Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Telefonia VoIP: o que é e como funciona? Veja e tire suas dúvidas!

Entenda o que é a telefonia VoIP e as vantagens que ela pode trazer para o cotidiano. Muitas pessoas utilizam essa ferramenta sem saber, e ela vai ganhar cada vez mais espaço em nossas vidas.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

A telefonia VoIP é uma tecnologia que muitos já utilizam no cotidiano, mesmo sem saber o que é e o que realmente significa. Por meio da telefonia VoIP é possível transformar dados analógicos, como a voz em um chamada telefônica e enviá-la pela rede por um destinatário conectado em qualquer lugar do mundo. 

A maior parte das pessoas no mundo digital, na verdade, não compreendem muito bem como funcionam as ferramentas que utilizam.  Para que isso não se repita nesse assunto, o conteúdo a seguir irá proporcionar um panorama sobre o que é VoIP.

Continua após a publicidade

O que é a tecnologia VoIP?

A palavra VoIP é uma sigla que representa o termo Voice Over Internet Protocol (IP), em tradução livre, voz através de protocolo de internet. Muitos softwares que apresentam essa tecnologia estão presentes em nosso cotidiano, como no Facebook Messenger e no próprio WhatsApp, por exemplo.

Mas também existem empresas especializadas neste tipo de serviço, conhecidas como empresas de telefonia digital. Por meio de um conjunto de normas (IP) que permitem diversas máquinas conectadas a uma mesma rede conversem entre si, a telefonia VoIP transmite dados de voz e até vídeo que, de outra forma, seriam transmitidas de maneira analógica. 

Continua após a publicidade

Desta forma, utilizando a telefonia VoIP é possível realizar ligações, inclusive de longa distância, a um preço muito inferior do que as ligações convencionais, transmitidas em sinal pelas redes das operadoras

Como a telefonia VoIP funciona?

Com a expansão da internet e a maior democratização ao acesso à banda larga, mais rápida e estável, transferir dados por meio da rede de computadores se tornou mais barato. A telefonia VoIP se aproveita dessa vantagem para transformar os sinais de voz ou vídeo de ligações telefônicas em dados transmissíveis por meio da internet. 

Leia também: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!

Para que isso aconteça, é preciso que tanto o emissor da mensagem como o destinatário possuam aparelhos conectados a essa rede e preparados para receber esse tipo de sinal. 

Continua após a publicidade

icon

Exemplo

Hoje, a maneira mais comum em que isso acontece é por meio de softwares instalados nos aparelhos, como é o caso do WhatsApp. 

Esse tipo de software, conhecido como softphone, funciona com a tecnologia da telefonia VoIP, utilizando a internet para conectar as pessoas cadastradas no aplicativo. 

Quais são as formas de fazer uma chamada via telefonia VoIP?

Atualmente, existem diferentes maneiras de realizar uma chamada telefônica via VoIP. Algumas dessas formas não exigem uma máquina específica para esse tipo de tecnologia, podendo-se adaptar as já existentes pela instalação de sistemas ou utilização de ferramentas online. 

Entretanto, também existem as máquinas especializadas para receber esse tipo de tecnologia que, embora possua um custo mais elevado, por serem especializadas, oferecem mais opções de utilização da telefonia VoIP.

Conheça algumas delas abaixo!

Computador ou smartphone

A maneira mais costumeira de utilizar a telefonia VoIP é por meio de computadores e smartphones que possuam conexão com uma rede de internet. 

Continua após a publicidade

Uma forma de fazer isso é baixando programas, aplicativos ou softwares que utilizam a telefonia VoIP e, muitos desses aplicativos, como mencionamos, são bastante familiares. Sendo o caso do Skype e, principalmente do WhatsApp. 

Entretanto, existem maneiras de utilizar a telefonia VoIP em computadores sem a necessidade de baixar nenhum programa, utilizando apenas ferramentas online. Temos como exemplo dessa modalidade algumas ferramentas que se tornaram muito rotineiras para inúmeras pessoas, principalmente após o início da pandemia que são o Google Meets, o Microsoft Teams e similares. 

Softphone

Softphones são programas, mais especificamente, softwares, que são instalados nas máquinas para que elas possam utilizar a telefonia VoIP. 

Para utilizar essa tecnologia com o uso do Softphone, é preciso que tanto o aparelho emissor da mensagem quanto o aparelho do destinatário tenham o mesmo software instalado. Já falamos bastante de um aplicativo que é exemplo de um programa dessa modalidade, que é o WhatsApp.

Continua após a publicidade

Telefone IP

O telefone IP é um aparelho físico que deve ser conectada à rede de internet e já faz parte de sua construção um adaptador de telefone analógico. Com esse dispositivo e a conexão direta à internet, esse aparelho, que é muito similar em sua aparência a um telefone fixo comum, consegue utilizar telefonia VoIP para realizar chamadas. 

Quais são as vantagens do sistema VoIP?

A telefonia VoIP foi e continua a ser uma revolução dos sistemas de telecomunicação. Essa tecnologia abriu novos horizontes ao ser humano em termos de conectividade e encurtamento das distâncias, além da dinamicidade da informação. 

Confira as vantagens!

Mobilidade

Na era da telefonia VoIP, em qualquer lugar com conexão à internet é possível realizar ligações para todos os lugares do mundo. Não é mais necessário estar conectado a uma rede fixa de telefonia ou em um local com cobertura do sinal de uma determinada operadora. 

Diminuição de Custos

Muitas pessoas ainda se lembram de forma muito vívida das contas de telefones com preços altíssimos. No que se diz respeito à telefonia móvel, esses custos eram sempre ainda mais exorbitantes e, por isso, os celulares foram pouco acessíveis por muito tempo.

Continua após a publicidade

icon

Prós

Com a telefonia VoIP e a possibilidade de utilizar a internet para se comunicar, os custos diminuíram para todos, principalmente para ligações de longa distância. 

Qual é a desvantagem da Telefonia VoIP?

icon

Contras

A principal desvantagem é a dependência da internet. Sem uma conexão estável e com boa velocidade não é possível utilizar essa tecnologia e em momentos de manutenção de rede ou queda de energia, por exemplo, o sistema inteiro se torna inutilizável. 

Afinal, quando a telefonia Voip vale a pena?

Hoje, seria possível dizer que a telefonia VoIP está apresentando cada vez mais vantagens a pessoas físicas e a empresas. Com o avanço da qualidade nos serviços de conectividade, tanto de internet banda larga, como internet móvel, a comunicação por dados tem sido cada vez melhor. 

Aproveite e veja: Melhores planos de celular: saiba quais são os tipos e conheça as opções mais atrativas!

É possível realizar chamadas simultâneas, sem atraso, para qualquer lugar do mundo e por custos nulos ou muito mais baixos do que os cobrados por uma ligação analógica. Assim, mesmo que ainda se tenha dúvidas quanto a essa tecnologia, seu avanço pode significar que talvez seja válido se inteirar mais sobre as suas possibilidades. 

Quer continuar acompanhando tudo o que acontece no universo financeiro e de telecomunicações? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para não perder nenhum conteúdo. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.