PIX na Lojas Americanas entra em funcionamento de forma gradual

O PIX começa a funcionar nas Lojas Americanas. Consumidores poderão fazer o pagamento das compras em estabelecimentos físicos utilizando QR Code’s.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os consumidores que precisarem realizar o pagamento das compras em estabelecimentos físicos agora poderão utilizar o PIX nas Lojas Americanas. 

De acordo com a empresa, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) foi implantado em algumas lojas da rede varejista desde a última quarta-feira, 9.

Em fase de testes, o sistema funciona em apenas dez unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. 

O objetivo da empresa é realizar todos os testes necessários de utilização e aperfeiçoamento da plataforma para que comece a disponibilizar o método de pagamento para todas as franquias de maneira gradual. 

PIX nas Lojas Americanas – Como utilizar?

Os clientes que desejarem utilizar o PIX nas Lojas Americanas precisarão informar o método de pagamento no caixa. 

A solução de pagamento, intermediada pela fintech do mesmo grupo, a Ame, gera automaticamente um QR Code para que o cliente consiga ler com o celular.

Após a autorização do pagamento, a transação ocorre em até 10 segundos, podendo ser confirmada pelo atendente do estabelecimento. 

A Lojas Americanas, inclusive, é um dos estabelecimentos pilotos a trabalhar com o PIX de maneira efetiva. 

No meio do ano, inclusive, o Banco Central informou que a rede varejista poderia ser um dos pontos de retirada de dinheiro para facilitar a vida do consumidor. Entretanto, o serviço ainda não tem maiores detalhes. 

Sobre o PIX

O PIX é o sistema de pagamento instantâneo lançado pelo BC em 16 de novembro. Com ele, os consumidores conseguem realizar pagamentos com chaves vinculadas a instituições financeiras, utilizando informações pessoais, como:

  • CPF:
  • E-mail:
  • Telefone celular.

Além disso, as movimentações financeiras podem ocorrer 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados, com tempo de transação de até 10 segundos. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar recebendo tudo o que acontece no universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp