Empréstimo

Financiamento Pravaler: conheça tudo sobre a opção de crédito para universidades privadas

Ana Júlia Ramos
Foto de estudantes se formando na faculdade, representando o financiamento Pravaler

Neste conteúdo, você terá acesso aos principais pontos que envolvem o financiamento estudantil Pravaler. Além disso, será capaz de entender também se ele é uma boa opção!

Artigo originalmente publicado em blog.mobills.com.br. Conteúdos e comentários foram integralmente mantidos.

Financiamento Pravaler: conheça tudo sobre a opção de crédito para universidades privadas

 

Na hora de conquistar o sonho do diploma do ensino superior, muitos empecilhos podem surgir pelo caminho.

Um dos principais, atualmente, é a falta de condição financeira para arcar com as mensalidades.

Continua após a publicidade:

No entanto, você pode encontrar nos financiamentos estudantis aquela ajuda tão necessária para ter acesso ao estudo!

O Pravaler é uma das maiores opções existentes no Brasil, e é justamente sobre ele que vamos falar neste conteúdo.

Continua após a publicidade

Além de explicar tudo o que você precisa saber sobre o crédito, vamos responder uma pergunta feita com tanta frequência, que é o fato do financiamento valer a pena ou não.

Vamos lá?

O que é o Pravaler?

Aqueles estudantes que, por qualquer motivo, não conseguem arcar com os custos do ensino superior privado, podem recorrer ao financiamento estudantil, crédito concedido como uma forma de ajuda para pagar as mensalidades do curso.

Nesse sentido, a instituição que oferece o crédito, como é o caso do Pravaler, faz o pagamento das parcelas diretamente para a instituição de ensino.

Já o aluno, terá um tempo maior do que o período do curso para fazer o pagamento ao concessor do crédito, o que faz com que seja possível diminuir o peso das parcelas.

Continua após a publicidade

O Pravaler é uma opção de financiamento assim como o FIES, mas se trata de um recurso privado, e não do governo.

Além de cursos de graduação, também é possível ter acesso ao MBA, pós-graduações em geral ou cursos técnicos, sejam eles presenciais ou à distância.

Como ele funciona?

O estudante, após ter acesso ao crédito estudantil, pode financiar até 100% do curso escolhido.

Depois de optar pelo curso e faculdade que quiser (desde que estejam credenciados), a contratação é feita de forma semestral.

Continua após a publicidade

Dessa forma, cada semestre do curso poderá ser pago em até um ano. Se você optou por financiar um curso de 4 anos com a porcentagem total, terá 8 anos para pagar o financiamento. 

Quais faculdades são credenciadas?

É importante ressaltar que, para contratar o financiamento, é preciso optar por uma instituição de ensino credenciada.

A boa notícia é que grandes nomes do ensino superior em todo o Brasil têm convênio com o Pravaler, então, o aluno pode contar com uma série de opções interessantes.

Como a quantidade de parceiras é muito grande, o aconselhável é entrar no site oficial e buscar pela cidade ou faculdade em que você tem interesse de estudar.

Continua após a publicidade

Assim, poderá ver todas as oportunidades de instituições que estão aptas a oferecer o crédito para você!

Como fazer a contratação?

Depois de avaliar que esta é a melhor opção para você, chega a hora de fazer a contratação. O mais legal é que grande parte do processo é feito pela internet!

Primeiramente, o interessado precisa se cadastrar no site, a partir daquelas informações pessoais bem básicas.

Logo ao digitar seu CPF, já terá acesso ao retorno do crédito, ou seja, saberá se você tem ou não o crédito pré-aprovado de acordo com as regras do programa.

Continua após a publicidade

Se você se cadastrou hoje, caso aprovado, terá até 90 dias para contratar. O mesmo vale caso a resposta seja negativa, ou seja, se no momento você não conseguir, aguarde este período e volte a tentar.

Sabendo disso, é hora de enviar alguns documentos específicos, pela internet mesmo.

É importante ressaltar que o aluno já deve estar matriculado na instituição! Depois, deverá aguardar pelo retorno da documentação enviada, conferir os dados, analisar o contrato, as condições e todo o regulamento.

Alguns documentos solicitados no processo são:

  • CPF;
  • Comprovante de matrícula do curso;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda tanto do aluno quanto do garantidor.

Pravaler é confiável?

Sim! Assim como o FIES, grande nome no que diz respeito ao financiamento estudantil, o Pravaler é uma instituição confiável e completamente segura.

