Seguro Patrimonial Rodobens |
|
Os benefícios que um seguro patrimonial pode oferecer para proteger o seu patrimônio pessoal, seja uma casa, apartamento, automóvel ou qualquer outro bem, são muitos.
Muitas vezes, estes bens conquistados ao longo da vida com muito suor, podem estar expostos a riscos externos, como inundações, raios, incêndios, furtos e acidentes , e o seguro patrimonial pode ser a solução perfeita para evitar possíveis prejuízos com os seus bens, uma vez que ele garante a reparação em caso de danos.
No entanto, para encontrar uma boa opção, é necessário buscar uma corretora de seguros de confiança e com credibilidade no mercado, para que você possa montar uma apólice que se adeque às suas necessidades. Dessa forma, você terá o melhor custo-benefício na contratação.
Neste artigo, você vai saber tudo a respeito do seguro patrimonial, desde a sua definição até o seu funcionamento. Confira!
O que é um seguro patrimonial?
Podemos definir o seguro patrimonial como o principal instrumento de proteção disponível no mercado para os bens patrimoniais de uma pessoa ou de uma empresa.
Dessa maneira, quando acontece algo inesperado ou sinistros que ponham em riscos esses bens, o seguro patrimonial é a certeza de uma indenização ágil para entregar a tranquilidade necessária que o contratante precisa.
Este tipo de seguro, seja na proteção do patrimônio pessoal ou empresarial, consegue oferecer uma maior previsibilidade sobre o destino das conquistas do contratante, uma vez que dispõe de recursos para lidar com imprevistos graves e possibilitar que o cliente não sofra com a falta de um patrimônio importante para a sua atividade profissional ou pessoal.
O que o seguro patrimonial cobre?
O seguro patrimonial pode ser feito para bens imóveis, como por exemplo, terrenos, casas, apartamentos, salas comerciais e galpões, e para bens móveis (veículos, equipamentos, máquinas, eletrônicos, entre outros).
Nesse sentido, é possível garantir a indenização em situações diversas capazes de ocasionar danos, às vezes graves, aos bens segurados. A cobertura básica do seguro patrimonial normalmente engloba os seguintes riscos:
- explosões diversas;
- queda de raios;
- incêndios.
Entretanto, nada impede que você solicite outras coberturas para complementar o seguro básico, que são muitas. Confira algumas delas:
- danos elétricos;
- incêndio em propriedade rural;
- restituição de receitas perdidas devido a paralisação de atividades ou maquinário;
- alagamentos;
- danos causados por ciclones, vendavais e furacões;
- colisões de veículos;
- desmoronamentos;
- vazamentos de gás e água;
- quebra de vidros;
- crimes contra o patrimônio;
- pequenos acidentes domésticos.
As coberturas do seguro patrimonial costumam ser flexíveis, ou seja, adaptáveis às particularidades de cada tipo de bem. Dessa maneira, o cliente pode proteger o seu patrimônio com o melhor custo-benefício.
Como contratar um seguro patrimonial?
Primeiramente, a contratação de um seguro patrimonial deve ser feita em uma seguradora que tenha credibilidade no mercado.
Sendo assim, pesquise, pois isso fará com que você contrate a melhor opção, seja em termos de confiança e segurança ou, até mesmo, de economia, uma vez que nem sempre o mais barato é o mais adequado, assim como muitas vezes, o mais caro também não é.
Dessa forma, pesquise bastante e contrate somente quando tiver adquirido confiança no produto em questão, pois lembre-se: é o seu dinheiro e o seus bens que estão em jogo.
Após realizar uma boa pesquisa, separe as seguradoras que mais te agradaram e estão de acordo com o que você procura, faça uma comparação entre elas, listando os prós e contras de cada uma.
Para definir a qualidade e confiança de uma seguradora, você pode avaliar alguns pontos importantes, como por exemplo:
- Reputação (você pode pesquisar no site Reclame Aqui);
- Tempo que a seguradora tem de mercado;
- Transparência das informações disponíveis nos veículos de comunicação da empresa;
- Histórico de pagamentos e benefícios;
- Entre outras questões.
Quais os benefícios do seguro patrimonial?
Quando você contrata um seguro patrimonial para proteger os seus bens pessoais ou da sua empresa, a garantia de amparo em caso de sinistro vem assistida de alguns benefícios. Confira a seguir os principais:
Mais tranquilidade
Saber que você terá disponível as medidas corretivas, caso aconteça algum evento inesperado que afete os seus bens patrimoniais ou da sua empresa, sem dúvida alguma confere uma indiscutível sensação de tranquilidade e segurança.
Dessa forma, as preocupações ficam voltadas para os reais objetivos da sua vida pessoal ou profissional.
Saúde financeira
Qualquer evento que provoque perdas ou danos ao patrimônio pode impactar significativamente a saúde financeira pessoal ou da empresa. Em alguns casos, pode até mesmo impedir sua continuidade normal.
Entretanto, com a contratação de um seguro patrimonial, você terá o amparo necessário para que os custos envolvidos com o sinistro sejam totalmente cobertos, contribuindo para que as finanças não sejam afetadas pelos prejuízos.
Diversidade de coberturas e assistências
No caso das empresas, uma das particularidades mais importantes oferecidas pelo seguro patrimonial é a sua diversidade de coberturas e assistências.
Na prática, isso significa que cada organização pode relacionar o tipo de proteção que se adequa mais precisamente à natureza de suas atividades e a sua localização.
Redução de riscos
Todo e qualquer negócio possui riscos específicos ligados ao segmento que está inserido. Entretanto, o seguro patrimonial oferece a redução dessas ameaças existentes em razão das coberturas oferecidas.
Flexibilidade
O seguro patrimonial é um produto capaz de permitir uma adequação às suas reais necessidades ou da sua empresa. Além disso, ele consegue atender aos mais diferentes tipos de atividades, de modo a cumprir com o seu objetivo principal que é proteger os bens patrimoniais.