Cheque especial “encolhe” 24,2% em 2020, diz Banco Central

O cheque especial encolhe 24,2% em 2020, ainda que o motivo para a queda não seja definitivo. Queda no consumo e auxílio emergencial podem ser causas.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O cheque especial “encolhe” 24,2% em 2020, segundo o Banco Central (BC). Essa redução ocorreu depois que o governo fixou um teto para os juros dessa modalidade de crédito no mês de janeiro e, também, por conta dos impactos da pandemia na economia.

Com informações do Valor Investe.

Cheque especial “encolhe”: BC trabalha com várias hipóteses para entender a queda nessa modalidade de crédito

Apesar de o BC ter várias hipóteses para entender essa queda, nenhuma delas, por enquanto, é definitiva. Grandes bancos, por exemplo, relataram a diminuição da demanda por essa linha de crédito.

Em tese, isso pode ser um reflexo do aumento de renda e da poupança da população com o pagamento do auxílio emergencial e da retração do consumo nas faixas de renda mais alta.

O recuo também coincide com a adoção do teto de 8% ao mês para os juros dessa modalidade, que vigora desde o início do ano. Segundo o BC, não há elementos que confirmem uma suposta restrição a esse tipo de crédito, por parte dos bancos, em resposta ao limite definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para ter uma ideia, o crédito rotativo do cartão de crédito, que apresenta características bem semelhantes ao cheque especial, teve uma queda de 10% no último ano.

Saiba mais sobre a modalidade

O cheque especial é um empréstimo pré-aprovado disponível para uso quando o correntista desejar. Em razão dessa facilidade, as taxas de juros costumam ser bem altas. Afinal, o banco não sabe quais são as chances de a pessoa vir a pagar sua dívida.

A cobrança do cheque especial vai variar de acordo com a instituição financeira. Alguns oferecem esse tipo empréstimo sem juros por alguns dias, em geral, por 10 dias.

Aproveite e leia também: “Quais bancos isentam a tarifa do cheque especial?”.

Quer acompanhar as notícias sobre cheque especial? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp