6 Bancos que oferecem financiamento estudantil em 2022

Quer fazer o melhor financiamento estudantil para sua faculdade? Listamos 6 bancos que oferecem o serviço para você escolher o ideal.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Se você tem o sonho de fazer faculdade ou está enfrentando dificuldade para pagar a mensalidade da graduação, conhecer os bancos que oferecem financiamento estudantil pode ser uma super ajuda.

Para quem não sabe, o financiamento funciona como um empréstimo. O estudante ou futuro estudante assina um contrato com uma instituição financeira se comprometendo a pagar parte da mensalidade da faculdade no futuro.

Continua após a publicidade

Ícone Estrela

principais contas com opção de financiamento estudantil

Para auxiliá-lo a encontrar a melhor opção para o seu bolso, preparamos um material completo sobre os 6 bancos e contas que oferecem financiamento estudantil em 2022. Não perca tempo e continue a leitura!

1. Financiamento estudantil Caixa (FIES)

Instituído por lei em 2017, o Novo FIES concede financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A Caixa Econômica Federal (CEF) é o agente único, responsável pelos papéis de agente operador, agente financeiro e gestor de fundos garantidores.

Continua após a publicidade

Em relação à escala de financiamento, que define as condições de pagamento do FIES variará de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade I, operada com exclusividade pela Caixa, atende quem possui renda de até 3 salários mínimos.

O aluno pagará o seu financiamento após o término da faculdade e respeitando o limite da sua renda. Quem tem renda familiar de até 1,5 salários mínimos pode ter direito a juros zero.

Requisitos FIES 2022

Para se candidatar ao Novo FIES, é necessário atender aos requisitos listados abaixo:

  • Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010.
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de 0 na redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como ingressar no programa FIES

Para ingressar no Novo FIES, ​​o primeiro passo é o interessado fazer sua inscrição pela internet, no site do Fies Seleção.

Em seguida, o estudante selecionado pelo MEC deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para comprovar as informações, receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora para contratar o seguro prestamista (pagamento do empréstimo junto à Caixa em caso de morte ou invalidez total por acidente).

Por fim, com o DRI e proposta de seguro, o estudante deve procurar uma agência da Caixa para que um agente confira a documentação e insira as informações no Sistema de Financiamento Estudantil (SIFES), emitindo o contratato para assinatura na sequência.

Continua após a publicidade

2. Credi Universidade Santander

O Credi Universidade Santander é uma linha de crédito pessoal para o público universitário de até R$ 2 mil, mediante análise de crédito do aluno correntista.

Requisitos do financiamento estudantil

Os requisitos são ser aluno correntista do Santander com renda comprovada. Lembrando que estará sujeito à análise e aprovação de crédito e demais condições vigentes no momento da contratação.

Como contratar o Credi Universidade Santander

Para contratá-lo, é preciso ter uma conta Santander, e o interessado deve ir a uma agência do banco. O financiamento pode ser pago em até 36 meses e as parcelas serão debitadas diretamente de sua conta corrente Santander com taxas a partir de 2,89% ao mês.

Conta Confia Santander

Conta com abertura e gerenciamento 100% digital. Oferece gratuidade de conta para quem recebe pelo menos R$1.000 e paga contas pelos canais digitais da Instituição.

Taxa de manutenção: De 24 até 24
Saque: Gratuitos e ilimitados
TED/DOC: Gratuitos e ilimitados

  • Linha de Crédito
  • Investimento
  • Seguros
  • Consórcios
  • Pix
  • Câmbio
  • checkmark Carteira digital Way
  • checkmark 10 dias sem juros no limite da conta para quem cadastra CPF ou celular como chave PIX
  • checkmark Cesta de serviços completa
  • checkmark Atendimento presencial
  • close Exige movimentação mínima para isenção de tarifa
  • close Análise para liberação de cartão de crédito
Leia mais sobre Conta Confia Santander

3. Financiamento estudantil Itaú

Desde 2013, o Itaú é parceiro do programa de crédito universitário privado Pravaler, que permite o financiamento de cursos de graduação, intercâmbios e cursos de curta duração.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a contratação é semestral e, dependendo da política da universidade, é possível contratar o Pravaler mesmo que a pessoa já possua bolsa de estudos ou outro financiamento estudantil, como o FIES.

As taxas de juros são baixas e, dependendo da faculdade, pode não ter juros. Além disso, não há acúmulo de parcelas, em outras palavras, é possível fazer um novo contrato solicitando o pagamento de mais um semestre, finalizar o pagamento das parcelas anteriores e, somente depois disso, começar a quitar o contrato seguinte. 

Por fim, o Pravaler não considera o ENEM, logo, é preciso estar matriculado em uma das universidades vinculadas e ter arcado com as matrículas.

Como contratar o financiamento estudantil Itaú

Para contratá-lo, o primeiro passo é fazer a simulação no site, a fim de saber o quanto teria que pagar por mês. Em seguida, é necessário preencher a proposta com os dados pessoais e os dados do fiador. Essas informações serão avaliadas e uma análise de crédito também será realizada. Se estiver tudo ok, basta enviar os documentos para formalizar o processo e, por fim, assinar o contrato.

Continua após a publicidade

4. Crédito Universitário Bradesco

O Crédito Universitário Bradesco possibilita o financiamento de até 100% do valor do semestre para alunos de instituições conveniadas, com pagamento em 12 meses e débito das parcelas em conta-corrente do Bradesco. A taxa de juros variará de acordo com o convênio entre o banco e universidade.

Como contratar o crédito Universitário Bradesco

Para contratá-lo, faça uma simulação do seu financiamento universitário e selecione a universidade de interesse. Depois disso, é preciso ir a uma agência Bradesco com a declaração de aptidão emitida pela instituição de ensino.

Dessa forma, é preciso ter uma conta do Bradesco. E, sempre que começar um novo semestre, o aluno pode fazer um novo financiamento.

5. Financiamento estudantil BV

Em parceria com o Pravaler, o financiamento estudantil BV é uma linha de crédito desenvolvida para quem quer fazer uma formação em ensino superior (graduação, pós-graduação ou MBA). Não é preciso ter conta em banco, a contratação é semestral, há opções de financiamento sem juros e é possível financiar o valor total da mensalidade.

Continua após a publicidade

Como contratar o financiamento estudantil BV

Para contratá-lo, o interessado deve fazer uma simulação e se cadastrar. Em seguida, deve preencher os seus dados e do fiador, enviando os documentos de maneira online. Depois disso, basta aguardar a aprovação da instituição e assinar o contrato.

A conta BV não é obrigatória para a liberação do financiamento mas, além de gratuita e com cartão de crédito sem anuidade, pode facilitar a gestão do financiamento estudantil.

Conta BV

Conta digital gratuita, com transferências e saques ilimitados, PIX e oferta de cartão de crédito sem anuidade ou cashback.

Taxa de manutenção: Gratuita
Saque: Gratuitos e ilimitados
TED/DOC: Gratuitos e ilimitados

  • Investimento
  • Pix
  • checkmark Oferta personalizada de cartões de crédito
  • checkmark Oferta de PIX pelo cartão de crédito
  • checkmark Conta digital 100% gratuita
  • checkmark Função Guardar Dinheiro organizada por envelopes
  • close Linha de crédito na conta digital limitada
  • close Pouca oferta de investimentos
  • close Não existe cashback no cartão de crédito sem anuidade
Leia mais sobre Conta BV

6. FNE P-FIES do Banco do Nordeste

O FNE P-FIES do Banco do Nordeste destina-se à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O financiamento pode ser de até 100% do valor da mensalidade e, o prazo de pagamento, até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso. Os pagamentos ocorrem mensalmente via débito das parcelas em conta corrente.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que também é previsto seguro prestamista obrigatório, a ser financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.

Requisitos para o FNE P-FIES

Para solicitá-lo, é necessário atender às seguintes condições:

  • Ter participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.
  • Estar matriculado em instituições de ensino conveniadas.
  • Possuir renda ou ser dependente financeiro de pessoa com cadastro ativo no Banco do Nordeste. Se o responsável não tiver cadastro ativo, será necessário providenciá-lo no site do banco.

Como contratar

Confira, a seguir, o passo a passo de como contratá-lo.

  1. Solicitação do Crédito: o estudante pode realizar a solicitação em qualquer época do ano. Basta clicar em “Solicite seu financiamento”. Além disso, estudante/avalista(s) devem realizar cadastro digital com suas informações pessoais.
  2. BNB Pré-análise: O banco realiza pré-análise de forma automática dos cadastros de estudante/avalista(s) em relação ao atendimento das regras de negócio para o curso escolhido.
  3. IE’s emite DRI – Documento de Regularidade de Inscrição: uma vez que o estudante atendeu as regras de negócios, deve se dirigir à sua instituição de ensino a fim de realizar sua matrícula e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). O DRI é enviado pela IE de forma automática para o banco.
  4. BNB abre conta e elabora contrato: caso atendidas as regras de negócio, o banco realiza a abertura de conta e elabora o contrato de financiamento de forma automática.
  5. Aluno apresenta documentos e assina contrato: fase em que o estudante apresenta a documentação ao banco. Após a verificação, o estudante e avalista(s) assina(m) o instrumento de crédito.
  6. BNB libera recursos para a universidade: período em que a operação já foi contratada e serão liberados os recursos pelo banco para as instituições de ensino.

Existem outras instituições financeiras que oferecem crédito estudantil?

BIVA

A BIVA não é um banco e, por isso, promete simplificar, ao máximo, o financiamento estudantil. Em seu site, ela se descreve como uma comunidade inovadora que busca prestar serviços financeiros mais simples, transparentes e eficientes.

Como contratar a BIVA

Confira, a seguir, os três passos para contratar o financiamento estudantil da BIVA.

  1. Cadastro e pré-aprovação online: basta um cadastro simples e envio de documentos por foto para que seja realizada a avaliação de crédito do interessado.
  2. Financiamento do crédito: a solicitação de crédito será financiada por pessoas que buscam investir com uma rentabilidade melhor do que a dos bancos.
  3. Aprovação do crédito: ao ser aprovado, a comunidade paga o seu semestre. Não há taxa de adesão ou de abertura de crédito. O estudante paga 40% do valor da sua mensalidade, com uma taxa de juros de 2% ao mês, e tem seu semestre dissolvido em 9 meses.

FundaCred

Criada na década de 1970, a Fundacred é uma fundação sem fins lucrativos que promove soluções de crédito educacional. Vale destacar que não é preciso ter conta em banco e que qualquer estudante pode solicitar o CredIES, até quem está negativado, já que é analisada somente a renda do fiador(es).

A ideia é que o aluno estude pagando parte da mensalidade para a instituição escolhida e, após o encerramento do vínculo com a faculdade, comece a pagar a outra parte para a Fundacred. Não há cobrança de juros e a taxa administrativa, segundo informações do site da Fundação, é a menor do segmento.

Como contratar o FundaCred

Para contratá-lo, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site para fazer a simulação, selecione a instituição (se já souber qual deseja) e nível de ensino (graduação, pós-graduação ou ensino técnico).
  2. Informe o fiador(es).
  3. Envie seus dados e documentos e de seu fiador(es).
  4. Aguarde a análise da FundaCred e da instituição de ensino.
  5. Assine o contrato.

Quais os tipos de financiamento estudantil?

Como mostramos aqui em cima, é possível obter financiamento estudantil por meio de:

  • programas do governo federal, com o FIES;
  • linhas de créditos especializadas de bancos;
  • outras instituições e startups financeiras com foco no público acadêmico.

E, como era de se esperar, o modelo de financiamento vai variar de acordo com cada uma delas. A taxa de juros também dependerá dessas especificidades, certo?

Se você leu até aqui, já sabe quais são os 6 bancos que oferecem financiamento estudantil em 2022. E aí, se animou? Tenha em mente que, na hora de contratar um financiamento, é preciso pesquisar a melhor opção e, claro, investir na sua organização financeira pessoal. Só assim você terá a tranquilidade para quitar sua dívida no futuro. Conte com a ajuda do iDinheiro para isso!

Perguntas frequentes sobre bancos que oferecem crédito estudantil

  1. É possível financiar 100% da faculdade?

    O programa do governo federal chamado Novo FIES possibilita o financiamento de até 100% da faculdade.

  2. Quais os melhores financiamentos estudantis?

    O financiamento estudantil mais procurado é o Novo FIES, que é um programa do governo federal. Ele tem juros baixos e o estudante só começa a pagar o empréstimo depois de ter concluído a faculdade.

  3. Qual banco faz o FIES?

    A Caixa é o agente único do Novo FIES,

  4. Qual banco financia o curso de medicina?

    Pelo FIES, o governo federal estipulou um teto de financiamento de R$ 30 mil por semestre. Logo, se o valor das mensalidades superar esse limite, o estudante precisará complementá-lo.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.