Número do cartão de crédito: saiba quais são e tire outras dúvidas!

Entenda mais sobre o número do cartão de crédito, a data de vencimento, código de segurança e muito mais. Confira!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes

O número do cartão de crédito é o que torna ele único. Na maior parte das vezes, ele vem impresso na parte de trás do produto. Além dele, existem também outros números e dados essenciais que garantem a segurança das transações e titularidade da forma de pagamento. Por isso, é importante que o usuário conheça esses números e os mantenha em sigilo para não comprometer suas informações de compra.

Afinal, você sabe o que significa cada número do cartão de crédito? O iDinheiro preparou esse artigo completo para te ajudar a entender de uma vez por todas. Continue lendo!

Continua após a publicidade

Qual é e quantos números tem o cartão de crédito?

O número do cartão de crédito é único para cada cliente, sua quantidade também varia dependendo da bandeira. No caso dos cartões das bandeiras Visa e Mastercard, a sequência é composta por 16 dígitos separados em conjuntos de 4 números. Já nos cartões Amex e Diners, sua composição é de 15 e 14 dígitos respectivamente.

Leia também: Bandeira do cartão de crédito: entenda como funciona e saiba qual é a melhor!

icon

Curiosidade

Os 4 primeiro dígitos são chamados de “BIN” e correspondem ao número de identificação do banco.

Quando um cartão é cancelado por perda, roubo ou clonagem, um novo é emitido com um novo número de identificação, uma nova data de vencimento e novo código verificador. Vamos entender melhor esses novo conceitos nos próximos blocos. Continue a leitura!

Saiba mais: Cartão clonado: o que fazer nessas situações complicadas?

Como funciona a data de vencimento do cartão de crédito?

A data de vencimento do cartão de crédito é composta por 4 dígitos que correspondem ao mês e ano de validade do produto respectivamente. Isto é, o usuário poderá utilizar aquele cartão até aquela data vigente. Entretanto, não significa que após esse tempo, seu vínculo com o banco será encerrado. A maioria das instituições já enviam automaticamente um novo cartão de crédito para os clientes.

Na maioria dos casos a data de vencimento costuma ser entre 3 á 5 anos após a emissão do cartão. Mas é importante lembrar que isso poderá variar conforme contrato e padrões de cada instituição financeira. Por causa disso, o usuário deve sempre verificar essa informação antes de realizar compras com o cartão de crédito, para não ter o risco de ser reprovado.

icon

Atenção

É importante estar atento quando a data de vencimento do cartão de crédito estiver aproximando. Como mencionado, a maioria das instituições enviam um novo cartão automaticamente. Entretanto, é recomendado verificar e se necessário fazer a solicitação em um dos canais disponíveis da financeira.

Qual é e como funciona o código de segurança (CVV) do cartão?

O código verificador, também chamado de código de segurança ou CVV é uma sequência numérica que serve para tornar as transações online com o cartão mais seguras. Esse código é composto por 3 números e não é solicitado em compras presenciais. Ele foi criado como uma espécie de “senha” para aumentar a segurança das compras virtuais.

Atualmente, com os cartões virtuais, esse número se tornou ainda mais seguro. Isso porque, o cliente pode gerar um específico para cada compra através do aplicativo do próprio cartão de crédito.

Quais são os 4 últimos dígitos do cartão?

Por fim, para saber o que significa os 4 últimos dígitos do cartão de crédito, é importante entender por partes. Lembrando que pode variar de acordo com a quantidade de números de cada cartão, sendo a maioria entre 14 e 16 dígitos. Veja detalhadamente o correspondente na ordem abaixo.

O 1º dígito corresponde a bandeira do cartão:

  • 3 – American Express
  • 4 – Visa
  • 5 – Mastercard e Elo

O 2º a 6º dígito representa:

  • dados da instituição financeira emissora do cartão de crédito

Do 7º ao 15º dígito que são únicos para cada cliente:

  • dados da conta e de identificação do usuário

O dígito final:

  • dígito verificador para evitar fraudes

Conclusão

Agora que você sabe o significado de cada número componente do cartão de crédito, poderá utilizá-lo da melhor forma. Estando atento a essas informações, também é necessário protegê-las para não sofrer golpes ou fraudes que podem te prejudicar financeiramente.

E aí? Gostou do nosso artigo sobre número do cartão? Quer continuar acompanhando mais artigos como esse? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro, ativar as notificações e entrar no nosso canal do Telegram!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.