Imposto de Renda: Receita libera consulta a mais um lote residual de restituição

Segundo a Receita Federal, serão contemplados 136.565 contribuintes, entre prioritários e não prioritários.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Receita Federal liberou nesta terça-feira, 24, a consulta a mais um lote de restituição do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base 2021.

Ao todo, 136.565 contribuintes estão na lista para receber crédito bancário no dia 31 de janeiro, somando a quantia de R$ 368.017.854,27. Os lotes residuais referem-se aos contribuintes que caíram na malha fina por algum motivo, mas depois acertaram as contas com o leão.

Do valor total, pouco mais de R$ 199 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal:

  • 3.069 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 20.624 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 2.349 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.568 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 103.955 contribuintes não prioritários.

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve:

Segundo a Receita, a página da Receita Federal apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Além disso, caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, a retificação pode ser feita na mesma página, com a correção das informações que equivocadas.

Como é feito o pagamento da restituição?

De acordo com a Receita Federal, o pagamento da restituição do IR 2022 será feito no dia 31 de janeiro, diretamente na conta bancária do contribuinte informada na declaração, via PIX ou pelos dados da conta.

Caso o crédito não seja realizado porque a conta informada pelo contribuinte foi desativada, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Dessa forma, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores através do Portal BB ou pela Central de Relacional BB, por meio dos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Essa opção de resgate fica disponível por até 1 ano. Após esse prazo, o contribuinte só poderá solicitar o valor da restituição através do Portal e-CAC.

Malha fina

Segundo a Receita Federal, mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do IR 2022. Ao todo, foram entregues 38.188.642 declarações até setembro.

O contribuinte pode verificar se caiu na malha fina através do extrato do Imposto de Renda, disponível no site da Receita Federal, através do portal e-CAC. O acesso ao extrato requer um código de acesso gerado na própria página da Receita ou um certificado digital emitido por um órgão habilitado.

Após o contribuinte apresentar a comprovação de que sua declaração está correta, a restituição será liberada.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre a consulta ao lote de restituição do IR 2022? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp