Especialistas dão dicas para economizar nos itens da Páscoa 2022

Diferença de preços em itens de Páscoa podem chegar a mais de 200%. Especialistas apontam boas práticas para economizar.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com a chegada da Páscoa, muitos consumidores começam a se programar para comprar produtos temáticos da data. No entanto, o consumidor deve ficar atento à variação dos preços. De acordo com o Núcleo de Inteligência e Pesquisas do Procon-SP, a diferença em produtos para Páscoa, como ovos, bombons e tabletes de chocolate, chegou a quase 224%.

Diante disso, o iDinheiro apurou algumas das principais formas de otimizar os gastos e economizar na compra de itens da Páscoa.

Como economizar na Páscoa

Os alimentos mais consumidos na Páscoa registraram aumento médio de 3,93%, em comparação com o ano passado. Segundo dados divulgados pela FGV, a taxa ficou abaixo da inflação acumulada entre abril de 2021 e março 2022, pelo IPC-M da FGV, que foi de 9,18%.

No entanto, como revela a pesquisa do Procon-SP, os preços podem variar bastante entre um estabelecimento e outro. Por isso, especialistas do Procon-SP alertam que o consumidor deve fazer uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos, ainda que em lojas virtuais, considerando a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido.

Além disso, o consumidor deve avaliar a sua vida financeira antes de ir às compras. Desse modo, se o momento for de orçamento apertado, as caixas de bombons e tabletes de chocolates também podem substituir os tradicionais ovos de Páscoa, e quase sempre apresentam preços mais atrativos.

Comprar online pode ser uma boa opção para quem quer economizar na Páscoa

Muitos consumidores recorrem à internet para comprar produtos temáticos da Páscoa. De acordo com uma pesquisa recente da Webshoppers, o e-commerce brasileiro cresceu 27% apenas no primeiro semestre de 2021, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas.

Segundo Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções Digitais, comprar itens de Páscoa pela internet pode ser vantajoso pelos seguintes motivos:

Produtos mais baratos

Quem opta por fazer as compras de Páscoa online, pode se deparar com preços mais atrativos do que nas lojas físicas. Nesse caso, o consumidor pode comparar os preços de diferentes lojas e economizar.

Diversidade e facilidade na escolha de produtos

De acordo com Rodrigo, existe uma variedade muito grande de produtos de Páscoa no comércio online. “Há itens para os mais diversos gostos e bolsos, sendo bem mais fácil visualizar o todo e escolher os itens nas plataformas do que nas plataformas do comércio de rua.”, aponta.

Segurança na compra

O especialista também ressalta a importância de realizar as as compras através de marketplaces, e não diretamente de sites independentes de venda.

“É sempre preferível que se faça a compra dessa forma, para que o consumidor tenha mais garantia em relação à segurança do seu pedido, pois a bandeira por trás do site de compra, de menor porte, dá garantia àquela transação. Isso é muito valioso caso haja algum problema com atraso na entrega ou necessidade de devolução”, explica Garcia.

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp