A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela cobertura do teste de Covid-19 em planos de saúde. De acordo com a nota divulgada, essa medida começa a valer a partir desta sexta-feira, 14.

Decisão vale para os testes sorológicos de detecção do vírus. Nova norma foi aprovada após muito debate e restringe a cobertura para pacientes sintomáticos do novo coronavírus após o oitavo dia do surgimento dos sintomas.

Continua após a publicidade:

O teste do coronavírus Covid-19 consegue identificar a presença de anticorpos no sangue da pessoa que foi exposta ao vírus em algum momento do dia, mesmo que não apresente os sintomas da doença. Após esta norma, foi inserido no rol o teste referente ao anticorpo IgG, IgA e IgM.

Informações são da Exame.

Teste de Covid-19 em planos de saúde

Para a realização do teste, o paciente precisa apresentar uma solicitação médica, que deve seguir alguns critérios, como:

  • Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas;
  • Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo Sars-Cov2.

Além desses testes, a ANS assegura outros diagnósticos para as pessoas, como o teste molecular (RT-PCR). Esse teste costuma ser utilizado quando o paciente encontra-se na fase aguda da infecção pelo Covid-19. O procedimento é feito com uma espécie de cotonete (swab), que coleta amostras de secreção nasal e/ou da garganta do infectado.

Entenda a decisão da ANS

No período entre 26 de junho e 14 de julho, o teste de sorologia era coberto pelas operadoras de saúde. Entretanto, esta medida foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal 5ª Região.

Após vários debates e discussões, a diretoria da ANS fez a suspensão da Resolução 458, que dava a obrigatoriedade dos planos em cobrir os testes do coronavírus. Em paralelo, convocou  uma audiência pública no dia 24 de julho para debater o tema.

Enfim, no dia 13 de agosto, foi anunciado o acesso ao exame através do plano de saúde. Decisão possibilita que clientes de planos privados não tenham que pagar a mais para realizar teste.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre teste covid-19 em planos de saúde? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real. 

Publicidade