Empréstimo consignado INSS vai acabar? Tire suas dúvidas!

Uma das linhas de crédito mais baratas para o tomador pode estar ameaçada nos próximos meses. Saiba se o empréstimo consignado do INSS pode acabar.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A maior parte dos bancos já anunciou a interrupção da oferta de empréstimo consignado INSS por conta da redução do teto de juros anunciada nesta semana.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) havia alertado do risco que a queda de 2,14% para 1,70% do teto do consignado poderia ter. Isso porque, com o limite anterior, a margem de ganho dos bancos já estava muito próxima de zero. Agora, ela tende a ficar negativa.

O teto do consignado subiu de 1,80% para 2,14% ao mês em dezembro de 2021, quando a taxa Selic era de 9,25% ao ano. Atualmente, ela está em 13,75%, mas o teto do consignado foi reduzido para 1,70% ao mês.

Com informações do Valor Investe e G1.

Empréstimo consignado INSS: veja o que dizem os bancos

No segmento de empréstimo consignado INSS, os maiores players são Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), C6 Bank, Itaú Unibanco, PAN, Safra e Santander. Juntos, eles respondem por 80% das ofertas. Veja a posição de cada um deles sobre o assunto.

Banco do Brasil (BB)

O BB disse que “tão logo haja novidades sobre a retomada das contratações no âmbito do convênio [com o INSS], informaremos”. Afirmou ainda que “realiza estudos de viabilidade técnica sobre as novas condições”.

Bradesco

O Bradesco já anunciou a suspensão da concessão de novos empréstimos nessa modalidade.

Caixa Econômica Federal (CEF)

Na manhã desta sexta-feira (17), a Caixa afirmou que “suspendeu a oferta do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliação”.

C6 Bank

O C6 Bank informou que “suspendeu por tempo indeterminado as operações de empréstimo consignado em função da redução do teto da taxa de juros definida pelo Conselho da Previdência Social”.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco confirmou que suspendeu o empréstimo consignado INSS.

PAN

O banco PAN disse apenas que “em função da redução do teto de juros aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), suspendeu temporariamente novas operações consignadas do INSS de empréstimo, cartão e cartão benefício”.

Safra

Não há informação até o momento.

Santander

Não há informação até o momento.

Por fim, outros três bancos já confirmaram a suspensão da linha de crédito: Daycoval, Mercantil do Brasil e PagBank/PagSeguro.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre empréstimo consignado INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp