Após mudança do teto, bancos voltam a oferecer consignado do INSS

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta terça-feira (28) a taxa de juros de 1,97%.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última semana, a maior parte dos bancos havia anunciado a interrupção da oferta de empréstimo consignado INSS por conta da redução do teto de juros anunciada pelo governo.

No entanto, nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a taxa de juros de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Com isso, parte das instituições anunciaram que vão retomar a concessão do crédito para os beneficiários.

A reunião contou com a participação dos bancos, representados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas eles decidiram se abster da votação sobre o teto de juros.

“Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a Febraban.

Além disso, segundo a Federação, cada instituição financeira deverá avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência.

Saiba mais sobre a retomada do consignado do INSS

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que beneficia aposentados e pensionistas do INSS, oferecendo juros mais baixos em relação aos demais tipos de empréstimos.

Segundo informações divulgadas pelo G1, o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN já voltaram a oferecer o empréstimo consignado.

No caso da Caixa Econômica Federal, a retomada da linha de financiamento só deve acontecer após a publicação da Instrução Normativa do INSS, com a informação sobre a taxa média de 1,87% ao mês. Já o Itaú Unibanco informou que ainda está avaliando a questão.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre empréstimo consignado INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp