Cobrança de QR Code no PIX deve ser lançada em março de 2021

Karina Carneiro
Karina Carneiro
pessoa lendo qr code com celular, representando cobrança com qr code no pix
A cobrança com QR Code no PIX é aguardada por micro e pequenos empreendedores. Outras novidades do sistema do BC também devem ser lançadas.

De acordo com informações divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a cobrança com QR Code no PIX deve estar liberada para utilização a partir de março de 2021. 

O órgão consolidou algumas novidades tecnológicas para o próximo ano e a cobrança pelo PIX está incluída entre os planos, além de outras alternativas de utilização do sistema de pagamento instantâneo.

Continua após a publicidade

Diante das novidades, o Febraban também pretende colocar em funcionamento o Saque PIX, o PIX Garantido e o início do funcionamento do Open Banking no país.

Sobre a cobrança com QR Code no PIX

Com a liberação em março, usuários pessoa física e empreendedores poderão utilizar a tecnologia de QR Code para receber por produtos vendidos e serviços prestados.

Gerando um código específico com o valor desejado, será possível enviar ao consumidor para que o pagamento seja realizado sem contato físico e de maneira mais simplificada, inserindo valores, datas de pagamento, juros, multas e descontos. 

Entretanto, os usuários que utilizarem a plataforma para receber transferências com foco comercial poderão ser tarifados no recebimento da transação. A cobrança depende da política de utilização do Banco em relação ao sistema de pagamento do Banco Central (BC).

Novidades do PIX para 2021

Além da cobrança de QR Code no PIX, o próximo ano deve ter a implementação de novas funcionalidades.

O Saque PIX, por exemplo, deve possibilitar que o usuário faça uma transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um estabelecimento comercial. Além disso, permitirá o saque dinheiro em espécie em estabelecimentos cadastrados. Um projeto piloto da novidade conta com a Lojas Americanas.

Já o PIX Garantido deve permitir que os usuários consigam realizar transações financeiras como se estivessem fazendo o pagamento de compras parceladas. 

O Fórum PIX, previsto para 28 de janeiro de 2021, deverá explicar as novas funcionalidades de forma mais completa. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber tudo o que acontece no universo financeiro. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.