PIX adia para março a solução de pagamento com QR Code

O pagamento de contas com vencimento por meio de QR Code pelo PIX, que deveria ser lançado em janeiro, foi adiado para março. Entenda.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com lançamento oficial anteriormente previsto para o dia 4 de janeiro, o pagamento com QR Code dentro do PIX agora foi adiado para março. 

A decisão tomada pelo Banco Central (BC) foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 14, por meio do Diário Oficial da União (DOU). 

O PIX Cobrança foi anunciado em outubro, com recursos interessantes para os pequenos empreendedores. Além do pagamento com QR Code, a funcionalidade prevê inserção do cálculo de juros, multas e data de vencimento. 

De acordo com o Banco Central (BC), lojistas e prestadores de serviços poderão emitir um código com vencimento futuro e encaminhar diretamente aos seus consumidores. 

Sobre o pagamento com QR Code no PIX

No anúncio, o pagamento com QR Code foi tido como um novo substituto dos boletos bancários. 

Segundo a nova instrução normativa, os participantes do PIX que estejam enquadrados na modalidade provedora de conta transacional devem estar totalmente aptos a oferecer aos usuários finais a leitura de QR Code, com data limite até 15 de março. 

A leitura do meio de pagamento ou o tratamento do PIX Copia e Cola, estará disponível aos empreendedores que já tiverem chave cadastrada.

Por meio da funcionalidade, os empreendedores poderão repassar aos consumidores informações, juros, multas e descontos para pagamentos antecipados. 

Sobre o PIX Cobrança

O PIX Cobrança tradicional já está disponível para todos os usuários desde a data oficial do lançamento, em 16 de novembro. 

Com ele, basta que o consumidor aponte o celular para o QR Code para conseguir efetuar a operação da compra de maneira otimizada, assim como ocorre com os pagamentos em estabelecimentos físicos utilizando carteiras digitais. 

Alguns estabelecimentos já estão utilizando esse meio de pagamento, como lojas varejistas e redes de supermercados.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar recebendo todas as informações relevantes para o seu dinheiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp