Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Restituição do IR 2022: Veja como fica o pagamento de quem enviou a declaração retificadora

Precisou enviar a declaração retificadora do Imposto de Renda? Saiba como fica o pagamento da restituição, caso tenha direito.

rafela
Rafaela Souza Jornalismo

A Receita Federal começa a pagar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda na próxima quinta-feira (30). O prazo de entrega da declaração terminou no último dia do mês de maio, totalizando 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, referente ao ano calendário 2021.

Agora que o prazo já terminou, quem enviou a declaração com algum erro ou deixou de inserir alguma informação, pode fazer uma retificação com os dados corretos.

Continua após a publicidade

O envio da declaração retificadora do IR pode evitar que o contribuinte caia na malha fina. Por isso, o iDinheiro reuniu as principais informações sobre a retificação e sobre o lote de pagamentos da restituição, caso o contribuinte tenha direito.

Como fazer a declaração retificadora do IR 2022

De acordo com a Receita Federal, quem cometeu algum erro ou deixou de inserir alguma informação, pode enviar a declaração retificadora do IR, com a correção das informações. Isso pode ser feito através dos seguintes canais:

Continua após a publicidade

  • Pelo Programa IRPF que o contribuinte usou para enviar a declaração original;
  • Pelo e-CAC, fazendo a retificação online; ou
  • Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Lembrando que o contribuinte tem até 5 anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada, ou seja, desde que a Receita Federal ainda não tenha notificado o contribuinte.

Restituição do Imposto de Renda para quem enviou a declaração retificadora

Os contribuintes que enviam a declaração antecipadamente têm maior chance de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes, caso tenha direito. No entanto, como a declaração retificadora substitui integralmente a que foi enviada anteriormente, a última que for enviada é a que valerá para o pagamento da restituição

Dessa forma, após o envio da retificadora, o contribuinte que tiver direito à restituição terá o seu recebimento adiado, de acordo com a data de envio da nova declaração. Assim, essa nova data é a que passa ser considerada para a Receita Federal.

A Receita Federal realizou o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda no dia 31 de maio. Já o 2º lote será pago no dia 30 de junho. Veja o cronograma completo dos cinco lotes:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

A consulta da restituição do Imposto de Renda pode ser feita através da página da Receita Federal ou no aplicativo da Receita Federal, disponível para download no Google Play e na App Store. Como sempre ocorre, o valor é destinado a contribuintes que têm prioridade legal. São eles:

  • contribuintes acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência mental ou física ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois disso, a ordem dos pagamentos da restituição é feita com base na data da entrega da declaração, sendo considerada sempre a última data, em caso de envio da declaração retificadora.

Quer continuar acompanhando notícias sobre a declaração retificadora do IR 2022? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.