Senado aprova proibição de reajuste de remédio em 2021

O Senado aprovou o projeto de lei (PL) que defende a proibição de reajuste de remédio este ano e determina reversão de ajustes já aplicados.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Senado aprovou o projeto de lei (PL) que determina a proibição de reajuste de remédio em 2021, devido à pandemia. O texto também determina a reversão de reajustes já aplicados e a restituição de pagamentos já realizados.

Apesar de a decisão não ter sido unânime, o projeto foi aprovado por 58 votos contra 6 e agora segue para a Câmara dos Deputados.

Para o autor do projeto, senador Lasier Martins (Podemos-RS), essa é uma maneira de minimizar o aperto orçamentário das famílias que estão enfrentando o coronavírus ou que têm pessoas que precisam de remédios de uso contínuo.

O senador ainda ressalta que o cenário é de “recrudescimento da pandemia, inclusive com o surgimento de novas cepas virais”.

Proibição de reajuste de remédio

A tabela de preços dos medicamentos é determinada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão ligado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece o valor máximo dos remédios comercializados no país.

O setor teve um aumento autorizado no fim do mês de março deste ano. Entretanto, com a aprovação do PL, este aumento se torna ilegal.

A CMED fixa o teto de preços permitidos para venda de medicamentos uma vez por ano, porém esse controle não consegue chegar a todos os medicamentos. Algumas classes de remédios terapêuticos que não necessitam de prescrição médica, por exemplo, ficam de fora.

O relator, Eduardo Braga (MDB-AM), explicou que o projeto não “congela” os preços dos medicamentos, somente impede o reajuste do teto pela CMED.

“Não se trata de congelamento de preços, trata-se de suspensão de qualquer reajuste no teto estabelecido pela CMED, tanto para preços de fabricantes quanto para preços a varejo, para o consumidor. Portanto, fazendo justiça a milhões de brasileiros que estão necessitando de acesso à compra de medicamentos”, disse ele.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp