Caixa teve descontos de até 50% na compra de imóveis retomados em 2020, diz pesquisa

Os descontos em imóveis retomados chegaram a até 50% no ano passado. Nordeste é a região com maiores ofertas, com 36% das vendas.

Cindy Damasceno

Em 2020, os imóveis retomados vendidos pela Caixa Econômica Federal receberam descontos maiores. No quarto trimestre do ano passado, o desconto médio dos 11.952 imóveis retomados à venda foi de 41% — destes, 58,5% chegaram a registrar descontos entre 40% e 50%

Os dados são de levantamento organizado pela plataforma de venda de imóveis Resale, em parceria com o banco BTG. As informações detalhadas foram divulgadas pelo canal Exame Invest. Ainda de acordo com a pesquisa, o banco está por trás de 70% dos imóveis à venda no Brasil

Continua após a publicidade

O resultado vem após um período de aumento no número de leilões realizados por bancos. Isso significa que, com mais imóveis retomados no mercado, os descontos oferecidos pelas instituições aumentaram. 

Desconto de 50%? Veja as características dos imóveis retomados

O rastreio também detalhou um perfil dos 11.952 imóveis. Segundo os dados Resale/BTG, 88% ainda estavam ocupados, e o preço médio de venda foi de R$ 129 mil.

Casas correspondem à maior parte dos imóveis comercializados, com 69% do total de retomados. Apartamentos aparecem em seguida (15%), com lotes (12%) fechando a lista de mais procurados. 

A região Nordeste é a parte do país que concentra os imóveis retomados, com 36% das vendas acontecendo na área. O Sudeste aparece em segundo, com 29%. Centro-oeste (22%), Norte (7%) e Sul (5%) complementam as porcentagens. 

Dicas

Como somente 12% dos imóveis retomados estão vagos, a Resale recomenda cuidados na hora de comprar os imóveis — principalmente se o objetivo é morar imediatamente no local. Em entrevista à Exame o fundador e CEO da plataforma, Marcelo Prata, indicou a procura por eventuais ações judiciais. 

Uma assessoria jurídica é importante para verificar as documentações necessárias, porque, geralmente, as instituições financeiras assumem as dívidas somente até o momento da venda. Mas, se o interessado perceber uma boa oportunidade de imóvel ocupado, conversar também pode ser uma saída.

“Em 25% dos casos verificamos que o imóvel está ocupado por alguém que só está esperando que a venda aconteça ou um inquilino que nem sabia que o imóvel tinha sido tomado do proprietário. Nesse caso, ele desocupa o imóvel de forma amigável. Investidores podem aproveitar a oportunidade e adquirir o imóvel já alugado, formulando um novo contrato”, conta Prata para a Exame.

O que são imóveis retomados?

São imóveis usados os oriundas do crédito imobiliário da Caixa, derivados de crédito imobiliário ou havidos por adjudicação, arrematação, dação em pagamento ou consolidação de propriedade. As propriedades estão disponíveis nas modalidades de leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line, e, geralmente, são colocados com condições especiais.

Quer continuar acompanhando as novidades? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para se manter sempre atualizado.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.