Para isso, é só pensar na quantidade de grandes instituições de ensino que têm convênio com o programa.

Continua após a publicidade

Se ele não fosse de confiança, faculdade alguma gostaria de arriscar grandes quantidades de recursos para uma empresa que teria chance de não honrar com o que é preciso.

O financiamento vale a pena?

Antes de dizer se o financiamento vale a pena, vamos repassar algumas informações importantes sobre o financiamento.

A taxa de juros costuma variar de zero a 3% ao mês, e os valores cobrados dependem da instituição.

Quando pensamos neste número, ele é considerado baixo quando comparamos com empréstimos pessoais, cartão de crédito ou taxas de cheque especial, por exemplo.

Continua após a publicidade

A resposta para esta pergunta, então, depende da sua realidade.

Se você não tem condições de arcar com um curso superior privado no momento, mas tem necessidade de fazê-lo, os financiamentos são um bom caminho.

Afinal, é uma maneira de tornar acessível algo que não é viável para grande parte dos brasileiros. As condições de pagamento e juros fazem com que o investimento passe de um sonho e se torne realidade.

De toda forma, precisamos pensar que este é um financiamento como outro qualquer. Portanto, no futuro, será preciso honrar com os custos e encargos acumulados.

O que acontece com uma grande quantidade de estudantes é que, após a formatura, seja por períodos de crise ou por outros fatores, a entrada no mercado de trabalho costuma ser um pouco complicada.

Continua após a publicidade

Ou seja: sem emprego (ou com oportunidades que pagam muito pouco) fica difícil arcar com a mensalidade e as dívidas vão só aumentando.

Por isso, tenha em mente que mesmo no início do financiamento, o ideal é manter uma ótima organização financeira e trabalhar firme no planejamento.

Temos um conteúdo completo que fala sobre o assunto, e você pode acessá-lo por aqui.

É importante ser capaz de traçar planos de ação desde já, para que você já possa economizar e reservar uma quantidade de dinheiro por mês que no futuro será direcionada ao financiamento.

Continua após a publicidade

Aproveite para entender se vale a pena contratar um empréstimo para pagar dívidas!

Como acessar o portal do aluno?

Depois de optar pelo Pravaler como porta de entrada para o ensino superior, o aluno terá acesso a um portal completo.

Nele, é possível analisar a situação atual do contrato, além de acompanhar todas as informações, avisos e processos necessários para seguir com o financiamento com tranquilidade.

Acessar o portal do aluno é muito simples. É só clicar neste site, inserir seus dados de acesso (CPF ou login e senha) e entrar!

O Pravaler é furada?

Você pode ouvir alguém falar que financiou um curso superior, mas que depois de formado se afundou em dívidas.

Continua após a publicidade

Esta fala é comum e infelizmente se trata da realidade de muitos brasileiros. Afinal, um diploma de curso superior não é garantia de carteira assinada.

Sabendo disso, não apenas o Pravaler, mas financiamentos em geral, podem se transformar em uma dor de cabeça. Já falamos sobre isso e vamos ressaltar, então, sobre a importância de se organizar financeiramente.

Você deve entender que contratou um empréstimo e, para arcar com os encargos de forma correta, deverá trabalhar firme no planejamento e controle financeiro.

Para te ajudar, é interessante organizar todos os seus gastos e separar uma quantidade de dinheiro que sobra (caso seja possível) direcionando justamente para os pagamentos futuros.

Continua após a publicidade

Dessa forma, ao terminar a faculdade, você terá criado uma espécie de reserva que poderá te ajudar caso as coisas não estejam tão bem, até porque, ninguém pode prever o futuro!

Veja nosso post sobre planejamento financeiro e aprenda a tomar o controle de todo o seu dinheiro!

Conclusão

Conforme falamos muito por aqui, é importante se organizar financeiramente ao contratar grandes financiamentos, como é o caso do Pravaler.

Por isso, é fundamental controlar as finanças, e quando contamos com recursos capazes de ajudar nesta tarefa, fica ainda mais fácil atingir os objetivos.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, é interessante você analisar a possibilidade de utilizar apps de controle financeiro, eles oferecem os recursos necessários para gerenciar seu dinheiro mensalmente e no longo prazo.

Dessa maneira, provavelmente ficará mais fácil alcançar o grande sonho do diploma universitário.

Depois de ler o nosso conteúdo sobre o financiamento estudantil, esperamos que você tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto!

Por fim, caso queira receber mais conteúdos sobre financiamento estudantil ou outros assuntos relacionados a como cuidar melhor do seu dinheiro, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *