Imposto de Renda: Receita paga mais um lote residual de restituição nesta terça

Crédito bancário será feito para mais de 136 mil contribuintes, diretamente na conta informada na declaração.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nesta terça-feira, 31, a Receita Federal paga mais um mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base 2021. O pagamento será feito diretamente na conta bancária informada pelos contribuintes.

O lote residual se refere aos contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram as suas pendências. Segundo dados da Receita, o crédito será feito para 136.565 contribuintes, totalizando o valor de R$ 368.017.854,27.

Quem tem direito ao lote residual de restituição

Do valor total, pouco mais de R$ 199 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal:

  • 3.069 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 20.624 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 2.349 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.568 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além desses, foram contemplados outros 103.955 contribuintes não prioritários.

Como consultar o lote residual de restituições

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, selecionando “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Nesse canal o contribuinte tem acesso a orientações e aos canais de prestação do serviço, que permite uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, disponível no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la.

O contribuinte também pode consultar o lote residual de restituições através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

Pagamento do lote residual de restituições

Segundo a Receita Federal, o pagamento do lote residual de restituições de janeiro será realizado nesta terça-feira (31)diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, através dos dados ou da chave PIX.

O valor da restituição é atualizado de acordo com a taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento do lote, mais 1% no mês de depósito.

Caso o crédito não seja realizado porque a conta informada pelo contribuinte foi desativada, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Dessa forma, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores através do Portal BB ou pela Central de Relacional BB, por meio dos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Após o prazo de 1 ano, o contribuinte só poderá solicitar o valor através do Portal e-CAC.

Quer continuar acompanhando notícias sobre o Imposto de Renda? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp