Cresce o número de brasileiros com dívidas em dezembro

Depois de três reduções seguidas, o número de brasileiros com dívidas cresceu em dezembro, segundo pesquisa da CNC. Confira principais dados.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Em dezembro, o número de brasileiros com dívidas cresceu, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na última quarta-feira, 6.

Depois de três reduções seguidas, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro mostrou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual em relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou um aumento de 0,7 ponto percentual.

Com informações da Agência Brasil.

Brasileiros com dívidas: crédito deve ganhar destaque em 2021

Na opinião do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o crédito deve ganhar destaque em 2021 com a retomada da economia.

“É importante não somente seguir ampliando o acesso aos recursos com custos mais baixos, mas também alongar os prazos de pagamento das dívidas para mitigar o risco da inadimplência no sistema financeiro”, disse ele, em nota.

Durante a pandemia, grande parte do crédito foi concedido com carência nos pagamentos e deve começar a vencer no início do ano.

Com relação à renda, as trajetórias do endividamento passaram a apresentar tendências semelhantes em dezembro. Entre as famílias que recebem até dez salários mínimos, o percentual subiu para 67,7% do total, após três reduções consecutivas. Já para aquelas com renda acima de dez salários, o indicador aumentou para 60%.

Fim do auxílio emergencial exige mais rigor no orçamento

A economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, lembrou que, com o fim do auxílio emergencial, as famílias de menor renda que recebiam o benefício devem ter mais rigor na organização dos orçamentos domésticos

“O crédito pode voltar a funcionar como ferramenta de recomposição da renda, ainda no contexto de incertezas sobre a evolução do mercado de trabalho”, afirmou Izis.

Inadimplência está em queda

Apesar do maior endividamento, os consumidores continuam conseguindo quitar débitos e compromissos financeiros. 

O total de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou a quarta redução consecutiva, passando de 25,7%, em novembro, para 25,2%, em dezembro. Em comparação ao mesmo período de 2019, a proporção cresceu 0,7 ponto percentual.

A parcela que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso teve nova retração, de 11,5% para 11,2%. Em dezembro de 2019, o indicador havia alcançado 10%.

Quanto ao uso de cartão de crédito, a proporção de brasileiros que o utilizam voltou a crescer, alcançando 79,4% das famílias. Essa é a maior taxa desde janeiro de 2020 e, também, a principal modalidade de endividamento. 

Além do cartão, o cheque especial também aumentou a participação entre os endividados. “Ambas são modalidades associadas ao consumo imediato e de curto e médio prazos”, destacou a economista.

Quer acompanhar as notícias sobre o endividamento dos brasileiros? Então, assine a newsletter do iDinheiro e acompanhe as principais novidades sobre tudo o que acontece no universo financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp