Estudo mostra que pessoas que controlam as finanças têm 3,5 vezes mais chances de enfrentar a crise econômica sem quebrar!

Controlar suas finanças é crucial para passar com tranquilidade por momentos de crise econômica e esse estudo mostra isso!

Escrito por Ariane Lopes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Estudo mostra que pessoas que controlam as finanças têm 3,5 vezes mais chances de enfrentar a crise econômica sem quebrar!

 

Um estudo realizado pelo Mobills App com seus usuários e através da base de outros aplicativos desenvolvidos pelo Mob Utilities revelou que os usuários de aplicativos de controle financeiro de gastos têm 3,5 vezes mais chances de saírem ilesos da crise econômica graças às suas reservas de emergência.

A reserva de emergência nada mais é do que uma parte do orçamento destinada a imprevistos financeiros.

Estes valores devem ficar separados e guardados em aplicações de liquidez imediata, como os títulos do Tesouro Selic, por exemplo.

O valor destinado a esta reserva deve ser o necessário para cobrir despesas básicas em um período de 6 meses a um ano.

O tempo que este fundo irá cobrir dependerá do critério utilizado pelo dono do mesmo. No entanto, quanto menor a sua estabilidade no quesito obtenção de renda, maior deve ser sua reserva.

Crucial é entender que a reserva de emergência nunca foi tão importante para um número tão grande de pessoas como atualmente.

E isso pode ser constatado em nível mundial, já que o coronavírus vem arrasando economias e destruindo emprego e renda em boa parte do mundo.

Ficou curioso e quer saber mais detalhes da pesquisa? Leia o artigo até o final e veja os fatos surpreendentes que ele revela!

Com que foi feita a pesquisa?

O mesmo questionário foi aplicado em dois grupos distintos de usuários dos produtos desenvolvidos pela empresa Mobills.

A amostra 1 corresponde a 1.086 usuários do aplicativo de controle financeiro pessoal Mobills.

Já a amostra 2, engloba 1.212 usuários dos produtos do Mob Utilities, seguimento diferenciado de aplicativos que não têm funções financeiras.

Assim, através dessa base de dados, foi possível pesquisar brasileiros em todos os estados do Brasil e DF, das mais diferentes faixas etárias e revelar um pouco como a crise financeira causada pelo coronavírus vem afetando as finanças de diferentes grupos.

Perfil dos que responderam a pesquisa

Em ambas as amostras, mais de 60% dos pesquisados eram do sexo masculino. Concentrados na faixa dos 25 aos 44 anos.

O estado com maior número de respondentes, aproximadamente 30% do total em cada amostra, foi São Paulo.

56% dos usuários do aplicativo de controle financeiro possuem reserva de emergência

A pesquisa buscava entender como o consumidor brasileiro vem lidando com a queda na renda causada pela pandemia pelo coronavírus.

Com este fim, duas perguntas foram as mais importantes: quem se sentiu afetado com a crise e quem possuía reserva de emergência.

Na amostra dos usuários do Aplicativo de Controle de Gastos Mobills, 47,2% dos respondentes se sentiram afetados pela crise pela perda total ou parcial de suas rendas.

Enquanto na amostra que abrange os aplicativos não financeiros, tivemos um percentual de 81,5% da amostra que perderam renda no período da quarentena.

Quando a questão é ter ou não a reserva de emergência, as respostas foram:

 

pesquisa mobills reserva de emergência

Dos usuários do Mobills App, que fazem seu controle financeiro através do mesmo e responderam a pesquisa, 56% possuem reserva de emergência e 38,9% ainda não estão utilizando-a, enquanto 17,1% estão fazendo uso para pagar as contas.

Já na base de usuários de aplicativos não financeiros o resultado é bem diferente, observe:

[infogram id=”d2763e57-3892-41e4-aada-7be59bb7961f” prefix=”yE6″ format=”interactive” title=”Estudo emergência”]

Observa-se que 87,5% não possuem reserva de emergência e dos 12,5% que a possuem, apenas 3,9% não tiveram que recorrer a ela.

Ao comparamos os percentuais dos que possuem reserva de emergência nos dois grupos (56% e 12,5%, respectivamente), percebe-se que a porcentagem dos que possuem reserva de emergência é 3,5 vezes maior no grupo que usa aplicativo de controle financeiro.

Conclusão

Controlar suas finanças é crucial para passar com tranquilidade por momentos de crise econômica.

Na verdade, é uma preocupação a menos em meio a um cenário de tantas incertezas.

Ademais, saber quanto se gasta, quanto se ganha e qual valor se tem de reserva, sem uma ferramenta propícia para isso, pode ser trabalhoso e infrutífero.

E aí, o que achou do estudo sobre as pessoas que controlam as finanças? Se gostou, então, compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar. A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp