Na última semana, a maior parte dos bancos havia anunciado a interrupção da oferta de empréstimo consignado INSS por conta da redução do teto de juros anunciada pelo governo.
No entanto, nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a taxa de juros de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Com isso, parte das instituições anunciaram que vão retomar a concessão do crédito para os beneficiários.
A reunião contou com a participação dos bancos, representados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas eles decidiram se abster da votação sobre o teto de juros.
“Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a Febraban.
Além disso, segundo a Federação, cada instituição financeira deverá avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência.
Saiba mais sobre a retomada do consignado do INSS
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que beneficia aposentados e pensionistas do INSS, oferecendo juros mais baixos em relação aos demais tipos de empréstimos.
Segundo informações divulgadas pelo G1, o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN já voltaram a oferecer o empréstimo consignado.
No caso da Caixa Econômica Federal, a retomada da linha de financiamento só deve acontecer após a publicação da Instrução Normativa do INSS, com a informação sobre a taxa média de 1,87% ao mês. Já o Itaú Unibanco informou que ainda está avaliando a questão.
Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre empréstimo consignado INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.