recolhe devidamente os impostos, como o IOF, e declara para a Receita Federal todos os CPFs cadastrados nas transações.

Outra informação que deve ser considerada é que a fintech possui apoio de investidores de renome, como o Paypal e o Skype.

Continua após a publicidade

Já no Reclame Aqui, site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços, a Wise apresenta nota 8.3/10, de acordo com as opiniões dos clientes da plataforma.

De dezembro de 2020 a novembro de 2021 foram feitas 411 reclamações no site e todas foram respondidas. Dentre elas, 90,5% foram solucionadas e 74,6% dos clientes que se queixaram voltariam a fazer negócio com a instituição.

Como abrir uma conta Wise?

Para abrir uma conta na Wise, é preciso comprovar sua identidade. Para isso, a empresa pede o envio de um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e uma foto segurando o documento. O processo de verificação pode levar cerca de 2 dias úteis.

Veja a seguir um passo a passo de como abrir uma conta na plataforma:

  1. Acesse o site da Wise;
  2. Selecione o botão “Criar conta;
  3. Você será direcionado para um espaço em que deve inserir o seu e-mail. Faça isso e clique em “Próximo”;
  4. Será disponibilizada a opção de criar uma conta pessoal ou empresarial;
  5. Após escolher a opção de conta pessoal, você deve selecionar seu país de residência principal e clicar em “Continuar”;
  6. Em seguida, insira o seu número de telefone. Você receberá um código de 6 dígitos via SMS;
  7. Digite o código no campo indicado e clique em “Enviar”;
  8. Crie uma senha de ao menos 9 caracteres (deve conter ao menos uma letra e um número) e clique em “Continuar”;
  9. Pronto! Seu cadastro está concluído!

Wise e Transferwise são a mesma empresa?

Sim. Até fevereiro de 2021, a Wise era chamada de TransferWise, entretanto, a empresa fez um reposicionamento da marca.

Continua após a publicidade

Desde de 2011, quando foi fundada, a TransferWise se tornou uma marca bem instituída e muito estimada na indústria de transferências internacionais de dinheiro, oferecendo um dos serviços mais baratos do mercado.

Contudo, após crescer e passar a disponibilizar novos serviços durante esse período, como cartão de débito multimoeda e dados bancários internacionais, a mudança de nome para Wise foi oficialmente formalizada.

Embora hoje o nome seja diferente, os serviços prestados pela empresa continuam sendo os mesmos. Ou seja, é possível continuar a usar o serviço normalmente com os dados de login que eram usados na TransferWise.

Entretanto, mesmo que você use um gerenciador de senhas, será necessário inserir os dados novamente ao logar pela primeira vez.

As mudanças também se aplicam à TransferWise para Empresa e conta Multimoeda TransferWise, que agora se chamam Wise para Empresas e conta Multimoeda Wise, respectivamente.

Perguntas frequentes sobre a Wise

  1. Quais as tarifas cobradas pela Wise?

    As taxas para transferências internacionais variam de 1,4% a 2,5% do valor enviado, já com o IOF incluído. Um dos fatores que interferem nas taxas da Wise é se o dinheiro está sendo enviado do Brasil para o exterior ou vice-versa.

  2. É seguro deixar dinheiro na Wise?

    Sim. A Wise é regulada pela Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN) nos Estados Unidos, pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido e possui vários outros reguladores em todo o mundo. Isso significa que a empresa opera de acordo com as regras de proteção de cada região.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.