Fies 2023: edital do financiamento estudantil já está disponível; confira os prazos e como se inscrever

Financiamento estudantil permite o uso da nota do Enem a partir de 2010. Veja como se inscrever.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Governo Federal divulgou o edital do processo seletivo de 2023 do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

Dessa forma, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se planejar para concorrer a uma das milhares de vagas para ingressar no ensino superior, que são ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o edital, o período de inscrição do Fies 2023 terá início no dia 7 e será encerrado no dia 10 de março. Assim como nos anos anteriores, os estudantes podem utilizar notas do Enem a partir de 2010 para se inscrever no programa de financiamento estudantil.

Saiba mais sobre o Fies 2023

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O principal objetivo do programa é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, ou seja, em cursos com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por faculdades particulares aderentes ao programa.

Desde 2018, os estudantes podem contratar um financiamento com juros mais baixos e até se juros, de acordo com uma escala que varia conforme a renda familiar do estudante.

Quem pode se inscrever no Fies

Em 2023, pode se inscrever no Fies o candidato que cumpra os seguintes requisitos:

  • Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010.
  • Obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

A inscrição no Fies 2023 deve ser realizada no sistema de inscrição do FIES através da conta gov.br, observando o cronograma:

  • Período de inscrições: 07 a 10 de março de 2023.
  • Resultado do Fies 2023: 14 de março de 2023.
  • Complementação das informações da inscrição: 15 a 17 de março de 2023.

Renda familiar mensal bruta

De acordo com o edital do Fies, o cálculo da renda familiar mensal bruta per capita é feito com base na soma da renda bruta de todos os membros do grupo familiar, dividida pelo número total de pessoas pertencentes ao referido grupo familiar. Dessa forma, uma família com 3 membros, em que duas pessoas recebem um salário mínimo e a terceira pessoa recebe R$ 1 mil, a renda familiar mensal bruta per capita será de R$ 1.201,33 (menos de um salário mínimo).

Saiba mais: 6 bancos que oferecem financiamento estudantil em 2023.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre as inscrições para o Fies 2023? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp