Os cartões, seja de crédito ou débito, são impressos com diversas informações. E, não importa se o cartão é do Bradesco, Santander, Caixa, Itaú, dentre outros bancos, ou então das bandeiras Mastercard, Visa, Elo, American Express, etc. Todos estes plásticos possuem dados em comuns, que são impressos em diretamente no material para que eles possam ser utilizados plenamente. Por exemplo, os cartões, que funcionam na função crédito, possuem um número de 16 dígitos, separados em seções de quatro dígitos, em sua frente. Este número é único para cada cartão e, portanto, serve como uma identificação.
E, também, os cartões possuem um data de validade. Esta data comumente está presente nos cartões de crédito, e designa até qual mês e ano o plástico estará ativo e poderá ser usado. A partir da data determinada, o cartão torna-se inutilizável. Não é possível realizar compras ou pagamentos com este plástico, após o seu vencimento. Assim, é necessário que o usuário o troque por um cartão válido, que, muitas vezes, é enviado automaticamente pelo banco antes mesmo do vencimento.
Quando um cartão é bloqueado, por ter expirado, a conta correspondente a este continua ativa. Ou seja, o vencimento do plástico não designa o vencimento da conta, apenas desta ferramenta de movimentação, para que ela seja trocada por uma mais nova e mais segura. Desta forma, quando o seu cartão expira, não é preciso se preocupar pois, com a chegada de um novo plástico, será possível movimentar a conta da mesma forma.
Inclusive, sua conta continuará aceitando depósitos e outras movimentações que não dependam do cartão. É importante entender que o cartão não se confunde com a conta corrente ou poupança.
Meu cartão expirou, ainda posso movimentar a minha conta?
Em algumas situações, os clientes bancários podem se surpreender, ao tentarem usar os seus cartões e eles não funcionarem. Comumente, neste casos, pensa-se em diversas possibilidade, como falta de saldo na conta, bloqueio de conta, dentre outros motivos, e deixa-se o motivo mais simples despercebido: vencimento do próprio cartão.
Todos os cartões bancários possuem datas de validade, que são as datas limites, com mês e ano, para que aquelas ferramentas sejam utilizadas. Caso passe desta data limite, impressa na frente ou no verso do plástico, ele passa a ser inutilizável. Ou seja, não será possível realizar qualquer tipo de pagamento, visto que o cartão não será habilitado mais para tal.
Comumente, quando o cliente está perto de ter o seu cartão expirado, o banco no qual ele é cliente já o envia outro, prevendo a situação. Desta forma, quando um plástico expira, o indivíduo já possui outro à mão, para que possa realizar as suas compras e pagamentos normalmente, sem passar qualquer tipo de necessidade. Ou seja, geralmente não é preciso que o próprio cliente peça o envio do cartão.
Entretanto, caso o cartão realmente expire e ainda não tenha chegado um novo, é preciso entrar em contato com o banco, a fim de solicitar o envio. Mas, mesmo que o novo cartão demore, não é preciso se preocupar. A conta bancária continua ativa, uma vez que ela não possui uma data de validade. Assim, o cliente pode utilizar o seu aplicativo bancário ou Internet Banking para realizar as suas movimentações, caso realmente precise neste período em que estiver sem o seu cartão.
Por que o cartão possui data de validade?
O vencimento do cartão não implica na desativação da conta bancária correspondente a este. O plástico possui data de validade por motivos muito simples, que não se aplicam a conta: segurança, desgaste e a possibilidade do cliente optar por um novo cartão. Em relação ao desgaste, como a maioria dos cartões possuem uma fita magnética, ela pode se desgastar, o que compromete o seu uso.
Agora, no que se tange à segurança, o cartão é renovado para que as informações mudem, com o tempo, e isto dificulte as fraudes manuais. E, quando a data de expiração do cartão aproxima-se, a empresa pode oferecer novas possibilidades ao cliente, para que este mude o seu cartão e, com isto, obtenha novos benefícios e condições.
Posso continuar fazendo pix e deposito mesmo com o cartão vencido?
Boa noite, Ully!
Se o seu cartão está vinculado a uma conta bancária, então você poderá continuar realizando depósitos e transações via PIX sem problemas. Já se você utiliza o cartão de crédito para fazer PIX, por exemplo, você não conseguirá mais fazer as transferências, porque o cartão não estará funcionando mais.
Estou com um novo cartão de crédito, as contas parceladas serão debitadas normalmente ?
Olá, Murilo! Tudo bem?
Sim, será debitado normalmente.
Meu cartão de débito vence amanhã domingo. Eu tenho saldo suficiente para sacar pois não tenho dinheiro em espécie comigo em casa. Pelo fato de estar vencendo no domingo dia 09/01/2022, eu posso continuar usando o cartão até chegar outro?
Olá, Andrea! Tudo bem?
Pode continuar usando, mas a qualquer momento ele deve ser bloqueado.
Meu cartão está prestes a expira , o banco mandou outro , mais esse cartão e de débito ..
E o meu cartão q vai expira ele e débito e tbm e crédito , nesse caso oq faço ? Preciso do crédito TB
Olá, Alex! Tudo bem?
Acredito que seja o mesmo cartão para as duas funções… Entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco, eles podem confirmar isso ou enviar uma nova via para você.
Meu cartão poupança venceu ,e acabaram fazendo um depósito nele ,como faço ? Desbloqueio o novo e tá normal ou preciso sacar e tranferir para o novo ? Estou cheia de dúvidas se alguém puder me ajudar ,agradeço
Olá, Ana! Tudo bem?
Você precisa desbloquear o novo em um terminal de autoatendimento da Caixa. Depois disso, você pode realizar o saque normalmente porque a mudança no cartão não altera valores da conta.
Oque acontece com do dinheiro,que está na conta e no cartão vencido,porque o meu também mudou o número da conta
Olá, Tauana! Tudo bem?
O valor permanece na conta mesmo com o cartão vencido, você só não conseguirá sacar o valor.
Posso usar a mesma senha do cartão de débito vencido no cartão de débito novo da caixa.
Pode usar a mesma senha, Edjan. No entanto, você precisa desbloqueá-lo diretamente em um terminal de autoatendimento da CAIXA.
minha conta mudou a numeração se transferir dinheiro na mesma numeração da conta antiga cai
É necessário usar a nova numeração, Patricia.