O número do cartão de crédito é o que torna ele único. Na maior parte das vezes, ele vem impresso na parte de trás do produto. Além dele, existem também outros números e dados essenciais que garantem a segurança das transações e titularidade da forma de pagamento. Por isso, é importante que o usuário conheça esses números e os mantenha em sigilo para não comprometer suas informações de compra.
Afinal, você sabe o que significa cada número do cartão de crédito? O iDinheiro preparou esse artigo completo para te ajudar a entender de uma vez por todas. Continue lendo!
Acesse o nosso
Recomendador de Cartões
Ainda está em dúvida sobre qual cartão da lista escolher? Acesse nosso recomendador! Lá você poderá escolher os atributos importantes para você e baseado nas suas respostas, entregaremos sugestões personalizadas ao seu perfil!
Ir para o recomendadorQual é e quantos números tem o cartão de crédito?
O número do cartão de crédito é único para cada cliente, sua quantidade também varia dependendo da bandeira. No caso dos cartões das bandeiras Visa e Mastercard, a sequência é composta por 16 dígitos separados em conjuntos de 4 números. Já nos cartões Amex e Diners, sua composição é de 15 e 14 dígitos respectivamente.
Leia também: Bandeira do cartão de crédito: entenda como funciona e saiba qual é a melhor!
Curiosidade
Quando um cartão é cancelado por perda, roubo ou clonagem, um novo é emitido com um novo número de identificação, uma nova data de vencimento e novo código verificador. Vamos entender melhor esses novo conceitos nos próximos blocos. Continue a leitura!
Saiba mais: Cartão clonado: o que fazer nessas situações complicadas?
Como funciona a data de vencimento do cartão de crédito?
A data de vencimento do cartão de crédito é composta por 4 dígitos que correspondem ao mês e ano de validade do produto respectivamente. Isto é, o usuário poderá utilizar aquele cartão até aquela data vigente. Entretanto, não significa que após esse tempo, seu vínculo com o banco será encerrado. A maioria das instituições já enviam automaticamente um novo cartão de crédito para os clientes.
Na maioria dos casos a data de vencimento costuma ser entre 3 á 5 anos após a emissão do cartão. Mas é importante lembrar que isso poderá variar conforme contrato e padrões de cada instituição financeira. Por causa disso, o usuário deve sempre verificar essa informação antes de realizar compras com o cartão de crédito, para não ter o risco de ser reprovado.
Atenção
Qual é e como funciona o código de segurança (CVV) do cartão?
O código verificador, também chamado de código de segurança ou CVV é uma sequência numérica que serve para tornar as transações online com o cartão mais seguras. Esse código é composto por 3 números e não é solicitado em compras presenciais. Ele foi criado como uma espécie de “senha” para aumentar a segurança das compras virtuais.
Atualmente, com os cartões virtuais, esse número se tornou ainda mais seguro. Isso porque, o cliente pode gerar um específico para cada compra através do aplicativo do próprio cartão de crédito.
Quais são os 4 últimos dígitos do cartão?
Por fim, para saber o que significa os 4 últimos dígitos do cartão de crédito, é importante entender por partes. Lembrando que pode variar de acordo com a quantidade de números de cada cartão, sendo a maioria entre 14 e 16 dígitos. Veja detalhadamente o correspondente na ordem abaixo.
O 1º dígito corresponde a bandeira do cartão:
- 3 – American Express
- 4 – Visa
- 5 – Mastercard e Elo
O 2º a 6º dígito representa:
- dados da instituição financeira emissora do cartão de crédito
Do 7º ao 15º dígito que são únicos para cada cliente:
- dados da conta e de identificação do usuário
O dígito final:
- dígito verificador para evitar fraudes
Conclusão
Agora que você sabe o significado de cada número componente do cartão de crédito, poderá utilizá-lo da melhor forma. Estando atento a essas informações, também é necessário protegê-las para não sofrer golpes ou fraudes que podem te prejudicar financeiramente.
E aí? Gostou do nosso artigo sobre número do cartão? Quer continuar acompanhando mais artigos como esse? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro, ativar as notificações e entrar no nosso canal do Telegram!
bom